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A Prefeitura de Salvador vai doar 40 computadores para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) voltadas para o atendimento a pessoas com deficiência por meio do projeto de estruturação da rede de serviços de proteção especial. A primeira entrega ocorreu nesta terça-feira (23), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que recebeu oito equipamentos, três televisões de 50 polegadas e duas caixas de som.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Na lista de instituições a serem beneficiadas também estão a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada), Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-BA), Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e o Instituto Guanabara.

Como explica o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS/Sempre) e os equipamentos são repassados para entidades com cadastro ativo no Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS), conforme resoluções do Colegiado.

“Seguimos aqui na Sempre implementando políticas públicas voltadas para o social, tendo a promoção da acessibilidade também como um norte, para fazer com que a nossa cidade seja cada vez inclusiva”, frisou Magalhães.

A superintendente da Apae Salvador, Angela Ventura, reforçou a importância de políticas públicas como estas, pois as crianças e adolescentes atendidos pela instituição são, em sua maioria, de famílias carentes e sem acesso à tecnologia.

“Os equipamentos chegam em boa hora, afinal, a Apae Salvador trabalha nas três áreas: educação, saúde e assistência social. Para nós, é de extrema importância a parceria com a Prefeitura, e para os nossos meninos que frequentam as salas computação, nem se fala, pois eles, em sua maioria, são extremamente carentes, sem acesso à tecnologia. Eles vibram com isso tudo”, frisou Ventura.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 61 vagas de emprego e estágio em Salvador para esta quarta-feira (24). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Auxiliar de limpeza pesada
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada para os moradores de Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Pernambués, Brotas e Saramandaia.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de cozinha
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, pegar peso e vaga zoneada para os moradores de Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Pernambués, Brotas e Saramandaia.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 3

Supervisor de vendas
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter CNH A/B.
Salário: R$1.600,00 + benefícios
Vagas: 1

Pedreiro
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$2.327,68 + benefícios
Vagas: 10

Costureira (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência com máquina reta e overlock.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Confeiteira (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar à tarde/noite.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Cozinheira de restaurante (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de barman
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade total de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Cumim
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade total de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Atendente de bar e restaurante
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade total de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Armador de estrutura metálica
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Ajudante prático de pedreiro
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Ajudante técnico de segurança do trabalho
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Ajudante prático de eletricista
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Auxiliar de manutenção predial
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 2

Cozinheiro de restaurante
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
Salário: R$1.676,76 + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de cozinha
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite e para pegar peso.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Açougueiro
Requisitos: Ensino fundamental incompleto, seis meses de experiência.
Salário: R$1.600,00 + benefícios
Vagas: 1

Vendedor interno
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter conhecimento em vendas de produtos e serviços gráficos, informática intermediária (Corel Draw, Photoshop, Adobe).
Salário: R$1.412,00 + comissão
Vagas: 2

Ajudante de cozinha (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino médio cursando 1º ou 2º ano à noite, sem experiência.
Bolsa: R$600,00 + transporte
Vagas: 2

Atendente de balcão (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino médio cursando 1º ou 2º ano à noite, sem experiência.
Bolsa: R$500,00 + transporte
Vagas: 1

Tecnólogo em Gastronomia (vaga de estágio)
Requisitos: Ensino superior cursando, sem experiência.
Bolsa: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de cozinha
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de estoque
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento em pacote Office.
Salário: R$1.477,00 + benefícios
Vagas: 1

Técnico instalador de redes
Requisitos: Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter CNH B, experiência com instalação, manutenção preventiva e corretiva e reparos de redes de fibra óptica em ambientes residenciais e comerciais.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 5

Salgadeiro
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.590,00 + benefícios
Vagas: 2

Operador de máquina de coxinha
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.590,00 + benefícios
Vagas: 1

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 5

Operador de telemarketing ativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em Informática.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 5

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O SAC Náutico, instalado pela Prefeitura de Salvador no Doca 1, no Comércio, completa seis meses de funcionamento com quase 500 atendimentos realizados e aprovação do serviço pelos usuários. O local, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), é pioneiro no país e tem como parceiras a Marinha do Brasil (MB), representada pela Capitania dos Portos, a Receita Federal e a Polícia Federal.


Nesta terça-feira (23) o serviço atendeu navegadores da Áustria, que estão promovendo uma volta ao mundo desde julho de 2023. Acompanhado dos tripulantes, Martin Maximilian Cancola, de 65 anos, que é proprietário do veleiro Ma Mivata, procedente de Viena, contou que a embarcação já passou pelo Mar Adriático, Itália, Grécia, Cabo Verde, Gâmbia e chegaram pela primeira vez no Brasil, visitando inicialmente a ilha de Fernando de Noronha.

Agora em Salvador, foram ao SAC Náutico para regularizar a presença na capital baiana. “É muito bom ter um escritório como o SAC Náutico para nos atender. Daqui, iremos ao Rio de Janeiro já com todos os documentos em ordem”, declarou.

De acordo com o agente marítimo e coordenador do SAC Náutico, Ramon Navarro Filho, o número de atendimentos é equilibrado entre imigração, no caso de estrangeiros, e verificação de documentos e de habilitação, para os brasileiros. “Temos serviços necessários para os navegadores e conseguimos reduzir o tempo de atendimento, que antes chegava a um dia, para apenas duas horas”, destacou.

Funcionamento – O SAC Náutico foi criado como forma de integrar todos os procedimentos relacionados com a atividade náutica, permitindo a redução do entrave burocrático e a simplificação dos processos, facilitando os trâmites do público que integra o universo náutico. A unidade tem o objetivo, por exemplo, de agilizar o atendimento de condutores e embarcações, concentrar informações, regulamentar documentação, promover a realização de negócios e permitir a fiscalização adequada.

Ao todo, o SAC oferece 21 tipos de serviços para os atendimentos nacionais e estrangeiros. A estrutura já atendeu navegantes de 25 nacionalidades diferentes. “O SAC Náutico visa simplificar a vida do capitão do mar, fazendo de Salvador a principal entrada de embarcações estrangeiras no Brasil e atraindo empresas para que a economia do mar seja algo relevante para Salvador” conta a secretária da Semdec, Mila Paes.

Passo a passo:

Atendimento nacional
1. Informações gerais sobre habilitação e serviços para embarcações;
2. GRU e agendamento;
3. Entrega de requerimento e dados;
4. Emissão do documento no https://www.gov.br/pt-br.

Atendimento estrangeiro
1. Procedimento de entrada e saída na Polícia Federal;
2. Procedimento de admissão temporária de embarcação de recreio na Receita Federal;
3. Procedimento de declaração de entrada e saída de embarcação estrangeira na Capitania dos Portos da Bahia.

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Os profissionais do audiovisual da capital baiana marcam presença no segundo dia do MercaMIMB, ocorrido nesta terça-feira (23), no Teatro Gregório de Matos (TGM), na Barroquinha, para discutir a produção audiovisual para televisão. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio do programa SalCine, em parceria com o Sebrae, e faz parte da programação da 5ª Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (Mimb).

O painel “Dramaturgia nos Estúdios Globo” foi apresentado pelo diretor de conteúdo dos Estúdios Globo, Alexandre Almeida, que mostrou um pouco dos bastidores da criação de roteiros e a produção de conteúdo dramatúrgico para televisão. O gestor destacou que a emissora recebe projetos de autores que não são contratados pela emissora. “As pessoas podem enviar as ideias, terem um projeto aprovado e se desenvolverem como autores de novela dentro da Globo”, salientou.

Para o palestrante, Salvador é muito rica em talentos culturais. “A Bahia e a capital baiana são celeiros de gente boa na escrita, na música, artes plásticas e em tantos outros movimentos culturais. Aqui é impressionante, por isso, convido as pessoas a escreverem suas histórias. Às vezes, são até histórias que já são conhecidas, mas vem com outros olhares, outros pontos de vista. Invistam nisso”, orientou o diretor, acrescentando que o fomento aos editais em Salvador tem aberto as possibilidades para o mercado audiovisual.

Estímulo – Presente na mesa de abertura, o gestor de Audiovisual da Secult, Felipe Rêgo, afirma que o MercaMimb visa aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros de players e plataformas do segmento, entre eles, canais de TV, distribuidoras, programadoras, coprodutoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional. “A ideia aqui é refletir sobre a criação de espaços para criativos negros, entendendo que seja em filmes, novelas ou séries, precisamos assegurar a participação de profissionais pretos”, frisou.

Iniciado na segunda-feira (22), o MercaMimb também é palco de apresentações de pitchings e consultorias para os produtores negros, indígenas e quilombolas, com participação de representantes do Nordeste Lab, Dia Lab, Globoplay, Projeto Paradiso, Warner Bros. Discovery, Egbé, DocA, Conspiração, Fistaile e Canal Curta.

A programação do MercaMimb será encerrada nesta quarta-feira (24), com a explanação do painel "Como Fomentar Novos Criadores no Cinema e Audiovisual?”, das 17h30 às 19h30, no Centro Cultural da Barroquinha. Os palestrantes são Felipe Dias (SalCine), Helena Klang (Estúdios Globo), Rodrigo Antônio (Ministério da Cultura) e Luciana Santana (Sebrae-BA), com mediação de Daiane Rosário e Claudia Gonçalves.

SalCine – O SalCine é o primeiro programa de desenvolvimento do audiovisual da capital baiana, criado com o objetivo de desenvolver a cadeia de produção, criação e economia do mercado audiovisual, atuando através dos eixos: formação, infraestrutura, financiamento, negócios e institucionalidades e film commission.

“É uma iniciativa que vem para ajudar a posicionar Salvador como um polo de desenvolvimento sustentável. Começamos a trabalhar de forma específica com audiovisual por entender que é uma potência, estamos falando de uma linguagem que atravessa todo mundo. É impensável se construir uma política pública de desenvolvimento sem falar do audiovisual, considerada uma das atividades da economia criativa que mais movimenta dinheiro no mundo”, completou Rêgo.

MIMB – Com exibição de mais de 60 obras de cineastas negras/negros de diversos países, além da realização de oficinas, masterclasses e espaços de debate sobre a produção negra no cinema, a Mimb segue até o final de abril em vários espaços culturais de Salvador.

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A Prefeitura de Salvador iniciou o pagamento dos benefícios de Auxílio Moradia para 81 famílias que passaram pelo acolhimento provisório nas escolas municipais para pessoas preventivamente desalojadas de áreas de risco devido ao acionamento de sirenes da Defesa Civil. Quatro delas também receberam o Auxílio Emergência. Segundo a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), não há mais pessoas abrigadas nas 13 unidades de ensino que servem como abrigo.

“Mesmo com toda a quantidade de chuva que vem caindo sobre a cidade nos últimos dias, não temos recebido solicitações para acolhimento provisório. E, com o objetivo de auxiliar as famílias atingidas pelas consequências das chuvas, estamos trabalhando para que os benefícios sejam liberados no menor prazo de tempo possível. Uma vez que se trata de dinheiro público, temos protocolos a seguir, mas os técnicos seguem de plantão para realizar os pagamentos com brevidade para que as famílias aluguem uma residência e saiam da condição de vulnerabilidade”, afirmou Júnior Magalhães, titular da Sempre.

Os técnicos da secretaria permanecem de prontidão durante todo o período da Operação Chuva. No ato do acolhimento das pessoas desalojadas, são disponibilizados alimentação, kit de limpeza, kit de higiene pessoal e kit dormitório. Os técnicos realizam ainda escuta, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, além de passarem por orientação sociofamiliar. As informações sobre liberação de benefícios podem ser verificadas no site http://www.meubeneficio.salvador.ba.gov.br.

Auxílio Moradia é o benefício socioassistencial, concedido para contribuir para que famílias que residem em imóveis em situação de risco e vulnerabilidade possam alugar uma moradia segura. No valor de R$300, o benefício é pago pelo período estimado pelo laudo da Defesa Civil, que indica a necessidade de afastamento temporário ou definitivo.

Auxílio Emergência é o benefício socioassistencial concedido com o objetivo de garantir aos cidadãos e às famílias que comprovadamente sofreram perdas decorrentes de desastre ou calamidade pública o restabelecimento das condições mínimas de sobrevivência, não excedendo o valor de três salários mínimos vigentes.

Para fins de concessão do benefício emergência aos cidadãos e famílias, as residências atingidas serão identificadas através de laudo emitido por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, pela Defesa Civil ou pela Sempre, devendo esta última analisar os laudos emitidos para a concessão do benefício.

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O atendimento presencial ao público prestado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) será retomado provisoriamente nesta quarta-feira (24) na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Edifício Ouro Preto, Miguel Calmon, 506, Comércio (próximo à Praça das Mãozinhas).

Passam a funcionar no local os setores de Protocolo Geral, para recepção de documentos e acompanhamento de processos, e o de Atendimento ao Público (Setap), que trata de multas de trânsito, defesa, recursos simples, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), apresentação de condutor e solicitação de cópia de processos. Os atendimentos presenciais acontecem das 9h e 16h e é necessário agendamento prévio, feito no site da Transalvador (transalvador.salvador.ba.gov.br).

Os prazos dos processos administrativos serão retomados na sexta-feira (26). No caso das notificações vencidas entre os dias 8 e 25 de abril, os proprietários de veículos terão até o dia 10 de maio caso precisem contestar.

O atendimento presencial na sede da Transalvador, situada nos Barris, teve de ser suspenso desde o dia 8 de abril devido ao desabamento de parte do prédio, em decorrência de um deslocamento de terra.

Defesa online ou pelos Correios - Proprietários de veículos e condutores também poderão apresentar defesa, recursos e fazer apresentação de condutor infrator de maneira virtual ou mandando a documentação pelos Correios. Para os que optarem, podem enviar a correspondência física com a documentação necessária para o endereço Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, bairro Comércio, CEP 40015-010.

Na modalidade on-line, basta fazer um cadastro no site da autarquia (transalvador.salvador.ba.gov.br). Neste caso, toda a documentação poderá ser enviada por meio eletrônico. Para isso, deve clicar no ícone “Multas” e seguir para “Serviços Online”.

É preciso usar o CPF, CNPJ ou passaporte (em caso de estrangeiro) do proprietário do automóvel. Em seguida, preencher o formulário com dados como endereço, e-mail e enviar uma fotografia do condutor segurando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso de veículos que estiverem em nome de pessoas jurídicas, essa foto é dispensável.

Depois de finalizar essa etapa, o condutor terá acesso às notificações que estão em aberto em seu nome. Ele deve clicar na multa que deseja abrir o processo e seguir os procedimentos específicos. Cada tipo de processo requer dados e documentações específicos. Para saber quais, o cidadão deve clicar no ícone “Mais Informações”, que aparece na tela.

O cadastro deve ser feito com os dados do proprietário do automóvel ao qual a notificação está associada. Em relação à apresentação de condutor infrator, além do cadastro do dono do veículo, o condutor infrator também deve ter realizado um cadastro para receber um aviso sobre a transferência das penalidades.

O cadastro do veículo estando no nome de uma pessoa jurídica pode ser feito indicando um sócio/proprietário ou um procurador como representante legal da empresa. O procurador deve representar o sócio/proprietário ou a empresa (neste caso representando todos os sócios/proprietários).

Registro de acidentes – O Setor de Registro de Acidentes de Trânsito (Serat) funciona das 8h às 16h na sede da Gerência de Trânsito da Transalvador, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, no Dique do Tororó, logo após a Arena Fonte Nova, sentido Vale dos Barris. Por enquanto, somente estão sendo feitos no local registros de sinistros com vítima ou para liberação de Boletim de Ocorrência de Acidente Trânsito (BOAT), lavrado por agente no local do acidente. O sistema de registros online de acidente sem vítimas já foi restabelecido, e, neste caso, os cidadãos, caso precisem, devem fazer o procedimento no site.

A consulta a veículos custodiados nos pátios da autarquia pode ser feita via site, clicando no ícone “Veículos Custodiados”, que fica na página inicial do site da Superintendência.

Credenciais para vagas especiais – Foi retomada também a possibilidade de solicitar credenciais para vagas especiais. Idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, em tratamento de doenças crônicas ou com transtorno do espectro autista podem fazer a solicitação diretamente no site da Superintendência.

O cidadão pode acessar o sistema usando o login e senha da plataforma www.gov.br/pt-br ou fazendo um cadastro no próprio sistema da Superintendência. Após acessar o sistema, o solicitante deve enviar, ainda no site, as documentações exigidas para cada caso. Os pedidos já feitos serão analisados gradativamente.

Texto: Ascom/Transalvador

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