O folião que curtiu o Carnaval de Salvador contou com o auxílio da tecnologia para não se perder do trio com a sua atração preferida. O serviço De Olho No Trio, uma das novidades da folia deste ano promovidas pela Prefeitura, garantiu a visualização do deslocamento em tempo real dos blocos nos circuitos da festa.

O atendimento digital foi realizado através do WhatsApp, ferramenta de mensagens mais utilizada no Brasil. Além do posicionamento dos trios elétricos, o serviço apresentava uma série de serviços, desde informações sobre o Expresso Salvador, sobre bloqueios de vias e portais de acesso, localização de banheiros químicos, pontos de táxis, ônibus e mototáxis, módulos de saúde, entre outros.

Turista vindo do Ceará, Pedro Henrique aprovou o serviço. “Para mim, o Carnaval de Salvador é o melhor do país. A cultura, a logística e a organização atraem as pessoas para cá. Essa ideia de trazer um serviço que mostra a localização exata do trio é muito legal, principalmente para quem vem acompanhar um determinado artista”, disse.

Fred Santos, de 36 anos, curte o Carnaval de Salvador há sete anos e indica o aplicativo como um facilitador de encontros nos circuitos. “É massa, pois você pode marcar com um amigo, falar um ponto estratégico e através desse mapeamento saber onde está o trio, encontrar a pessoa e aproveitar à vontade”, contou.

O serviço é fruto de uma parceria entre a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e a Empresa Salvador Turismo (Saltur). O De Olho No Trio atua em conjunto com a Central de Controle do Carnaval, no bairro de Ondina, estrutura que conta com representantes de todos os órgãos municipais diretamente envolvidos na festa.

Inteligência Artificial - Para a apuração dos dados, contabilidade e distribuição das informações em tempo real, a Prefeitura utilizou ainda os serviços de uma Inteligência Artificial para auxiliar o folião sobre os serviços e estruturas oferecidos.

Waze - Graças uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze, também foi possível conhecer a localização das barreiras da Transalvador, que foram georreferenciadas no app e facilitaram o deslocamento dos foliões em direção ao circuito e para fora dele.

Além disso, mais de 200 câmeras ajudaram nas tarefas de monitoramento durante o Carnaval, além de aproximadamente 80 pontos ativos de Wi-Fi exclusivamente para o público que curtiu a festa, sendo 32 somente no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Programação - O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 8 a 14 de fevereiro de 2024. A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br/, @‌salvadormeucarnaval no Instagram.

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS