Alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Fernando Presídio, em Paripe, participaram, de forma lúdica, de uma palestra sobre o Dia da Terra, celebrado no último sábado (22). A iniciativa foi realizada em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), na quinta-feira (20). Cerca de 30 crianças participaram da atividade.

Dentre os assuntos abordados com os alunos estiveram a origem e a importância da celebração, além das ações humanas que podem interferir no meio ambiente de forma positiva e negativa. Na ocasião também foram distribuídas mudas de plantas.

“Fazer uma atividade como essas nos dá a oportunidade de promover a conscientização ambiental dessas crianças para que possam viver em harmonia com o meio ambiente. Este ano, especificamente, a Limpurb tem tido o objetivo de promover atividades como essa nas escolas municipais da capital, a partir das datas comemorativas”, disse a coordenadora de ação comunitária da Limpurb, Rosemary Mascarenhas.

Diretora da escola há oito anos, Durvalicia Amaral conta que a ideia de promover a atividade para os alunos surgiu a partir da necessidade de incentivá-los sobre a preservação do planeta. “Há uma preocupação diária sobre os rumos tomados da humanidade em relação ao meio ambiente. Precisamos reforçar a conscientização das nossas crianças desta nova geração para que possam cuidar do local onde vivemos”, enfatizou.

Aluna do 4º ano, Ágata de Jesus, de 9 anos, afirmou ter gostado da palestra. “Gostei muito, a tia me ensinou como cuidar do meio ambiente e jogar o lixo no local certo. Vou cuidar muito da muda de plantinha que recebi”.

A instituição educacional do município que desejar receber as ações educativas da Limpurb deverá enviar uma solicitação para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Reportagem: Valmir Santos/Secom