Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival FG EnCena, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Colégio Estadual Dois de Julho, na Rua Mello Moraes Filho, 311. Voltado para artistas e empreendedores negros interessados, o evento é uma iniciativa da DiPreta Produções e foi contemplado no Edital Arte Todo Dia – Ano IV da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A atividade faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, celebrando o Dia Municipal da Cultura Afro.

A programação do festival conta com roda de conversa, apresentações artísticas, sarau, mostra cultural, cortejo performático, oficinas e uma feira de empreendedores negros. As inscrições para grupos e artistas ficam abertas até o próximo dia 10. Para expositores, as inscrições podem ser feitas até o dia 15. Todas as informações podem ser conferidas na página do Festival FG EnCena no Facebook.

A proposta é mapear grupos e artistas negros da Fazenda Grande do Retiro e região, com o intuito de dar visibilidade a projetos autorais de quem já vem desenvolvendo trabalho artístico e cultural. A partir do lema “Não há nada mais profundo que a cor da pele”, do escritor Paul Valéry, o projeto objetiva abarcar discussões e expressões artísticas e socioculturais que promovam a reflexão acerca de temas como combate ao racismo, uso da cultura como ferramenta de desenvolvimento humano, empreendedorismo e estética afro, identidade, sexualidade, participação social da mulher negra e intolerância religiosa.

“A Fazenda Grande tem um caldeirão de artistas e produtores culturais. O FG EnCena vem com essa proposta de aglutinar esses atores numa verdadeira ocupação cultural do bairro. A gente precisa disso, precisamos ressignificar a visão de que a Fazenda Grande é apenas mais um bairro perigoso. Nós produzimos cultura e arte e precisamos mostrar isso”, diz Geise Oliveira, moradora da comunidade e idealizadora do projeto.