Releases

0
0
0
s2sdefault

Salvador é o primeiro município do Brasil a utilizar prontuário médico público com assinatura eletrônica. A medida vai proporcionar uma economia considerável a partir da redução do uso de papel, além de facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e garantir mais agilidade, eficácia e segurança aos pacientes.

Implantada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Governo Federal e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no dia 4 de abril, a assinatura eletrônica dos prontuários já está sendo utilizada em todas as 160 unidades de saúde geridas pela Prefeitura.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destaca o avanço tecnológico que a nova ferramenta vai proporcionar para a rede municipal.

“A integração do prontuário médico do Vida + com o Gov.br nos torna a primeira cidade com prontuário médico público. Ganha com isso a população, pois os profissionais de saúde não terão mais a necessidade de imprimir o documento, carimbar e assinar, além de trazer agilidade e qualidade nos atendimentos, permitindo o acesso prático ao histórico do paciente, podendo oferecer um tratamento mais assertivo de forma personalizada”, explicou a gestora.

Neste primeiro momento, médicos e profissionais de saúde que utilizam o prontuário, a exemplo de enfermeiros, já podem fazer a assinatura eletrônica. Na segunda fase de implementação, odontólogos passarão a assinar. Receitas médicas também poderão contar com esse tipo de registro.

A SMS já contava com o prontuário eletrônico e com o sistema Vida +, mas ainda era necessária a impressão para que o profissional registrasse o carimbo e a assinatura manualmente para tornar o documento válido. Os documentos eram assinados e encaminhados para o setor de arquivamento de cada unidade de saúde da SMS.

A partir da implementação da assinatura pela plataforma digital Gov.br, além de poder assinar o documento de maneira eletrônica, o arquivo fica disponível em uma nuvem, facilitando o acesso às informações. A ferramenta permite, ainda, a consulta unificada do histórico do paciente e também a assinatura de múltiplos prontuários.

“Nas visitas técnicas feitas em cada unidade, observamos que havia um volume muito grande de papel nas unidades, o que gerava um custo para o município. Então começamos a dialogar com a Semit e com o Governo Federal para permitir o acesso dos profissionais pelo Gov.br, sem a necessidade da utilização de um token, por exemplo, que é um dispositivo eletrônico para gerar a assinatura. Dessa maneira, conseguimos fazer a implantação e com custos quase zero”, conta Dira Andrade, gerente de projetos especiais e estratégicos da Diretoria Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos da Saúde.

Além de menos custos com papel, ela destaca como benefício a redução do risco de perda dos prontuários carimbados e assinados. “Antes podia haver casos, por exemplo, em que o profissional fez o prontuário, mas não carimbou e assinou. Se esse profissional não se encontrasse mais na rede, o prontuário perderia o valor judicial e acabaria prejudicando o paciente. Além disso, havia o trabalho para procurar o prontuário no arquivo e agora o acesso é facilitado”, acrescenta.

Aprovação - Médico de Família e Comunidade pela SMS, Matheus Oliveira conta que já testou a assinatura eletrônica e que a ferramenta funcionou tranquilamente e com segurança.

"O acesso é simples, sendo feito pelo site do Sistema Integrado de Saúde Vida +, antes do direcionamento para o Gov.br. Na minha opinião, é uma ferramenta que veio para mudar bastante o atendimento na saúde, pois reduz consideravelmente a necessidade de impressão. A assinatura eletrônica é muito mais segura que a física. Além disso, é uma ferramenta que facilita o acesso do profissional ao prontuário, diminuindo os trâmites burocráticos", opina.

Segundo Dira, a implantação tem sido muito aceita pela rede e foi uma grande conquista também para os profissionais do Núcleo de Tecnologia da Informação da SMS.

“Sabemos que era um desejo dos profissionais e do próprio núcleo de tecnologia da SMS, que já lutava há quase seis anos para ter a assinatura digital. A equipe do NTI comemorou bastante e nós da gestão de projetos também. Foi um esforço coletivo para a finalização do projeto, que contempla também a população. São sementinhas que a gente vai plantando e colhendo ao longo do caminho. Com um ano da atual gestão aqui na secretaria, a gente percebe um avanço muito grande.

Melhorias - Nos últimos anos, a Prefeitura vem proporcionando melhorias em toda a administração pública com a digitalização de serviços e informações. Como parte das ações de digitalização da Saúde, em janeiro de 2020, a gestão lançou o aplicativo Vida + Cidadão, que permite visualizar o cartão virtual do SUS, a localização das unidades de saúde e o histórico de atendimento do paciente na rede, incluindo o histórico das vacinas. Além dos prontuários, as receitas médicas também já são digitais e em breve contarão com a assinatura eletrônica.

Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A população de Salvador poderá contar, a partir deste sábado (27), com novos ônibus para compor a frota de linhas da cidade. Ao todo, a cidade receberá este ano 188 veículos novos, dos quais 58 serão para o BRT e 130 vão integrar a frota do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO). Destes, sete já estão em operação na nova linha do BRT, a B4, que começou a operar na última quinta-feira (25), e outros 25 começarão a circular em linhas do STCO a partir deste sábado.


Os ônibus fazem parte da renovação de frota, e além de serem climatizados e serem acessíveis, ainda possuem o novo motor Euro 6, que é menos poluente por emitir uma quantidade menor de gases na atmosfera. Todos os novos veículos foram apresentados na última quinta-feira (25), durante a entrega do trecho 2 do BRT.

Os novos ônibus serão distribuídos para três regiões da cidade. Dez deles irão para a linha 1133 - Terminal Acesso Norte x Pernambués, enquanto outros 15 ônibus serão distribuídos para os bairros de Fazenda Grande do Retiro (10 veículos) e Doron/Cabula (cinco veículos), onde irão operar no sistema multilinhas, ou seja, não terão uma linha fixa e poderão atender mais de uma linha do bairro.

No terminal de Fazenda Grande do Retiro, os veículos irão operar nas linhas 0331 - Fazenda Grande do Retiro x Itapuã/Abaete, 0332 - Fazenda Grande do Retiro x Estação da Lapa e a 0333 - Fazenda Grande do Retiro x Barroquinha/Brotas. Já no terminal do Doron/Cabula irão rodar nas linhas 0993 - Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé, 1102 - Cabula VI x Lapa, 1130 - Cabula VI x Ondina, 1131 - Cabula VI x Sieiro R1, 1141 - Cabula VI x Ribeira R 1, 1142 - Cabula VI x Ribeira R2 e 1134 – Cabula VI x Pituba.

De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, os locais foram escolhidos por ainda não terem recebido veículos da renovação de frota. “Agora os usuários destas localidades poderão contar com veículos novos, mais confortáveis. Aos poucos iremos renovar toda a frota da cidade”, contou.

Além dos 25 que começarão a operar neste sábado, mais 32 entrarão em operação até a primeira quinzena de maio. “Apesar de todas as dificuldades impostas pela crise no sistema de transporte, Salvador tem conseguido, com muito esforço, manter a renovação prevista para o período, oferecendo aos usuários um transporte de mais qualidade e com muito mais conforto”, completou o gestor.

Texto: Ascom/Semob

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Para oportunizar o acesso à vacina contra a Influenza (gripe) em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza mais uma edição do Sábado da Vacina neste dia 27, a partir das 8h. Para se proteger, o público apto terá acesso a 39 pontos, que vão além das unidades de saúde, alcançando a população em shoppings, supermercados e locais onde há grande circulação de pessoas.

Podem se vacinar crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos, pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

“Não estamos medindo esforços para garantir que a vacina contra a gripe chegue à população. Por isso, além de usar nossa rede própria, estamos sempre procurando parcerias com locais de fácil acesso das pessoas, como forma de ir além dos muros das nossas unidades. Estamos tendo todo esse cuidado em entender essas necessidades para avançarmos em mais pessoas imunizadas”, declarou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.

Em Salvador já foram aplicadas mais de 145 mil doses de vacina contra a gripe, uma cobertura de 19% do público-alvo formado por 765 mil pessoas.

Pontos de vacinação e horário de funcionamento:

DS SÃO CAETANO/VALÉRIA
USF Pirajá - 8h às 16h
USF Alto do Peru - 8h às 16h
USF Deputado Luiz Braga - 8h às 16h
USF Capelinha - 8h às 16h
USF Jaqueira do Carneiro - 8h às 16h

DS CENTRO HISTÓRICO
Shopping Piedade - 9h às 16h
Home Center Ferreira Costa (Barris) - 9h às 16h
UBS Ramiro de Azevedo - 8h às 16h

DS Boca do Rio
USF Imbuí - 8h às 16h
Supermercado GBarbosa (Costa Azul) - 9h às 16h

DS PAU DA LIMA
UBS Dra. Cecy Andrade - 8h às 16h
UBS Pires da Veiga - 8h às 16h
USF Vale do Cambonas - 8h às 16h
USF Nova Brasília - 8h às 16h
Shopping Ponto Alto - 9h às 16h

DS ITAPUÃ
USF Itapuã - 8h às 16h
USF Mussurunga - 8h às 16h
UBS José Mariane - 8h às 16h
USF Parque São Cristóvão - 8h às 16h

DS BROTAS
Atakarejo (Vasco da Gama) - 9h às 16h
USF Santa Luzia - 8h às 16h

DS SUBÚRBIO
UBS Sérgio Arouca - 8h às 14h
USF Ilha de Maré - 8h às 12h
USF Bom Jesus dos Passos - 8h às 12h

DS LIBERDADE
USF IAPI - 8h às 16h
Plano Inclinado Liberdade - 9h às 13h

DS CABULA
Shopping Bela Vista - 9h às 16h
USF Fernando Filgueiras - 8h às 16h
USF Professor Carlos Santana - 8h às 16h
UBS Rodrigo Argolo - 8h às 16h
USF Sussuarana I - 8h às 14h

DS CAJAZEIRAS
USF Cajazeiras V - 8h às 16h
USF Cajazeiras X - 8h às 16h

DS ITAPAGIPE
UBS Ministro Alkimin - 8h às 16h
USF São José de Baixo - 8h às 14h

DS BARRA/RIO VERMELHO
Shopping Salvador - 9h às 16h
*Drive-thru - UBS Clementino Fraga (5° Centro) - 8h às 16h
USF Menino Joel - 8h às 16h
UBS Clementino Fraga (5° Centro) - 8h às 16h

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador entregou na manhã deste sábado (27) o novo Campo do Areal, localizado na Rua Clóvis de Almeida Maia, na Ribeira. O equipamento foi completamente requalificado, ganhando gramado sintético e diversas melhorias estruturais para realização de partidas de futebol, torneios locais e projetos com crianças e adolescentes. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, tendo investimento de quase R$ 900 mil.

“São 43 campos com grama sintética entregues nos últimos três anos, e a requalificação feita aqui no Areal era um desejo antigo dos moradores. A gente sabe da importância do esporte na vida dos nossos jovens, ajudando no enfrentamento ao crime, às drogas e à marginalidade. Agora, as crianças terão muito mais condições de desenvolver o futebol como prática profissional. Daqui sairão muitos talentos”, disse o prefeito.

A obra no Campo do Areal envolveu reconstrução de mureta, instalação de novos alambrados, redes e traves, além da implantação de grama sintética em substituição ao piso de barro que existia. O espaço também ganhou um sistema de iluminação mais moderno e eficiente, com 26 projetores em LED e 12 luminárias. A ação foi realizada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), dentro do projeto “Clareou, é Gol”, após um investimento de R$ 182 mil.

Até o final do ano, a capital baiana chegará a 100 campos com grama sintética inaugurados pela Prefeitura. “Investir no esporte significa investir em disciplina, em redução da evasão escolar, saúde, inclusão social e redução da criminalidade, entre outros benefícios. Com esses investimentos alcançamos, sobretudo, crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza”, frisou Júnior Magalhães, titular da Sempre.

Morador da comunidade do Areal, Marcos Trindade, 66 anos, é responsável pela realização de um tradicional baba na comunidade existente há quase duas décadas: “A gente reúne cerca de 30 jogadores todos os sábados pela manhã. Após a requalificação, o campo aqui ficou uma maravilha. Antes ele era esburacado, com barro, areia. A bola era difícil de dominar, mas com esse gramado tudo ficou muito melhor. Era um sonho nosso termos um espaço assim, com essa qualidade”

Treinador de uma escolinha de futebol na região, Creomario dos Santos Ferreira também celebrou a transformação feita na estrutura. “Já revelamos vários jogadores e hoje temos 78 crianças apoiadas através do nosso projeto, que é gratuito e tem aulas sempre de segunda a quinta-feira. O campo antes era horrível e não dava condições de jogarmos, pois quando chovia alagava tudo e, à noite, não havia iluminação. Agora, com o gramado sintético, os meninos ficaram ainda mais empolgados para vir”, avaliou.

Reportagem: Priscila Machado e Thiago Souza/ Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue neste fim de semana com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na região Distrito Sanitário Barra/ Rio Vermelho. Os agentes vão realizar a aplicação de inseticida de efeito residual e espacial no bloqueio de transmissão de casos notificados.

“As ações contra às arboviroses seguem em mobilização em Salvador porque este á um trabalho de suma importância para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes. Receba nossos profissionais e seja você também um agente de cuidado em sua casa e bairro. Juntos somos mais forte no combate à dengue”, convoca a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Nesta sexta-feira (26), as atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti foram realizadas com a remoção das ouvitrampas nos distritos Centro Histórico, Brotas, Boca do Rio e Cajazeiras, inspeção vetorial, bloqueios e aplicação de inseticida com equipamento costal.

Além disso, o Projeto Agente Mirim também seguiu atuante e esteve presente em duas escolas municipais. Foram promovidas rodas de conversa em sala de aula e distribuição de kits pedagógicos, fardamento e crachás alusivos à campanha Agente Mirim.

Atendimento – A SMS também segue realizando atendimentos de solicitações da população. O telefone 156, do Fala Salvador, é o canal de denúncias e pedidos dos munícipes para inspeções e ações contra a dengue.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) III Jardim Armação realizou a 1º oficina da Farmácia Viva, na quinta-feira (25). O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que beneficia os 787 usuários do Caps, com a criação de um plano terapêutico, através do cultivo de plantas, com o intuito de colaborar beneficamente com a saúde mental.

O Horto Municipal leva o nome de Mara Zélia de Almeida, que homenageia a professora da Ufba, especialista em horticultura e que inspirou a iniciativa. A estrutura oferece assistência farmacêutica fitoterápica às comunidades, através da promoção do uso correto de plantas de ocorrência local ou regional, dotadas de atividade terapêutica cientificamente comprovada.

A iniciativa contempla ainda atividades voltadas na adoção e promoção de boas práticas de cultivo, beneficiamento de plantas medicinais, de produção de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos manipulados. De acordo com o psicólogo e gerente do Caps, Marcos Vinícius Barbosa, através das experiências obtidas com a Farmácia Viva, os pacientes podem evoluir positivamente em seus quadros.

“A gente acredita que os planos terapêuticos são potenciais para a saúde e as experiências com as hortas e o plantio auxiliam os pacientes no convívio social e integração com os demais usuários e profissionais da unidade. Isso acaba gerando evoluções positivas de melhora dentro do quadro de saúde de cada um”, explica o gestor.

O professor e físico Roman Ariel, de 34 anos, é um dos assistidos do Caps III Jardim Armação, e contou sobre as experiências vividas durante a oficina. “É incrível. Eu já cultivo algumas plantas em casa, mas aqui aprendi sobre os cuidados com com elas, desde a coleta de mudas, seus respectivos plantios e formas de adubo. Na oportunidade plantei três mudas, foi uma verdadeira imersão”, disse o paciente.

Fitoterápicos – No Horto Municipal Mara Zélia são cultivadas plantas medicinais como tapete de Oxalá, aloe vera, capim santo, guaco e outras espécies. No local, as mudas são plantadas e cultivadas até estarem preparadas para seguir para a etapa de produção dos fitoterápicos, que ocorrerá na Farmácia Universitária da Ufba, e contará com a manipulação de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas, que serão dispensadas para os pacientes com indicação clínica nas farmácias da rede municipal.

Além disso, estão previstos ainda cursos sobre cultivo, beneficiamento, preparação e dispensação, que permitirão capacitar centenas de profissionais da saúde do município, integrando a universidade e os espaços de prática.

Reportagem: Priscila Machado e Letícia França/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault

Subcategories

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...