A tendência apresentada por plataformas como AirBnB e Decolar, que apontavam Salvador como o destino mais procurado do Brasil neste verão, se confirmou. Com as ruas tomadas por milhões de pessoas todos os dias neste Carnaval 2024, a capital baiana recebe uma quantidade expressiva de turistas, vindos de todas as partes do país e do mundo, para curtir a maior festa popular do planeta.

O grande volume de visitantes é confirmado pelo balanço divulgado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador. De acordo com a pasta, a taxa de ocupação do setor hoteleiro durante o Carnaval atingiu a marca de 93% no último domingo (11), um crescimento de 10% no comparativo com o mesmo período da folia do ano passado.

O bom resultado também pode ser notado através do volume de desembarques aéreos e terrestres na capital baiana durante os dias de folia. O Aeroporto de Salvador contabilizou 314 pousos em 2024, frente a 276 em 2023 (aumento de 13,7%), enquanto a Rodoviária registrou um crescimento de 41% na quantidade de chegadas de ônibus na cidade: 2.005 frente a 1.419 no ano passado.

Em Salvador desde quinta-feira (8), o folião Caio Reis veio com a esposa Liliane Lucena para curtir os tradicionais blocos Camaleão, comandado por Bell Marques, e Coruja, de Ivete Sangalo. Estreante, o casal paulista se mostrou encantado pela festa. “Essa é a nossa primeira vez no Carnaval de Salvador. Sempre foi um sonho, e neste ano pudemos realizar. Como todos falam, é o melhor Carnaval do mundo. Nada se compara”, relatou Caio.

Enquanto alguns estreiam, outros não perdem a folia um ano sequer. De volta à cidade pelo sexto ano seguido, o turista Alexandre Silva, de 59 anos, elogiou a organização da festa. “O Carnaval deste ano está ainda mais organizado. Percebi que houve melhorias na logística para acessar o circuito e na organização dos espaços. Encontramos vários funcionários da Prefeitura entregando informativos aqui na Barra. Isso é muito positivo”, disse.

Diferencial - O cearense André Henrique, de 35 anos, compareceu, no último domingo (12), ao Circuito Dodô (Barra/Ondina), com mais dois amigos, para curtir a cantora Ivete Sangalo. Na capital baiana pela quarta vez. “Salvador tem uma cultura riquíssima que atrai pessoas de todos os estados do país. Não tem como não se apaixonar pela culinária, belezas naturais e história desta cidade”, disse.

O diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, destacou que a Prefeitura de Salvador tem investido em uma série de ações para atrair e promover a melhor experiência para os visitantes. “Realizamos receptivo no aeroporto, rodoviária, porto e rodovias, colocamos pontos de hidratação e serviços de protetor solar, espalhamos promotores nas ruas para falar da cidade e também divulgar o site salvadordabahia.com, entre outras ações. Tudo isso deixa as pessoas mais à vontade”, destacou Gegê.

O dirigente da Secult afirmou que Salvador já atingiu o pico e projetou um volume ainda maior de turistas no próximo verão. “Acredito que o movimento turístico vai crescer ainda mais, mas não nesse Carnaval, porque já atingimos o pico. Mas creio que no ano que vem teremos um Carnaval ainda mais forte. Vamos nos preparar ainda mais, porque o mundo vem para Salvador”, disse.

Reportagem: Iago Maia / Secom PMS