Os foliões mirins que curtiram a folia no Circuito Osmar neste sábado (10) contaram com pontos de hidratação para se refrescar em meio ao calor da cidade, durante a passagem de atrações infantis como a cantora Carla Perez e o Bloco Ibéji. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalou estações com garrafinhas de água na Passarela Nelson Maleiro, iniciativa aprovada por todos. A ação também ocorreu em Ondina, na passagem dos blocos Happy e Teen Gatas e Gatos.

“Esse é o Carnaval da saúde, do cuidado e da prevenção. No início da semana, nos reunimos com a Associação de Blocos Infantis e definimos em conjunto estratégias para o cuidado com a saúde dos nossos pequeninos. A gestão municipal trabalha assim, ouvindo as demandas e ampliando as ações visando dar mais conforto, qualidade, proteção e segurança para as crianças. Pude acompanhar de perto a ação no circuito Osmar e vi o quanto foi bem aceita por todos. Isso gera também um sentimento de acolhimento e cuidado”.

O dançarino do bloco Ibéji, Rodolfo Queiroz, de 24 anos, foi um dos que aprovou a iniciativa. “Saio desde os 16 anos dançando e foi a melhor coisa que a Prefeitura fez, ainda mais eu, que estou dançando. Está muito calor e esse reforço foi muito bom. Inciativa digna”.

A autônoma Bárbara Santana, de 55 anos, estava acompanhada do neto Rafique, de seis anos. “Eu achei isso ótimo, é uma preocupação a mais com as crianças. Eu mesma sempre trago ele para aproveitar a folia e com esse calorão, tá mais do que aprovado”.

A turista mineira Natércia Lajes, de 37 anos, trouxe o filho Bernardo, de 1 ano e quatro meses, para conhecer a festa. “Eu gostei demais da água aqui, é importante a hidratação, ainda mais pequeno assim. O acesso está fácil, está aprovado”.

Outros 11 pontos também foram instalados pela cidade: seis estão no Centro, sendo um na lateral do Teatro Castro Alves, no Garcia; Praça Castro Alves, em frente ao Cine Glauber Rocha; Terreiro de Jesus; Pelourinho, Casa do Benin; Avenida Joana Angélica, calçada da New Odonto; e Largo do Santo Antônio.

Já na Barra, há três pontos: um no Cristo, Rua Airosa Galvão; Porto, calçada do Hospital Espanhol; e Marquês de Caravelas, calçada ao lado da Subway. A Ondina conta com duas áreas, sendo uma delas na Avenida Oceânica, ao lado da Pizza Hut, e na Rua Sabino Silva.

A ação acontece em parceria entre as secretarias da Saúde (SMS), de Gestão (Semge), Cultura e Turismo (Secult), Inovação e Tecnologia (Semit), Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e Governo (Segov), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Outras iniciativas - Além dos pontos de hidratação, a Prefeitura segue distribuindo protetores, tanto em sachês quanto em dispensadores, para que os foliões mantenham os cuidados contra os raios solares. Para facilitar o acesso do público, cerca de 30 promotores estão responsáveis pela distribuição dos materiais das 13h às 17h. Também foram instalados cerca de 30 ventiladores pelos principais circuitos da festa.