Até a próxima terça-feira (13), as ruas do Santo Antônio Além do Carmo estarão cheias de pessoas celebrando, agradecendo e fazendo pedidos ao padroeiro do bairro. Neste período, uma programação intensa foi montada para receber o público, incluindo a realização de missas diárias na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, o Bazar da Paróquia, a Feira da Sé, a Vila Gastronômica e a rota gastronômica Sabores do Interior.

Bem pertinho da igreja, na casa de número 559, na Rua Direita de Santo Antônio, o artista plástico Rodrigo Guedes, de 34 anos, vai promover um tríduo – três dias de reza pública dedicada ao santo – nos dias 11, 12 e 13 deste mês. A celebração já acontece há 16 anos e foi inspirada na devoção que as avós materna e paterna de Rodrigo tinham a Santo Antônio, desde meninas.

Todos os anos, Rodrigo decora um altar de aproximadamente 5 metros dedicado ao santo, com elementos artísticos, como flores, folhas, nuvens e estrelas, feitos a partir de papel e papelão. A decoração ganha um toque especial com a iluminação interna do altar, que fica situado na sala da residência, aberta ao público durante o tríduo.

A cada ano, o jovem escolhe um tema diferente e faz uma homenagem. Este ano ele celebra o bicentenário da Independência do Brasil e São Jorge. Já o tema escolhido foi “Irmão protetor, sois dos brasileiros”, trecho do hino a Santo Antônio.

Cortejo - No próximo dia 11, o tríduo terá a participação especial do professor Juraci Tavares, apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento, às 18h e procissão de abertura às 19h, momento em que o andor do santo homenageado desse ano (São Jorge) vai ao encontro de Santo Antônio, formando um belo cortejo no entorno da casa. A noite se encerrará com a reza.

“Santo Antônio para mim representa força. Esse é o meu único pedido feito a ele: Força para continuar a fazer o que os meus fizeram, aqueles que me precederam para que hoje eu pudesse estar aqui de pé. Não é fácil, mas ao mesmo tempo a fé se renova e aponta o caminho a seguir. Eu sou só um instrumento”, conta Rodrigo.

Nas duas primeiras noites do tríduo, cerca de 300 pessoas costumam visitar a casa de Rodrigo e de sua avó Maria do Socorro, de 80 anos, para conhecer, tirar fotos, rezar e fazer pedidos. No dia 13, o número de visitantes dobra.

“Vem pessoas de todo o mundo conhecer. Eu sei, porque cada pessoa que vem aqui escreve o nome no livro de visitação. A casa fica aberta durante o ano inteiro, aos finais de semana, mas a visitação se intensifica no mês de junho. Nós distribuímos pãezinhos, símbolo maior de devoção a Santo Antônio, que sempre fez doações para os que nada tinham”, explica.

Devoção – Até o dia 13, diariamente é celebrada a missa da trezena, às 20h, na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, situada na Rua Barão do Triunfo, no largo principal do bairro. Este ano, o tema da trezena é 'Santo Antônio e a Misericórdia com os pobres na vivência do Evangelho'.

No dia 13, a celebração começará às 6h com uma alvorada de fogos. Às 7h e às 9h, serão celebradas missas paroquiais. Às 11h, o cônego Lázaro Muniz vai celebrar uma missa com oração de cura. Às 16h30 haverá missa paroquial e às 17h30 uma procissão percorrerá as ruas do Santo Antônio Além do Carmo e do Barbalho, com saída do largo principal do bairro. Às 19h, será celebrada a missa campal de encerramento da festa, pelo bispo auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho, no adro da paróquia.

Além da programação religiosa, o dia 13 contará ainda com uma homenagem a Gonzagão, feita pelo ator Vitório Emanuel; exposição de estandartes confeccionados pela comunidade; presença de carrinhos de café, vendendo 'quentão', chocolate quente, licores e animação a cargo do coreto musical, com Val Gonzaga.

“A trezena de Santo Antônio este ano está muito animada. A igreja lota todos os dias e as pessoas estão vindo demonstrar a sua fé. O primeiro dia foi muito especial, porque nós recebemos a imagem peregrina do Senhor do Bonfim, que este ano também estará presente na procissão. Esperamos que seja assim até o dia 13”, afirma o pároco Ronaldo Magalhães.

Ele lembra que a tradição da trezena vem desde a construção da paróquia, há 381 anos, mas antes já havia a capela de Santo Antônio, construída no século XVI e as pessoas já frequentavam o local para fazer suas orações.

“É um esforço grande para que todos os anos ocorra a trezena com essa perspectiva de alegria, fé e esperança, afinal de contas Santo Antônio é um santo alegre, festivo e muito querido. Foi uma pessoa que passou por esse mundo vivendo realmente os ensinamentos de Jesus, praticando, sobretudo a caridade”, acrescenta o padre.

Em parceria com a Associação Centro Histórico Empreendedor (Ache) e a Sole Produções, a Prefeitura de Salvador está viabilizando a programação da Trezena de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Reportagem: Priscila Machado/Secom