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A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) está trabalhando em esquema de plantão, durante 24 horas, no espaço de 2,6 mil m² da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, para garantir a segurança e conforto de baianos e turistas, que vão curtir os cinco dias do Festival Virada Salvador 2022. O órgão está em fase final dos serviços, que envolvem desde o isolamento da área até a recuperação do piso e limpeza da rede de escoamento pluvial. 

“Uma das tarefas é vistoriar as valas ao redor do parque, onde é feita a contenção para evitar acidentes”, afirmou o titular da Seman, Luciano Sandes, enfatizando o caráter preventivo da operação. A secretaria isolou com tapumes todo o perímetro da festa, além de revisar os dispositivos e a rede de microdrenagem, promovendo a limpeza, jateamento e troca de grelhas. 

Os agentes também fecharam com tapumes 800 metros de área, onde serão ativados os fogos da virada, instalados em local fora da arena. Os pavimentos de paralelepípedos, piso intertravado e concreto do local foram revisados e cerca de dois mil metros quadrados de passeios em pedra portuguesa foram recuperados. 

Foi realizada ainda a poda preventiva dos coqueiros no entorno da Arena, e uma Operação Tapa Buracos especial nas vias de acesso, com uso de 180 toneladas de asfalto.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vistoriou 298 estabelecimentos comerciais de Salvador, durante a Operação Natal 2022. A iniciativa, realizada entre a segunda (19) e a sexta-feira (23), identificou apenas dois estabelecimentos irregulares, que foram notificados por ausência de preço nos produtos.

Para o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, o baixo número de notificações é resultado das ações educativas feitas pelo órgão. “Durante o ano, foram realizadas diversas palestras, capacitações e até notificações educativas. Esse resultado representa a capacidade de adequação dos lojistas soteropolitanos às normas de consumo. Com menos infrações, consumidores e fornecedores ganham”, considerou.

A ação teve como objetivo proteger os consumidores soteropolitanos de possíveis abusos na hora de procurar o presente ideal. O foco deste ano foram as lojas situadas em comércio de rua, a exemplo da Avenida Sete, mas as lojas situadas nos shoppings também passaram por vistoria.

A lojista Diane Oliveira, de 36 anos, trabalha há mais de cinco anos no comércio na Avenida Sete e conta como a fiscalização é importante. “Uma loja sem preço nos produtos deixa o cliente perdido, principalmente quando está cheia. Por isso, procuramos deixar tudo organizado nesta época e com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível, caso o cliente precise”.

Na loja de eletrônicos, o atendente Daniel Silva contou que a fiscalização é fundamental para o trabalho dele. “Deixa o lojista ciente dos deveres e os clientes em alerta sobre seus direitos também, mostrando a forma mais fácil de resolver um problema, caso venha a acontecer. Essa iniciativa da Codecon é nota dez”.

Dicas para o consumidor - A chefe de fiscalização da Codecon, Rose Estrela, dá algumas dicas para os consumidores ficarem sempre atentos. “É sempre bom verificar a política de troca de produtos do estabelecimento, pois os estabelecimentos físicos não são obrigados a realizar a troca do produto se não houver defeito. Por isso, é ideal perguntar ao lojista quais são as condições de troca do local. Além disso, procure exigir a nota fiscal, pois é um documento fundamental para garantir o seu direito e comprovar as condições da mercadoria”.

Outra dica importante é sobre o arrependimento de compras on-line. “Sempre que a contratação dos serviços ou compra de produtos ocorrer via internet, telefone, catálogo ou a domicílio, o consumidor tem o prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto para se arrepender. Os custos da devolução são do vendedor”.

Balanço – Em 2021, dos 235 estabelecimentos vistoriados, 30 estavam irregulares. As notificações foram emitidas por ausência do CDC, ausência de preço, ausência de validade, alvará de funcionamento inacessível e recusa de emissão de nota fiscal. Os estabelecimentos notificados têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa. Em caso de infração grave ou reincidência, um auto de infração é emitido e a multa pode chegar a R$9 milhões.

Denúncia – Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site (www. codecon. salvador. ba. gov. br), portal do Fala Salvador (falasalvador. ba. gov. br) ou central telefônica 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. As orientações podem ser obtidas no número (71) 3202-6270 ou através das redes sociais do órgão, nas páginas @codeconsalvador (Instagram) e Codecon Salvador (Facebook).

 

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Em razão das férias escolares, quando a demanda de usuários é reduzida de forma expressiva, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá suspender, de forma temporária, o atendimento de duas linhas na região de Narandiba. As linhas 1125-01 – Narandiba/Doron/Hospital da Bahia x Rio Vermelho e 1127 – Narandiba/Doron x São Joaquim/Ribeira deixarão de operar durante a partir desta segunda-feira (26) até a primeira semana de fevereiro, retornando junto com as aulas, e os usuários devem ficar atentos às mudanças no atendimento.

Quem utiliza a 1125-01 e tiver como destino o Saboeiro ou a estação de metrô na Avenida Paralela, deve utilizar as linhas 0933 – Doron / Rio das Pedras x Praça da Sé ou 1125 – Narandiba / Doron x Barra R1. Na Estação Imbuí, o usuário pode integrar com o metrô para a Estação Rodoviária e de lá integrar para seu destino.

Para a Avenida Magalhães Neto, o usuário deve integrar, no ponto do Centro Empresarial Iguatemi, com as linhas 0125 – Parque São Cristóvão x Terminal da França ou com a 1158-01 – Terminal Acesso Norte x Estação Imbuí / Stiep. Já quem tem como destino a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, ou o Rio Vermelho deve integrar no ponto em frente à Estação Detran, sentido Iguatemi, com as linhas 1231 – Sussuarana x Barra R2 ou com a 1341 – Estação Pirajá x Barra R2.

Já quem costuma utilizar a linha 1127 e tem como destino a Avenida San Martin ou Ribeira, pode utilizar as linhas 1125 ou a 0933 para integrar com o metrô até o Terminal Acesso Norte, onde deverá utilizar a linha 1145 – Terminal Acesso Norte x Ribeira. Quem tem a Ribeira como destino também pode utilizar as linhas 0218 – Ribeira x Pituba ou 0219 – Ribeira x Rodoviária, ambas partindo da estação Rodoviária.

Já aqueles que desejam ir para o bairro de Pernambués devem utilizar, no Terminal Acesso Norte, a linha 1103 – Alto do Coqueirinho / Pernambués x Terminal Acesso Norte. Agentes da Semob e prepostos das concessionárias estarão na região para orientar os usuários sobre as mudanças.

 

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A capital baiana terá R$164,7 milhões para investir nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social em 2023 através do Projeto Salvador Social II, financiado pelo Banco Mundial. Dentre os projetos contemplados estão o fortalecimento do Sistema de Monitoramento e Avaliação da Educação, a ampliação dos atendimentos domicialres por equipes de saúde e adequação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Coordenado pela Casa Civil, com o apoio da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), as ações do Salvador Social são desenvolvidas pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Saúde (SMS) e Educação (Smed). “Trata-se de um projeto essencial e em proporções nunca antes alcançadas para impulsionar a evolução dos índices sociais da nossa cidade, prioridade da gestão Bruno Reis”, avalia o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.

Qualidade dos serviços – Iniciativa de impacto social da gestão municipal para modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social, o Salvador Social é um investimento de 250 milhões de dólares, financiado pelo Banco Mundial. O projeto está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais.

O Salvador Social conta com dois componentes, sendo que o primeiro fornecerá apoio à implementação das principais ações estratégicas do município nos três setores sociais. Já o segundo componente prestará assistência técnica às secretarias municipais responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas e à Casa Civil, na coordenação e liderança da política e gestão transversais da administração municipal.

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Em clima de festejos natalinos, moradores do bairro de Periperi, no Subúrbio de Salvador, comemoram a inauguração do novo campo de futebol de grama sintética da Praça da Sol, na Rua da Glória. A Arena Digo Brunelli, que leva o nome de um antigo morador e um dos grandes incentivadores do espaço, foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, na manhã deste sábado (24), após passar por diversas melhorias. O investimento foi de R$514 mil.

O espaço esportivo é um dos atrativos mais demandados pela população local para partidas e torneios de futebol, estimulando a modalidade esportiva entre jovens e adultos. Os serviços feitos pela Prefeitura envolveram nivelamento do piso, colocação de brita graduada, de manta, gramado sintético, areia e borrachinhas de amortecedores.

“É com muita alegria que venho aqui celebrar parte do Natal aqui no Subúrbio com a entrega deste campo da Praça do Sol, que passa a se chamar Arena Digo Brunelli, a pedido dos próprios moradores. Esse equipamento aqui reflete a diferença da cidade do presente para a do passado. Esse campo estava todo acabado. Hoje a realidade dele é iluminação em LED, grama e tela de proteção, entre outros atrativos”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou que 80% dos recursos municipais são investidos nas áreas mais carentes de Salvador. Somente na em Periperi, foram realizadas obras como o Conjunto Habitacional Guerreira Zeferina, requalificação do Canal do Paraguari, nova drenagem e urbanização do Recanto da Urbis com a Rua Daiane Matos – obra mais votada pelos moradores através do programa Ouvindo Nosso Bairro. Em breve, será iniciada a construção de mais um empreendimento habitacional com 200 unidades, entre Vista Alegre e Periperi – e a requalificação do trecho de orla entre Itacaranha e Escada.

Sonho realizado – Nascido no bairro, o aposentado Nei Brunelli, 60 anos, irmão do homenageado, revelou que a intervenção era um desejo antigo dos moradores. “A comunidade está muito agradecida com essa intervenção. O campo era de barro e, quando chovia, a gente não conseguia brincar, era muita lama. Agora o baba vai ter muito mais qualidade. Aqui tem três escolinhas de futebol, que ajudam a tirar as crianças e jovens da rua e incentivam o esporte. Além disso, as escolas também vão poder utilizar o espaço para educação física e demais atividades. Foi uma ação muito boa”, relatou.

Para Elissandro Florindo, a Arena Digo Brunelli é um presente de Natal e aniversário antecipado – ele completa 42 anos neste domingo (25). “Esse campo tem uma representatividade muito grande para a comunidade. O espaço sempre foi mantido por moradores antigos, tinha outra estrutura, e vai ajudar a dar mais oportunidade às crianças e jovens aqui ingressarem no esporte. O futuro chegou”, declarou Florindo, que é presidente da Liga Desportiva da Praça do Sol.

“Hoje, véspera de Natal, é uma data muito especial e simbólica para presentear a população com a entrega deste equipamento esportivo e de lazer. Temos a certeza de que este será um ponto de encontro e convívio para pessoas de todas as idades, onde as famílias se sentirão à vontade para frequentar. Será também um espaço que irá fortalecer vínculos sociais e comunitários, além de receber cada vez mais competições locais”, destacou o titular da Sempre.

Balanço – Atualmente, a capital baiana soma 22 campos municipais com grama sintética. Outros 71 equipamentos estão passando por obras e mais de 500 espaços esportivos públicos do tipo, incluindo quadras poliesportivas, foram reformados ou construídos.

 

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O verão chegou com tudo em Salvador e a Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar) ampliou o efetivo nas praias da cidade, com os novos agentes aprovados no último concurso, promovido pela Prefeitura. Eles vão atuar na faixa de areia que compreende do Jardim de Alah até Ipitanga, área que conta com a cobertura do órgão. 

Aos 29 anos, o salva-vidas André Conceição contou que a expectativa é bastante alta para começar a atuar. “Passei por um treinamento para estar totalmente preparado para o verão, quando os turistas e cidadãos estão mais presentes nas praias. Pretendo servir da melhor forma, atendendo às demandas da população".

Também iniciando na função, Cleiton Santiago, de 34 anos, diz que a expectativa é a melhor possível. “Depois do treinamento de quase dois meses, tanto de praia como de piscina, e também primeiros socorros, estou pronto para realizar um trabalho de excelência, capacitado e treinado para os salvamentos”. 

Para o coordenador da Salvamar, Kailane Dantas, a chegada dos 15 novos servidores é essencial para a cidade. “A gente consegue trazer para os cidadãos uma segurança melhor nas praias. Todos passaram dois meses em preparação, trabalhando todos os finais de semana, para que estivessem aptos para atuar junto com os demais agentes”.

Cuidados nas praias – Dantas faz questão de destacar a necessidade de o banhista respeitar as normas da Salvamar para uso da praia. Primeiramente, ao chegar ao local, é recomendável procurar um posto com salva-vidas, para informações sobre o melhor lugar para o banho, locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno. “A maioria dos afogamentos pode ser evitada. É importante que os banhistas evitem as áreas sinalizadas com a bandeira vermelha”, destaca.

O coordenador também salienta outro cuidado importante, que é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Outro alerta é com as crianças, que facilmente se distraem e afastam-se dos adultos. Neste final de semana, três pequenos se perderam dos responsáveis e foram localizados pela Salvamar. “É essencial não descuidar das crianças, pois o mínimo de distração pode ser fatal. Por isso, é importante manter o olhar fixo neles, sempre por perto, para evitar que se percam e, mais que isso, uma possível ida deles sozinhos ao mar”, destaca.

Aprovação – Militar da reserva, o mineiro José Sérgio Bandeira, de 62 anos, está visitando a cidade e aprovou a presença dos salva-vidas nas praias. “É muito melhor a praia com essa segurança a mais. Estava aqui olhando meu filho, mas quando vi os agentes, me senti mais seguro. Eles brincam no mar e eu fico mais tranquilo”.

A militar reformada da Aeronáutica Nancy Santana, de 63 anos, é moradora de Salvador e também achou positiva a chegada dos novos agentes e a presença deles nas praias. “Em locais de mar aberto, eu prefiro praias com salva-vidas. Certamente dá muito mais segurança porque, por mais experiente que a gente seja, com preparo físico, não dá para comparar a capacidade de um agente de salvamento, ainda mais em locais com muitas crianças, porque, mesmo que não seja filho da gente, a gente se preocupa”.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

 

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