Com apenas oito horas para conhecer e desfrutar o que de melhor tem a ofertar a capital baiana, o casal de aposentados australianos John e Marcobb Good já tem uma meta a cumprir ao longo do dia: visitar o máximo de atrações turísticas até o fim da tarde. "Queremos ver as igrejas famosas da cidade, o Centro Histórico... Temos pouco tempo, então precisamos fazer o melhor roteiro possível. Não temos fôlego para o Carnaval, por isso optamos por um destino mais tranquilo", afirma John.

Naturais de Caloundra, no Sudoeste australiano, o casal Good integra o grupo de 2.016 pessoas - entre passageiros e tripulantes - que aportaram no Terminal Náutico de Salvador a bordo do navio Sea Princess, na manhã desta sexta-feira (24). A embarcação faz o roteiro entre o Rio de Janeiro e Fortaleza e deve deixar a cidade por volta das 18h.

O Sea Princess traz, essencialmente, passageiros de países da Oceania, como Austrália e Nova Zelândia. Além disso, de acordo com a gerência do terminal, desembarcaram turistas oriundos da Argentina, Holanda, China, Colômbia e Estados Unidos, dentre outros. "As igrejas da Bahia são fascinantes. Há muito o que se visitar, e é um dos pontos a pena ter que ficar tão pouco tempo em um lugar tão interessante”, afirma a arquiteta Panella Bonilla, natural da cidade colombiana de Manizales.

Os holandeses Maria Keijzer e Sonny Agema visitam o Brasil pela primeira vez e afirmam ter apenas um interesse: "queremos conhecer o Carnaval!", repetia continuamente, Maria. Enquanto isso, eles eram informados pelos agentes de informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) sobre as atrações do Furdunço, que traz 29 atrações sem cordas para as ruas do Centro, a partir das 14h.

Pelo mar - Salvador receberá mais de 9 mil turistas de cruzeiros durante o Carnaval. Para recepcioná-los, a Secult preparou um esquema especial para prestar as principais informações sobre a cidade, além de distribuir o roteiro do Carnaval, para quem está ávido por conhecer a folia da capital baiana. Para aqueles que preferem uma estada mais tranquila, os agentes de informação oferecem opções de roteiros históricos, como o passeio pelas igrejas, além de dicas e mapas do Pelourinho e das principais praias da cidade.

Logo no desembarque, os visitantes têm acesso a um leque de serviços, como casas de câmbio, atendentes bilíngues, guias, traslado e balcão de informações sobre a cidade. "Estamos totalmente preparados para receber os turistas, com um receptivo musical para entrar em sintonia com o tema do Carnaval 2017, que é 'Cidade da Música'. Então, assim que chegam ao porto, os visitantes são recebidos por baianas, uma charanga com músicas regionais e todo apoio no campo da informação, logística e afins. A intenção é

atender melhor essas pessoas e incentivar o retorno para passar mais tempo na cidade", afirma Gustavo Andrade, diretor do Terminal de Passageiros.

Na terça-feira, último dia da folia momesca, a capital baiana receberá pouco mais de 7 mil visitantes em duas embarcações. O MSC Preziosa vem de Santos, no Litoral paulista, por volta das 9h, trazendo 4,3 mil pessoas. No mesmo dia, às 16h, chega o Sovereign, com 2,8 mil foliões de todas as partes do mundo, que passarão a noite na cidade. Até o mês de abril, Salvador terá recebido mais de 155 mil turistas de cruzeiros.