O anúncio dos estudantes selecionados será feito nesta terça-feira (06), às 19h, no teatro Gregório de Matos

Vinte estudantes do 8º ano do ensino fundamental da rede municipal de Salvador vão refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808, em Portugal. Após seis meses de trabalho e muita expectativa, os alunos selecionados pelo projeto ‘Era uma Vez... Brasil’ para realizar um intercâmbio de dez dias em solos portugueses serão anunciados nesta terça-feira (06), às 19h, durante solenidade no Teatro Gregório de Matos (Praça Castro Alves). A viagem será realizada no mês de novembro.

Durante a viagem o grupo de estudantes será guiado pelo escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808 e amigo do projeto, que acompanhará os intercambistas comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro. A obra do escritor inspira esta edição do projeto, que traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil. Lançado em março, o projeto contou em Salvador com a participação de 379 alunos inscritos e de 36 professores de história de 14 escolas municipais em atividades que somam 28h de formação e capacitação.

Foram selecionados os cem melhores projetos de HQs e vídeos. Na etapa seguinte, os adolescentes autores dos melhores trabalhos participaram de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs. Os vinte estudantes que mais se destacaram nessa etapa, com a produção de filmes curta-metragem, foram selecionados para a etapa final do projeto, o intercâmbio, em novembro.

Na viagem à Lisboa, junto aos estudantes de Salvador, estarão também alunos selecionados nas cidades de Mata de São João (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE).

O PROJETO

O projeto ‘Era uma Vez... Brasil’, criado pela Origem Produções, realiza um programa de atividades com objetivo promover o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, estimulando a leitura, a escrita e a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, além de estimular o conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

O projeto tem patrocínio de Baterias Moura, Usina São José da Estiva e Tivolli Eco Resort, apoio do Ministério Da Cultura, através da Lei Rouanet, e parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação (Smed) e de Cultura (Secult), Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.