Penteados estilosos são a cara do Carnaval de Salvador e, para isso, muitas pessoas usam diversos tipos de fixadores, géis e pomadas para manter o cabelo arrumado por mais tempo. Contudo, é preciso cuidado na hora de utilizar o produto. Somente na sexta-feira (9), cinco pacientes do sexo feminino, com idade entre 24 e 47 anos, solicitaram atendimento nos módulos de saúde do circuito Dodô (Barra/Ondina), devido ao quadro de irritação, secreção amarelada, inchaço e visão reduzida, após exposição à chuva e o produto escorrer para os olhos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta e orienta à população sobre os riscos do uso de pomadas modeladoras que não são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo importante adotar cuidados como ler atentamente o rótulo do produto antes do uso e seguir atentamente as orientações do fabricante.

Caso a substância entre em contato com os olhos, a orientação é lavar o local imediatamente com água corrente, por pelo menos 15 minutos. A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca o trabalho da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) na fiscalização dos estabelecimentos que vendem pomadas capilares.

“Nossas equipes da Vigilância Sanitária estão desde o ano passado, quando a Anvisa emitiu o alerta dos danos causados por essas pomadas, fazendo a fiscalização e remoção dos produtos que não são seguros à saúde. Mas o que acontece é que as pessoas ainda têm o produto em casa e acabam usando. Então, a gente pede é que não use. É necessário ler o rótulo para se certificar de que não haverá danos à saúde, principalmente dos olhos.”

Medidas - Tendo em vista a captação dos casos nas últimas 24 horas, de intoxicação exógena nos módulos de saúde ocasionada após o uso de produtos para modelar, fixar ou trançar cabelos, a Vigilância Epidemiológica (Viep) tem se debruçado na investigação dos casos.

O objetivo é a coleta de informações necessárias para controle do risco associado ao produto, bem como o local em que foram adquiridos. Dos cinco casos apresentados nos módulos de saúde, quatro são trabalhadoras informais (cordeiras).

É importante destacar que os profissionais de saúde devem notificar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) a intoxicação exógena para a investigação do caso.

Desde que foram reportados os primeiros casos pela Anvisa, no início de 2023, a Vigilância Sanitária de Salvador vem monitorando o uso e a comercialização de pomadas modeladoras de cabelos na cidade, reforçando a necessidade de a população redobrar a atenção e os cuidados com o uso destes produtos.

Após o ressurgimento de novos casos associados ao uso dos cosméticos e à chegada do período de festas na cidade, incluindo o Carnaval, as ações de fiscalização foram intensificadas nos territórios de todos os Distritos Sanitários e incluíram os profissionais autônomos que trançam/modelam cabelos, em regiões específicas da cidade que atraem muitos turistas, como o Centro Histórico.

Monitoramento - Durante o Carnaval, as equipes técnicas de fiscalização da Visa estão monitorando os serviços que fazem uso de pomadas modeladoras, verificando se o produto utilizado está autorizado pela Anvisa a partir da relação disponibilizada.

Vale ressaltar que foram encaminhados para os camarotes um informativo com as resoluções e alerta publicados pela Anvisa, além do link para consulta das pomadas autorizadas, a fim de que pudessem informar seus fornecedores.

Em casos de eventos adversos, o cidadão ou profissional que maneja produtos cosméticos devem notificar o caso à Anvisa. Quem verificar a utilização de produtos não autorizados pode contatar o 156 – Ouvidoria municipal, ou entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..