0
0
0
s2sdefault

A Escola Municipal do Bairro da Paz recebeu a “Exposição Fósseis: o que são e porque preservá-los" apresentada pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, na manhã da última sexta-feira (19). A ação mobilizou alunos das turmas do 4º e 5º ano, além dos adultos matriculados no projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com Rosimeire Lira, vice-diretora da instituição, a iniciativa complementa o conteúdo que é apresentado em sala de aula diariamente e dá oportunidade para as crianças viverem novas experiências. “Geralmente os alunos saem pouco do bairro e muitos não têm a possibilidade de visitar museus e exposições".

Na exposição, os alunos conseguem ver de perto partes de animais que viveram na Terra há milhões de anos, despertando a imaginação e curiosidade das crianças, além de facilitar o aprendizado. "Eles ficam maravilhados e conseguem fazer uma associação com o conteúdo que foi visto, anteriormente, na teoria em sala de aula”, explicou.

Para João Pedro, de apenas 10 anos, aluno do 4º ano, a experiência foi única. Ele conta que nunca tinha visto um fóssil, mas que, a partir de agora, seguirá na busca pelo elemento no quintal de sua casa, com ajuda dos amigos. “Eu já tinha ouvido falar em fóssil, mas nunca tinha visto um pessoalmente. Principalmente o crânio do bicho preguiça gigante, que foi o que mais me deixou impressionado. Adorei tudo que vi aqui, acho que vai ajudar no meu aprendizado e que outras exposições como essa poderiam acontecer mais vezes, aqui na escola”, contou o menino.

Projeto – As palestras foram ministradas por estudantes e pesquisadores do curso de Geologia da Ufba, em um formato adequado para a linguagem infantil, em que foi possível tirar as dúvidas dos pequenos correlacionando a explicação com informações que fazem parte do dia a dia deles. Foram utilizados filmes, jogos e personagens como referências, a fim de introduzir os conceitos necessários para fomentar o aprendizado dos alunos.

A exposição faz parte do projeto “Pedras e fósseis: uma história pra contar”, que visa difundir conhecimentos de paleontologia no ensino básico e fomentar a valorização do patrimônio fossilífero da Bahia. A partir da aula, as crianças puderam entender melhor o que são fósseis, como sua formação ocorre, onde eles podem ser encontrados, inclusive no território baiano, além de reforçar o ensino de ciências, com informações acerca do tempo geológico, do comportamento humano e seus impactos na modificação dos ambientes.

Elementos como microrganismos fossilizados – também chamados de microfósseis – e megafaunas, que abrangem fósseis de mamíferos gigantes, com até 600 milhões de anos, foram apresentados durante a exposição. Na oportunidade, os alunos puderam observar os elementos e até estabelecer contato físico com algumas peças.

Além da exposição de fósseis, o projeto da Ufba conta com a elaboração de recursos didáticos e a realização de cursos, sobre o ensino de paleontologia, para professores do ensino básico.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...