A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) tem uma série de orientações para os foliões durante o Carnaval. E uma delas é a não utilização de armas brancas (espetinhos, facas, garrafas de vidro, martelos, chave de fenda e tesoura) nos circuitos da folia. Dessa forma, a pasta, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), retirou 582 objetos como potencial de arma branca durante a festa até aqui.

Com essas apreensões, a secretaria visa trazer segurança para foliões e ambulantes. “Normalmente, neste período, a Secretaria de Saúde (SMS) registra um aumento no número de ocorrências relacionadas à arma branca. Então, consideramos importante esta comunicação no sentido de tentar prevenir alguns casos. Brincar com cuidado e segurança é sempre melhor”, comentou Felipe Lucas, titular da Semop.

Como forma de alertar possíveis riscos, a Semop disponibiliza colaboradores nos circuitos Dodô e Osmar que informam como evitar acidentes com esses materiais que podem aparecer ser inofensivas. Além de prevenir incidentes, o objetivo dessa ação é evitar apreensões e prejuízos ao comercio informal.