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O prefeito Bruno Reis apresentou nesta sexta-feira (3) o portfólio de obras e projetos de infraestrutura em andamento na cidade, que trarão mais qualidade de vida para a população em áreas como saúde, educação e mobilidade, além de movimentar a economia local e gerar milhares de empregos. Segundo o chefe do Executivo municipal, o volume de recursos investidos pela atual gestão chega a R$ 3 bilhões no segmento da construção civil.

As iniciativas foram divulgadas durante a Sexta da Construção, evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), na sede da entidade, no bairro da Pituba. Ainda na ocasião, o prefeito divulgou as ações desenvolvidas pelo município para captação de parcerias com o setor privado, com destaque para programas de estímulos e incentivos fiscais.

“Nosso grande desafio é mudar nossa matriz econômica. O maior programa social é o crescimento econômico e, para isso, é necessário que haja uma série de atitudes, de posturas que tragam segurança jurídica para quem deseja investir”, disse Bruno Reis.

“Hoje temos um novo PDDU, nova Louos e Código de Obras, além de fazermos uso da tecnologia para acelerarmos licenciamentos. Também oferecemos um conjunto de estímulos fiscais para que o setor privado viabilize a equação financeira do seu negócio, tendo, portanto, uma relação com o poder público no mais alto nível, sempre pensando no melhor para a cidade”, complementou.

Para o prefeito, quando o poder público investe, o privado enxerga janelas de oportunidades. Ele trouxe um balanço das principais obras que estão sendo tocadas pela Prefeitura na capital baiana, a exemplo do Hospital e Maternidade da Criança (Federação), a Escola de Artes e Casa de Espetáculos (Comércio), a Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino (Boca do Rio), o Novo Mané Dendê (Subúrbio) e a requalificação da orla de Pituaçu.

Complementam a lista outras iniciativas cujos projetos aguardam liberação de recursos de financiamento pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), como o Centro de Comando de Operações e Hub do Subúrbio, que ficará na região do Lobato, e um teleférico que terá capacidade para transportar ao menos 40 mil passageiros diariamente, saindo da Avenida Suburbana até Campinas de Pirajá.

“Temos diversas outras obras de mobilidade, de contenções de encostas. Na rede de educação, estamos construindo 26 novas escolas e fazendo cobertura de quadras e climatização de todas as salas de aula. Temos investimentos de R$ 3 bilhões em execução ou a iniciar. É o maior volume de recursos da história da cidade em infraestrutura. Em nenhum outro momento, a Prefeitura teve essa capacidade de atrair operações de créditos e de poder viabilizar recursos”, pontuou Bruno Reis.

Privado – O prefeito também trouxe um panorama de avanços na relação do poder público junto ao privado. Entre 2021 a 2024, a Prefeitura emitiu mais de mil alvarás de construção para empreendimentos. Além disso, licenciou cerca de 36 mil unidades habitacionais e 221 empreendimentos comerciais de grande porte, como Ferreira Costa, Leroy Merlin, Hospital Mater Dei e redes de supermercados, como Atacadão e Atakarejo.

“Atualmente, Salvador tem 122 empreendimentos imobiliários em construção na cidade, entre prédios residenciais e comerciais. Esses investimentos chegam a R$12 bilhões. Então, nesse momento na cidade, ativando toda a cadeia da construção civil e todos atores envolvidos nela, temos R$15 bilhões em investimentos. É um número expressivo que possibilita a ampliação de nossa base arrecadatória sem aumentarmos impostos”, revelou o chefe do Executivo municipal.

Bruno Reis ainda reforçou os estímulos no setor econômico para quem quer investir, lembrando que a capital baiana conta hoje com programas de incentivo à atividade imobiliária, de redução de IPTU para terrenos com construção em andamento e do Renova Centro, este último voltado para requalificação de estruturas históricas na região central da cidade.

Presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim disse que a capital baiana lidera o segmento de construção civil no Norte e Nordeste: “A cidade tem um saldo de 56 mil empregos, e temos um potencial ainda maior. Por isso, estamos nos qualificando e nos preparando para novos desafios. Esse volume de obras apresentado pela Prefeitura é expressivo e, de fato, quando vem infraestrutura primeiro, o mercado imobiliário também acompanha”, salientou.

Reportagem: Thiago Souza / Secom PMS

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Aprender a gerir o negócio, através do aprimoramento de habilidades de gestão e planejamento. A partir dessa premissa, a oficina intitulada “Plano de Ação – Ferramentas para te ajudar na gestão empresarial” capacitou pequenos empreendedores que atuam nas regiões de São Marcos, Pau da Lima, Canabrava e bairros adjacentes. O curso oferecido pelo Parque Social, por meio do Programa Agente de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, foi realizado nesta sexta-feira (3), na Associação de Moradores do Recanto das Ilhas (Amori), na Avenida São Rafael, em São Marcos. A atividade foi destinada a donos, sócios ou líderes de microempresa ou empresa de pequeno porte.

Residente do Conjunto Colinas de Pituaçu, em São Marcos, onde é também proprietária de um salão de beleza, a manicure Elisângela Silva, 40 anos, foi uma das primeiras a chegar à sala de aula. “Oportunidade maravilhosa de melhorar meu negócio. Oferto um serviço que tem muita demanda. Muitas pessoas buscam tratamento para cabelos e unhas. Mas hoje quero aprender aqui como alavancar minha atividade. Quero saber dele (o palestrante) o que fazer para gerir melhor e faturar mais”, questionou a participante do curso, que também é revendedora de cosméticos.

A pergunta de Elisângela foi um dos tópicos abordados pelo consultor do Sebrae, Gustavo Paixão, que palestrou sobre o tema “Plano de Ação – Ferramentas para te ajudar na gestão empresarial”. Na ocasião, ele tirou as dúvidas dos pequenos empreendedores que participaram da capacitação, abordando temas como o marketing digital.

A partir de informações do comércio da região, o especialista simulou realidades de empresas e ensinou como gerir possíveis crises que, comumente, atrapalham o rendimento do negócio. “Vamos supor que uma empresa esteja com um problema de gestão de estoques. Quais são as ações que essa empresa precisa adotar para resolver? O plano de ação bem elaborado vai responder. É uma ferramenta que monta estratégias”, explicou o consultor.

Para a esteticista Luciana Pinheiro, 39 anos, que também mora na região e atende em domicílio, o curso será de enorme valia. “Há sete anos trabalho sozinha ofertando meus serviços. Quero buscar aprendizado de técnicas para alcançar meu público. Sei que preciso aprender mais sobre marketing digital, novas técnicas para implementar na minha empresa”, afirmou a empreendedora.

“Esse curso é mais um compromisso para o fortalecimento dos empreendedores locais. Com esta atividade, além da transmissão de conhecimentos, fornecemos ferramentas práticas para o sucesso empresarial. O Parque Social, em parceria com o Sebrae, traz mais essa oportunidade aos empreendedores de Salvador”, destacou a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

Agente de Empreendedorismo – O Programa Agente de Empreendedorismo é desenvolvido desde 2018, em cogestão entre a Prefeitura de Salvador e o Parque Social, por meio da parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). A estratégia tem sido um catalisador de ações de aprimoramento para empreendedores e potenciais empreendedores.

As iniciativas envolvem uma rede integrada com o objetivo de estimular o empreendedorismo nas diversas comunidades de Salvador, buscando o apoio de parceiros no sentido de para fortalecer as ações, alcançando resultados mais exitosos.

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O Castramóvel, unidade itinerante de cirurgia de esterilização para cães e gatos, desembarca no estacionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras X, a partir desta segunda-feira (6). Será uma oportunidade para que tutores da região levem seus animais para realizar o procedimento de forma gratuita.

Uma outra unidade do Castramóvel segue no Jardim Botânico, na Avenida São Rafael, s/n, São Marcos. O atendimento nos locais acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, por ordem de chegada.

O responsável pelo animal deverá portar o RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água.

A diretora da Dipa, Michele Holanda, reforça que a castração é um procedimento essencial e benéfico, já que contribui positivamente com a saúde dos pets, prolongando a vida do animal e possibilitando o controle populacional. “Além de prevenir contra diversas doenças, a exemplo de tumores, câncer de mama nas cadelas ou gatas, a intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explica.

Texto: Ascom/Secis

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 72 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (6). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Operador de telemarketing ativo (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino superior cursando Administração ou áreas afins, sem experiência, ter disponibilidade para estagiar em Lauro de Freitas.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 10

Conferente de mercadoria (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter experiência no ramo de varejo.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 3

Repositor de mercadorias
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter experiência no ramo de varejo.
Salário: R$1.477,64 + benefícios
Vagas: 3

Cozinheiro de restaurante (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Cozinheiro de restaurante
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, desejável ter atuado com buffet.
Salário: R$1.511,00 + benefícios
Vagas: 2

Atendente de lanchonete
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e vaga zoneada para a Pituba e bairros próximos.
Salário: R$1.436,00 + benefícios
Vagas: 2

Repositor de mercadorias
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário, para pegar peso e vaga zoneada para a Pituba e bairros próximos.
Salário: R$1.436,00 + benefícios
Vagas: 2

Consultor de vendas
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência com vendas, Conforme Nova Lei Trabalhista a forma de contratação será por MEI, ter experiência ou conhecimento com empréstimo e seguro será um diferencial.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Auxiliar administrativa (vaga de Jovem Aprendiz)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento em pacote Office, disponibilidade para trabalhar no bairro Granjas Rurais e conforme a Lei do Aprendizagem, faixa etária de 18 a 23 anos.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Consultor de vendas
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 4

Auxiliar de prevenção de perdas
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Técnico de refrigeração
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento em equipamento de grande porte e NR-10.
Salário: R$2.461,77 + benefícios
Vagas: 1

Vendedor arte finalista
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter conhecimento em vendas de produtos e serviços gráficos, informática intermediária (Corel Draw, Photoshop, Adobe).
Salário: R$1.412,00 + comissão
Vagas: 2

Operador de extrusor
Requisitos: Ensino médio incompleto, seis meses de experiência, imprescindível experiência com máquina de extrusor de plástico.
Salário: R$1.977,00 + benefícios
Vagas: 1

Oficial de manutenção predial
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter atuado em cargo de liderança na área, CNH B e ter NR 35 e NR 10.
Salário: R$1.900,00 + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de manutenção predial
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter CNH B.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 2

Açougueiro
Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar no bairro de Cajazeiras.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 10

Repositor de frios
Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar no bairro de Cajazeiras.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 8

Auxiliar de confeiteiro
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter experiência com preparação de salgados, doces, tortas, bolos e sobremesas e disponibilidade para trabalhar no Litoral Norte.
Salário: R$1.437,00 + benefícios
Vagas: 1

Representante comercial autônomo
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência com vendas, requisito imprescindível ter CNH e conforme a Nova Lei Trabalhista, a forma de contratação será por MEI.
Salário: Comissão
Vagas: 5

Técnico instalador de redes de internet
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter CNH B, experiência com instalação, manutenção preventiva e corretiva e reparos de redes de fibra óptica de internet em ambientes residenciais e comerciais.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 5

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio incompleto, sem experiência.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 5

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Para ampliar o acesso dos cidadãos de Salvador à proteção contra dengue e gripe, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza mais um Sábado da Vacinação neste 4 de maio, entre 8h e 16h. São mais de 40 pontos entre unidades de saúde, drive-thru, estação de transbordo e pontos comerciais com grande circulação de pessoas.

Estão habilitados para a vacina contra a dengue os pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 14 anos. Os documentos necessários são o Cartão SUS de Salvador e documento original com foto.

Para gripe, está habilitado à vacinação todo o público acima de seis meses de idade. É importante destacar que, no caso da gripe, bebês e crianças menores de 12 anos serão vacinadas somente em postos de saúde; já os pontos externos (shoppings, supermercados e estação de transbordo) acolherão exclusivamente os interessados a partir de 12 anos. Para ter acesso à dose, é necessário apresentar cartão de vacina e o documento original com foto.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, convoca a população para comparecer ao Sábado da Vacina e colaborar com a ampliação da cobertura de proteção contra as doenças na cidade. “Nosso compromisso é reforçar os cuidados com a população e, para isso, colocamos a vacina disponível em mais um sábado, dia em que muitas famílias podem dedicar parte do tempo livre para um compromisso com a saúde. Os imunizantes são gratuitos e estarão em pontos estratégicos para intensificar a oferta”, pontuou.

Confira os postos de saúde com oferta de vacinas da dengue e gripe:

Distrito Sanitário São Caetano/Valéria – USF Boa Vista do Lobato, USF Recanto da Lagoa I, USF Boa Vista de São Caetano e UBS Marechal Rondon.

Distrito Sanitário Centro Histórico – USF Gamboa.

Distrito Sanitário Boca do Rio – USF Imbuí.

Distrito Sanitário Pau da Lima – USF Gal Costa, UBS Castelo Branco, UBS Vale dos Lagos, UBS Pires da Veiga e UBS Sete de Abril.

Distrito Sanitário Itapuã – USF Eduardo Mamede, USF Alto do Coqueirinho e
USF São Cristóvão.

Distrito Sanitário Brotas – UBS Mário Andrea, UBS Manoel Vitorino, USF Santa Luzia e USF Vale do Matatu.

Distrito Sanitário Subúrbio – USF Beira Mangue, USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, USF Teotônio Vilela II e USF Ilha Amarela.

Distrito Sanitário Liberdade – USF San Martim III.

Distrito Sanitário Cabula – UBS Santo Inácio, USF Humberto Castro Lima, UBS do CSU Pernambués, USF Mata Escura e USF Nova Sussuarana.

Distrito Sanitário Cajazeiras – USF Yolanda Pires e USF Nelson Pihauy Dourado.

Distrito Sanitário Itapagipe – UBS Virgílio de Carvalho e USF Joanes Leste.

Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho – 5º Centro de Saúde e USF Alto das Pombas.

Pontos externos exclusivos para gripe:

Shopping Salvador

Drive-thru 5º Centro

Shopping Barra

Shopping Bela Vista

Plano Inclinado – Liberdade

Atakarejo – Vasco da Gama

Shopping Ponto Alto (Vila Laura)

Hiperideal – Armação

Home Center Ferreira Costa – Barris

 

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Os permissionários de táxis, mototáxis e transporte escolar já estão utilizando os serviços da Cotae, ligada à Secretaria de Mobilidade (Semob), que foram transferidos para o Salvador Digital. A medida, anunciada na última segunda-feira (29), tornou mais ágil o atendimento a diversos serviços que precisavam ser realizados pessoalmente e que, agora, são oferecidos de forma digital, através do site salvadordigital.salvador.ba.gov.br.

Dentre as opções estão a emissão de Certidão do Sistema de Táxi e Transportes Especiais, Declaração para isenção de IPI e ICMS, Inscrição de Condutor Auxiliar para Táxi e Escolar, Renovação de Cartão de Identificação do Autorizatário e Condutor Auxiliar para Táxi, Escolar e Mototáxi e Baixa do Condutor Auxiliar.

O taxista Josepe Fernando conseguiu emitir o cartão de identificação na plataforma. “Foi muito rápido e é bem fácil de usar. Acho que o novo sistema veio para agregar, só de não precisar se preocupar com xerox e ter que se deslocar até a sede. É uma excelente forma para adiantar o lado da gente”, contou.

Para o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, os serviços digitais irão facilitar a regularização por parte dos autorizatários. “Muitas vezes os profissionais precisavam vir de bairros muito distantes pois os serviços precisavam ser feitos presencialmente. Agora eles podem fazer no conforto da sua casa, ou enquanto aguardam entre um passageiro e outro, facilitando o processo de regularização”, destacou.

Além dos serviços que podem ser feitos totalmente on-line, os cidadãos ainda podem solicitar, através do Salvador Digital, Transferência (Táxi e Escolar), Ingresso (Escolar e Turismo), Emplacamento Particular (baixa do veículo no sistema), Substituição de Veículo, Inclusão de mais um veículo no Transporte Escolar e Inspeção de Veículo (vistoria).

Em caso de dúvidas os usuários podem entrar em contato com a Cotae através do telefone (71) 3202-9255, ou procurar atendimento presencial. Os demais serviços continuam sendo oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Texto: Ascom/Semob

 

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