Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, no bairro de São Caetano, está desenvolvendo um projeto com uma série de atividades que contemplam a temática. Na tarde da última sexta-feira (14), alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I ouviram uma história sobre a língua Tupi. Em seguida, selecionaram algumas palavras da história para trabalhar com leitura coletiva, colagem das sílabas e produção de caça-palavras.

“Eu gostei. A gente conhecia as palavras, mas não sabia que eram indígenas”, disse a aluna Lorena Gabriele, de oito anos, enquanto montava um caça-palavras com vocábulos de origem tupi, como pipoca, saci, abacaxi e mandioca.

A professora Suzane Maranduba explicou que esse é um projeto transversal, transdisciplinar e interdisciplinar, que tem tido uma boa receptividade tanto pelos alunos, como por familiares e profissionais que atuam na escola. “Há muito tempo nós já trabalhamos com a pedagogia de projeto. Inclusive, alguns alunos daqui da escola têm descendência indígena. Então, a gente transcende e amplia o nosso ponto para o eixo principal, que é a política das relações étnico-raciais, com base na Lei 11.645. É um projeto diferenciado, que será realizado durante todo o ano”, destacou.

Idealizadora do projeto, a professora Andréa Cristina de Sá contou que a iniciativa surgiu a partir de uma ação de leitura chamada Caminhos da Imaginação, e estão programadas para ainda este mês uma visita virtual ao museu indígena de São Paulo e também a apreciação de filmes e livros relacionados aos povos indígenas. “Essas atividades interferem de forma positiva na aprendizagem das crianças, pois reconhecemos as nossas origens. Os povos indígenas estão há mais tempo aqui que a gente, alguns viveram aqui há mais de cinco mil anos, então a gente é que tem muito a aprender com eles”, contou.

Além das atividades com a temática dos povos originários, Andréa de Sá separou dois dias da semana para fazer a recomposição de aprendizagem em língua portuguesa, que consiste em um trabalho que foca nas dificuldades de cada aluno. As atividades são feitas em duplas e em grupos, pois dessa maneira se tornam mais produtivas. A Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães tem 356 alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental l.

Legislação – Com a promulgação da Lei 14.402/22, o tradicional Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente Dia dos Povos Indígenas. A mudança tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.

Na Bahia, a estimativa é de que cerca de 37 mil pessoas representem 16 grupos étnicos indígenas: Atikum, Kaimbé, Kantaruré, Kariri-Xocó, Kiriri, Payayá, Pankararé, Pankarú, Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Truká, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xacriabá e Xukuru-Kariri.