Geral

0
0
0
s2sdefault

Cerca de 250 alunos da Escola Municipal da Engomadeira participaram, na tarde desta sexta-feira (19), de uma atividade lúdico-educacional promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Patrulha Escolar. No foco da discussão, cuidados com segurança, respeito, boa convivência e combate ao bullying. 

Na ocasião, os agentes realizaram uma palestra sobre os temas, trabalhando junto aos estudantes a importância de refletir sobre boas práticas dentro e fora de aula. Para a diretora da unidade educacional, Jaciara Nogueira, a parceria é bastante importante diante de dificuldades encontradas envolvendo alunos e familiares.

“Muitas vezes, o papel da família é transferido para a escola. E, por conta disso, precisamos mostrar para essas crianças que é preciso ter respeito com o pai, a mãe, professor, diretor, etc. Aqui, procuramos explicar que bullying hoje em dia é um crime de verdade, e que eles precisam respeitar o outro”, destacou Jaciara.

Miguel Carlos Lisboa, de 9 anos, é aluno do 3⁰ ano e achou a palestra muito interessante. "Gostei muito dessa palestra, porque trouxe muitos exemplos de coisas que eu quero ser e fazer um dia. Eu me inspiro muito nos guardas, achei muito legal a parte da música e toda a atividade”.

A Escola Municipal da Engomadeira é a terceira unidade visitada pela Patrulha neste ano de 2024. No dia 7 de maio, a GCM voltará novamente à unidade para conversar com pais, responsáveis e alunos.

Prevenção – A Patrulha Escolar é um destacamento de agentes da Guarda Civil Municipal em apoio à Secretaria Municipal de Educação (Smed). A unidade é responsável por realizar rondas periódicas nas unidades escolares, promovendo a identificação e prevenção de situações de violência, vandalismo e demais ocorrências que colocam em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar.

Atualmente, o dispositivo conta com 10 viaturas e 40 agentes atuando diariamente à disposição da rede municipal de ensino, realizando palestras educativas e desenvolvendo ações nas escolas com a equipe antibullying. O coordenador do Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da GCM, Ubirajara Azevedo, salientou que a Patrulha Escolar abrange muito mais do que a segurança no ambiente escolar.

“Quando necessário, atuamos de forma ostensiva, mas nossa essência é o patrulhamento comunitário, com foco em uma polícia municipal mais próxima da comunidade e incentivando a não violência e a cultura de paz no ambiente escolar”, lembrou.

Balanço – No ano de 2023, a Patrulha Escolar realizou 9.663 atendimentos, durante 3.079 visitas a unidades da rede municipal de ensino de Salvador. Neste período, foram contabilizadas 80 ocorrências, geralmente manifestadas por meio de depredação do patrimônio, ameaças e vias de fato – relativos a atos de violência debelados pela guarnição.

"Este é um trabalho preventivo, onde o principal objetivo é tornar a convivência dos alunos daquela unidade o mais tranquila possível, através das visitas, palestras, encontros com pais e professores, de forma a minimizar riscos e prevenir problemas", finalizou Azevedo.

Reportagem: Priscila Machado e Eduardo Santos/Secom PMS

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19), de uma Oficina de Automaquiagem. A iniciativa faz parte das ações do programa Agente de Empreendedorismo, do Parque Social.

Na ocasião, foram ensinadas técnicas que ajudam a realçar pontos fortes da beleza do rosto, através da autoaplicação de cosméticos. Além da aula de maquiagem, as participantes também receberam orientações sobre como empreender no ramo da beleza.

Moradora de Cajazeiras V, a dona de casa Rosana dos Santos, de 46 anos, revelou profunda emoção com a iniciativa. “É a primeira vez que faço uma maquiagem na minha vida. Como eu não tenho condições financeiras, além de dedicar meu tempo para cuidar dos meus três filhos especiais, ainda cuidar da casa e trabalhar, essas coisas ficam perdidas. Eu estou encantada com tudo que vi aqui e, principalmente, me sentindo muito bonita, outra mulher”, contou.

A palestrante e empreendedora Simone Pinto classificou a maquiagem como uma ferramenta de resgate da autoestima feminina. “É importante expandir esse conhecimento e acesso para outras mulheres, para que elas possam entender que podem ter sua autoestima resgatada através do autocuidado e da maquiagem. Muitas mulheres ficam inibidas durante o curso, mas quando elas passam uma base ou usam um batom conseguimos perceber o brilho nos olhos e o poder transformador que a maquiagem possui”, explicou.

Durante a apresentação, Simone lembrou ainda da própria trajetória profissional e como empreender abriu novas portas e perspectivas de vida. “Eu era secretária, mas me via muito insatisfeita, principalmente por não ter tempo para minha família. Então saí do conforto de ter um emprego fixo para empreender e não foi nada fácil. Hoje trabalho com a venda de produtos de beleza e, dessa forma, eu consegui mudar de vida e mudar também a vida de muitas outras mulheres”, finalizou.

Agente de Empreendedorismo – O Programa Agente de Empreendedorismo é uma iniciativa de estímulo à cultura empreendedora nas comunidades de Salvador. A tecnologia para o desenvolvimento do programa foi concebida pelo Parque Social, que também é responsável pela cogestão, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com uma proposta de atuação diferenciada e inovadora.

O Agente de Empreendedorismo é formado por parceiros que atuam de forma integrada, constituindo uma rede forte de estímulo ao empreendedorismo nas diversas comunidades da capital baiana, buscando sempre o apoio de outros colaboradores que possam contribuir para o fortalecimento e o êxito das ações.

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador, através das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), realizou nesta sexta-feira (19) o Dia D da Mobilização Saúde na Escola 2024. A atividade faz parte do programa nacional “Semana Saúde na Escola” e ocorreu hoje em 12 escolas da rede municipal. Uma delas foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paroquial de Santana, que promoveu uma exposição educativa sobre higiene bucal, saúde mental, alimentação saudável, combate à prevenção à dengue e violência, além de uma atualização da carteira vacinal das crianças.

De acordo com o gerente executivo da Atenção Primária em Saúde da SMS, Leandro Luz, o objetivo é realizar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos por meio de atividades pedagógicas. Ele ressaltou que a relevância desta ação está ligada à capacidade de aproximação com as crianças nas escolas, muitas vezes carentes de serviços de saúde.

“Essa proximidade é fundamental para garantir o acesso aos cuidados necessários, como a vacinação. Podemos perceber seu impacto pela quantidade de pais fazendo fila aqui hoje para vacinar suas crianças”, destacou.

A professora Maria de Fátima de Jesus levou a filha Lívia, de 5 anos, para ser imunizada na escola. Ela comentou que ao ver o bilhete de vacinação, assinou imediatamente. "É realmente uma facilidade ter a vacina disponível na escola, especialmente para os pais que trabalham e enfrentam dificuldades para levar os filhos para se vacinarem", completou.

Parceria – A diretora do Cmei, Simone Lopes, reforçou a importância da parceria entre educação e saúde para plantar uma “sementinha” preventiva na mente das crianças. “Junto com as professoras, fizemos trabalhos intermitentes dentro da sala adaptados para a faixa etária dos pequenos, como desenhos, murais, teatro de fantoches, contação de histórias, dentre outras brincadeiras interativas que se relacionem com o que eles aprenderam e estimulem sua criatividade”, detalhou.

A dentista da SMS, Angela Torres, explicou que, para abordar o tema da violência e saúde mental, optaram por promover a cultura da paz. "Essa foi a maneira que encontramos de falar de assuntos como racismo e bullying de forma mais leve, destacando a importância do respeito mútuo e abrindo espaço para conversas sobre emoções. Vamos explicar que a paz começa dentro de nós, na nossa capacidade de cuidar do nosso próprio bem-estar", relatou.

Mobilização – O programa “Semana Saúde na Escola” abordou 14 pautas relacionadas à saúde infantil em 168 escolas no município com adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), contando com a ajuda de 181 equipes da SMS e a participação de aproximadamente 55 mil estudantes, entre os dias 8 e 19 de abril.

Reportagem: Iann Jeliel/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 49 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (22). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Técnico de enfermagem do trabalho

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter curso de técnico de enfermagem e especialização na área enfermagem do trabalho, experiência com rotinas administrativas, conhecimento intermediário do pacote office e no sistema SOC.

Salário: R$3.591,00 + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar de limpeza

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar nos turnos: tarde/noite.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 2

Auxiliar de limpeza pesada

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência

Salário: R$1.412,00 + benefícios

Vagas: 1

Ajudante de cozinha (estágio)

Requisitos: Ensino médio cursando 1º ou 2º ano à noite, sem experiência.

Bolsa R$600,00 + transporte

Vagas: 2

Atendente de balcão (estágio)

Requisitos: Ensino médio cursando 1º ou 2º ano à noite, sem experiência.

Bolsa: R$500,00 + transporte

Vagas: 1

Auxiliar de cozinha

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Tecnólogo em Gastronomia (vaga de estágio)

Requisitos: Ensino superior cursando, sem experiência.

alário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar de manutenção predial

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter cursos de: NR-10 e NR-35, Elétrica ou Eletrotécnico.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Operador de loja

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar de estoque

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento pacote office

Salário: R$1.477,00 + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar comercial (vaga de estágio e exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino superior incompleto em Administração ou Gestão Comercial (estar cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência, imprescindível ter conhecimento pacote Office.

Bolsa: R$706,00 + benefícios

Vagas: 2

Técnico instalador de redes

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter CNH B, experiência com instalação, manutenção preventiva e corretiva e reparos de redes de fibra óptica em ambientes residenciais e comerciais.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 5

Supervisor de produção

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter experiência nas áreas ou de serralheria ou metalurgia ou caldeiraria, perfil de liderança e disponibilidade de horário.

Salário: R$1.600,00 + benefícios

Vagas: 1

Auxiliar administrativo (vaga para Jovem Aprendiz)

Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, conforme a Lei do Aprendizado faixa etária 18 a 21 anos, requisitos imprescindíveis: conhecimento pacote Office, vaga para moradores ou que tenham disponibilidade para trabalhar em Camaçari

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Salgadeiro

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.590,00 + benefícios

Vagas: 2

Operador de máquina de coxinha

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.590,00 + benefícios

Vagas: 1

Instalador de fotovoltaico

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável curso eletrotécnico, requisitos imprescindíveis: NR-10, NR-35 e CNH B. Conforme a Nova Lei Trabalhista a contratação será através MEI (Micro Empreendedor Individual)

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1

Serralheiro Mig ou Eletrodo

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade de horário e para viajar.

Salário: R$1.600,00 + benefícios

Vagas: 1

Assistente comercial (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável ter vivência na área de transportes, vaga zoneada para moradores das Granjas Rurais e região.

Salário: R$1.719,00 + benefícios

Vagas: 1

Instalador de película em veículos

Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 2

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 5

Operador de telemarketing ativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em Informática

Salário: R$1.412,00 + benefícios

Vagas: 5

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Alunos do curso de Panificação do projeto Vida Nova Cursos de Qualificação, realizado pela Prefeitura de Salvador em parceria com o Senac Bahia, já estão colocando a mão na massa e produzindo os primeiros pães. As aulas das turmas dos turnos matutino e vespertino começaram na última segunda-feira (15), no Restaurante Popular de Pau da Lima, e seguem até o próximo dia 26.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e vai contar também com turmas de Preparo de Acarajé e Abará (com início a partir de 29 de abril), Comida de Boteco (dia 6 de maio), Acarajé (dia 13 de maio), Cozinha Básica (20 de maio) e Auxiliar de Cozinha (com início em setembro).

A estratégia tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a geração de trabalho, emprego e renda para as famílias assistidas pelos equipamentos socioassistenciais, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) e Centros Especializados em População de Rua (Centros Pop). Os alunos são indicados por essas unidades e serviços para darem início ao curso.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou que o maior objetivo é oferecer às pessoas o acesso ao conhecimento e capacitação para que, assim, possam gerar renda e adquirir autonomia para superar as condições de pobreza e extrema pobreza. “Por isso mesmo, fizemos questão de incluir a entrega de kits, ao final do curso, para iniciar as atividades. Fico muito satisfeito em saber que os alunos das primeiras turmas já começaram a trabalhar, e estão se desenvolvendo. Isso mostra o quanto o trabalho está sendo positivo e assertivo”.

A representante do Senac, Taís Sampaio, relatou que a intenção é que os alunos sejam capacitados e possam empreender e ter uma renda, passando assim por uma transformação de vida. “Temos turmas de panificação, turmas de acarajé e abará, comida de boteco, bombons e trufas, então uma vasta gama de conhecimento da gastronomia para que cada pessoa possa avaliar e identificar o que gosta mais, e aprender tanto a teoria como a prática”.

Receita do sucesso – O professor Vinícius Soares contou que os alunos estão aprendendo sobre os ingredientes que compõem a massa, sobre a técnica da sova e de modelagem, além de aprender também a assar, decorar e apresentar para o cliente final. “A gente também fala sobre empreendedorismo, sobre agregação de valor ao produto, ficha técnica e sobre precificação, pois eles também precisam aprender a vender e a divulgar os produtos”, disse.

Para ele, que já tem experiência na área, a possibilidade de crescimento é imensa. “Aqui a gente não ensina só receita, a gente trabalha com técnica, então não vai ficar enviesado apenas no que aprendeu nas aulas. No momento em que eles aprendem uma receita-base, eles podem fazer uma miríade de produções dentro da casa deles, com as condições que eles têm, entendendo que investir em capital pessoal e investir em si mesmo é a melhor possibilidade de crescimento”, opinou.

“Aos poucos, com o resultado do trabalho deles, eles vão investindo em equipamento, no espaço e podem até formar parceria com os colegas, crescendo juntos, movimentando assim a economia da localidade, a economia da família e melhorando de vida”, acrescentou.

Cristiane Dias, de 42 anos, já começou a empreender com o aprendizado de outro curso da edição anterior do projeto e agora está fazendo o de panificação para ampliar o leque de produtos que oferece. “Eu já estou empreendendo com trufas e bolos de pote e agora estou ganhando esse aprendizado em panificação para trabalhar também nessa área. Além disso, pretendo passar esse aprendizado para outras pessoas”.

Durante as aulas nesta quinta-feira (18), ela fez questão de agradecer pela iniciativa. “A oportunidade que estão nos dando com esse curso é maravilhosa, porque há um tempo atrás eu nunca achei essa oportunidade, então para mim está sendo uma grande experiência e um grande carinho que eu vou levar para a vida toda. O professor é nota 10, a equipe da Prefeitura, o acolhimento que a gente tem aqui no restaurante Popular de Pau da Lima e a coordenação são maravilhosas. Inclusive, eu comecei o curso através do restaurante. Eu vou até o fim e vai ser muito bonito no final”, disse.

A professora aposentada Sandra Verônica Gama revelou que já começou a colocar em prática o aprendizado. “Eu fiz hoje em casa um pão que o professor ensinou e distribuí as imagens para algumas pessoas pelo WhatsApp. A partir dessa divulgação, várias delas disseram que vão querer, porque ficou numa aparência muito boa. Então, eu acho que é uma oportunidade para a gente se sentir feliz e comercializar alguma coisa que realmente vale a pena. Além disso, o professor é excelente. Eu estou extasiada com o quanto ele sabe passar conhecimento e lidar com os alunos. Ele realmente sabe o que está fazendo”.

Edição anterior – Na primeira edição, em 2023, foram disponibilizados 25 cursos, distribuídos em 1.321 vagas em áreas como Desenvolvedor de Aplicativos Móveis, Pedreiro Polivalente, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Pizzaiolo, Produção de Sorvetes e Picolés, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mantenedor de Tablets e Smartphones e Padeiro Confeiteiro, entre outros.

Reportagem: Joice Pinho e Priscila Machado/Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão”, desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural, chega à 2ª edição passando por cinco escolas públicas municipais de Salvador, a partir da segunda-feira (22) até o dia 24 de maio. O objetivo da atividade é contribuir para o desenvolvimento socioeducativo, emocional e inclusão social do público infanto-juvenil, através da contação de histórias e da vivência teatral.

A iniciativa é voltada para jovens estudantes entre 5 e 14 anos e vai percorrer escolas localizadas nos bairros de Pernambués, Mata Escura, Sussuarana, Doron e Narandiba. A expectativa é de que sejam impactadas diretamente cerca de 150 crianças, utilizando a arte como mecanismo de expressão e conhecimento.

Liderado pelas arte-educadoras Ana Mendes e Manu Santiago, o projeto acontece através de exercícios práticos de experimentação cênica que agregam jogos teatrais, contação de histórias, elementos de musicalidade e técnicas de palhaçaria. Tudo sob uma perspectiva lúdica e brincante que tem como objetivo expandir a percepção das crianças sobre a leitura do mundo, aguçando a curiosidade e despertando o interesse dos pequenos pela arte.

“A contação de histórias estimula a imaginação, a criatividade e a oralidade. O teatro contribui para o desenvolvimento cognitivo e a expressividade corporal, e a literatura amplia o olhar sobre as leituras de mundo. Juntamos toda essa bagagem e nosso repertório de pesquisa e montagem do espetáculo ‘Histórias do Mundão’, para reforçar o poder da arte no processo de aprendizagem das crianças”, destaca Manu Santiago, uma das idealizadoras do Chegança Atelier Cultural.

Nesta segunda edição, o projeto se tornará ainda mais democrático ao garantir o acesso à arte para crianças PCDs, bem como com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e distorção idade-série, além de promover acessibilidade com uma professora de Libras junto às práticas de vivência teatral.

“Este projeto permite a potencialização da criatividade e da imaginação da meninada, mas principalmente, abre espaço para a valorização das diferenças e a aproximação coletiva, de forma lúdica e acessível”, explica a líder Ana Mendes.

O projeto Vivência Teatral Contando Histórias do Meu Mundão - 2º Edição foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação:

- Escola Municipal de Pernambués (Pernambués): Dia 22 de abril, das 13h às 17h, e dia 26 de abril, das 8h às 12h.

- Escola Municipal São Miguel (Mata Escura) – Dia 29 de abril, das 13h às 17h, e dia 3 de maio, das 8h às 12h.

- Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo (Sussuarana) – Dia 6 de maio, das 13h às 17h, e dia 10 de maio, das 8h às 12h.

- Cmei Olga Benário (Doron) – Dia 13 de maio, das 13h às 17h, e dia 17 de maio, das 8h às 12h.

- Cmei Álvaro da Franca Rocha (Narandiba) – Dia 20 de maio, das 13h às 17h, e dia 24 de maio, das 8h às 12h.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...