Processo fundamental no esforço realizado pela Prefeitura para melhorar a qualidade do ensino infantil, a construção de cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) deve ser concluída ainda neste primeiro semestre de 2015. Nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 60 milhões para garantir diversas melhorias nessas unidades, com ações aplicadas à infraestrutura e mobiliário, além de oferecer fardamento e kit escolar.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Smed), as unidades cujas obras estão em ritmo acelerado de conclusão são os CMEIs localizados no Subúrbio Ferroviário: Nova Constituinte, em Periperi, e Tereza Helena Mata Pires, no bairro do Alto do Cabrito, com previsão de entrega para os meses de fevereiro e março, respectivamente. Terminadas as intervenções, a Prefeitura passará a contar, até o final de 2015, com 64 CMEIs, aumentando consideravelmente a oferta de vagas.

Segundo a subsecretária municipal de Educação, Teresa Pontual, ao longo dos últimos dois anos, a Prefeitura vem lançando mão de diversas estratégias com o objetivo de melhorar a infraestrutura física das unidades e ampliar cada vez mais a oferta de vagas para a educação infantil. "Para garantir a ampliação contínua de vagas para a educação infantil, o município está trabalhando na melhoria da infraestrutura dos CMEIs, ampliando alguns e construindo outras unidades. Além disso, buscamos ampliar as salas de aula em escolas já existentes. Também estamos trabalhando na ampliação dos convênios com as escolas comunitárias", informa Teresa Pontual.

Vagas - Na primeira etapa de matrículas para a educação infantil, em 2015, 4.459 crianças garantiram vaga na rede municipal de ensino. De acordo com a Smed, para a segunda fase de inscrições foram disponibilizadas 10.012 vagas. A nova etapa foi aberta nesta quarta-feira (4), e o número total de contemplados só será conhecido no decorrer desta semana.