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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 92 vagas de emprego em Salvador para esta terça-feira (30). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.


Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Açougueiro
Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 16

Atendente de padaria
Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 10

Repositor de frios
Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 15

Auxiliar de manutenção predial (temporária de 365 dias)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter curso de NR-10 e NR-35.
Salário: R$ 1.462,47 + benefícios
Vagas: 1

Consultor de vendas
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A e B, ter moto.
Salário: R$1.600,00 + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de confeiteiro
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter experiência com preparação de salgados, doces, tortas, bolos e sobremesas e disponibilidade para trabalhar no Litoral Norte.
Salário: R$1.437,00 + benefícios
Vagas: 1

Assistente de vendas (vaga para Jovem Aprendiz)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento pacote office, disponibilidade para trabalhar à tarde e conforme a Lei do Aprendizado faixa etária 19 a 21 anos.
Salário: Bolsa a combinar + benefícios
Vagas: 2

Analista de planejamento orçamentário sênior
Requisitos: Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Economia, Gestão Financeira ou áreas afins, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter conhecimento em Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), business intelligence (BI), EBITDA – Earnings before interest, indicadores Econômicos e Financeiros, Excel Avançado e conhecer de custos e formação de preços.
Salário: R$4.417,29 + benefícios
Vagas: 1

Repositor de balcão de frios
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável ter curso na área.
Salário: R$1.511,00 + benefícios
Vagas: 1

Representante comercial autônomo
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência com vendas, requisitos imprescindíveis: ter CNH B. Conforme Nova Lei Trabalhista a forma de contratação será por MEI.
Salário: Comissão
Vagas: 5

Empacotador de mercadoria (vaga para primeiro emprego)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para pegar peso e de horário.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 3

Mecânico de automóveis
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Cozinheiro líder
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter curso no SENAC e perfil de liderança.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Padeiro
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 3

Auxiliar de manutenção predial
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter CNH B e disponibilidade para viajar.
Salário: R$1.500,00 + benefícios
Vagas: 2

Auxiliar de barman
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade total de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Cumim
Requisitos: Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade total de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Atendente de bar e restaurante
Requisitos: Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade total de horário.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 1

Confeiteiro (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
Salário: R$ 1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Auxiliar de cozinha
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite e para pegar peso.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 1

Técnico instalador de redes de internet
Requisitos: Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter CNH B, experiência com instalação, manutenção preventiva e corretiva e reparos de redes de fibra óptica de internet em ambientes residenciais e comerciais.
Salário: A combinar + benefícios
Vagas: 5

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio incompleto, sem experiência.
Salário: R$ 1.412,00 + benefícios
Vagas: 5

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio incompleto, sem experiência.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 4

Assistente de atendimento (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter conhecimento de informática.
Salário: R$1.900,00 + benefícios
Vagas: 5

Operador de telemarketing ativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em Informática.
Salário: R$1.412,00 + benefícios
Vagas: 5

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), vem intensificando o trabalho preventivo realizado pela pasta na cidade. A intenção é minimizar os transtornos provocados pelas chuvas que atingem a capital desde o início do mês de abril.

São ações contínuas de conservação e restauração dos sistemas de micro e macrodrenagem, que incluem atividades como limpeza manual e hidrojateamento mecânico, substituição de trechos danificados, além da limpeza e dragagem dos canais urbanos. Conforme números registrados pela Seman, desde o início do ano até o final de março, 33 canais já foram alvo de intervenções, totalizando quase dez quilômetros. O pico de atividade ocorreu em fevereiro, com 11 canais beneficiados.

O titular da pasta, Lázaro Jezler, enfatizou a importância desse trabalho preventivo, destacando que, de janeiro a março, mais de 130 mil metros de rede foram limpos e desobstruídos, preparando a cidade para a temporada chuvosa. "A ação preventiva é crucial para nós. Com a chegada das chuvas em abril, todas as equipes da Prefeitura redobraram seus esforços. Sem essa abordagem preventiva, não estaríamos preparados para lidar com a situação", declarou o secretário.

Além disso, a Seman está empenhada em serviços de poda de árvores, limpeza de palmáceas e remoção de vegetação com risco iminente de queda.

Sujeira nas ruas – Jezler também ressaltou a necessidade de evitar o descarte inadequado de lixo nas vias públicas, alertando que isso pode obstruir o sistema de drenagem e causar alagamentos. Ele solicitou a colaboração da população para que o lixo seja depositado nos horários adequados, evitando complicações durante as chuvas.

"É essencial manter as caixas de captação limpas. Embora seja comum encontrar areia, materiais como plástico e garrafas PET podem obstruir o sistema, causando alagamentos. Contamos com a colaboração da população não apenas para evitar o descarte inadequado de lixo, mas também para fazê-lo nos horários corretos, já que a equipe da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) realiza a coleta nesses períodos", alertou.

Plantão – A equipe da Seman está trabalhando 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. "Intensificamos ainda mais nossos esforços, com atendimento durante a noite. Em caso de emergência, por favor, entre em contato com a Codesal (Defesa Civil de Salvador), ligando para o número 199. Para outras demandas, estamos prontos para agir imediatamente através do número 156", completou.

Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS

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A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), passa a integrar nesta segunda-feira (29) a plataforma Salvador Digital, oferecendo serviços on-line com o objetivo de otimizar o atendimento aos autorizatários. Agora, é possível emitir documentos e agendar serviços pelo novo sistema.

O acesso pode ser feito por qualquer celular, computador ou tablet, através do site (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) de forma gratuita, sendo necessário apenas ter cadastro na plataforma gov.br. Com a medida, o antigo portal Hora Marcada Mobilidade foi desativado e os autorizatários devem utilizar a nova ferramenta para agendar serviços presenciais.

Os usuários poderão solicitar e receber os seguintes documentos sem precisar se locomover: Certidão do Sistema de Táxi e Transportes Especiais, Declaração para isenção de IPI e ICMS, Inscrição de Condutor Auxiliar – Táxi e Escolar, Renovação de Cartão de Identificação do Autorizatário e Condutor Auxiliar – Táxi, Escolar e Mototáxi e Baixa do Condutor Auxiliar.

Para o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, com parte dos serviços on-line, o atendimento deve funcionar de forma mais prática. "Antes, o serviço era feito somente de forma presencial e muitos autorizatários precisavam se deslocar de bairros distantes para conseguir ter acesso a um documento. Agora será mais otimizado, rápido e sem precisar sair de casa", afirmou.

Os autorizatários ainda podem solicitar, através do Salvador Digital, as seguintes solicitações: Transferência (Táxi e Escolar), Ingresso (Escolar e Turismo), Emplacamento Particular (baixa do veículo no sistema), Substituição de Veículo, Inclusão de mais um veículo no Transporte Escolar e Inspeção de Veículo (vistoria). Em caso de dúvidas os usuários podem entrar em contato com a Cotae através do telefone (71) 3202-9255, ou procurar atendimento presencial. Os demais serviços continuam sendo ofertados de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

 

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O desfile do Cortejo Afro e a roda de conversa sobre o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos” foram destaques na Bienal do Livro 2024, nesta segunda-feira (29). A atividade aconteceu no Stand Casa das Histórias, um dos espaços que contempla a programação da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM). A Bienal segue até quarta-feira (1º), no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio.

O bate-papo mediado pelo subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Walter Júnior Pinto teve a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, a estilista Goya Lopes e o artista plástico Alberto Pita. “Temos observado a fotografia, as ilustrações dos livros e hoje, nesse bate-papo supercaloroso, a gente abordou a linguagem no corpo. Estamos com esse trio e suas trajetórias de vida que traz muita representatividade enquanto artistas”, salientou.

Os convidados do debate foram unânimes em pontuar a ligação entre a moda e literatura no processo de criação e encantaram o público ao discorrerem sobre o tema. Antes de entoar o vozeirão no comando do Cortejo Afro, o multiartista Aloísio Menezes fez questão de assistir o debate da roda de conversa.

“Ouvindo o papo de Goya, Pita e Renato passou uma história em minha cabeça. Lembro que antigamente a gente não valorizava o que era feito aqui. E hoje isso acabou. Somos altamente criativos. A Bahia produz, cria e exporta para o mundo. Fico muito orgulhoso de estar aqui sentado hoje nessa roda de conversa ouvindo esses três grandes artistas”, afirmou.

Entusiasta e estudiosa da cultura soteropolitana, a administradora Carina Tinoco, 54 anos, também marcou presença no público que prestigiou o encontro. “A ideia dessa roda é fantástica, não só por trazer esses profissionais que são referências naquilo que fazem, mas pela proposta de abordar a escrita através do corpo. O que vestimos é o que escolhemos para nos representar, levamos as pessoas a reflexões. A forma de vestir é afirmação. Estou amando”, disse.

Sucesso – Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, que acompanha a Bienal desde a abertura, na sexta-feira (26), o evento literário é um sucesso absoluto. “Chegamos ao quarto dia hoje com o Centro de Convenções lotado, com um público muito grande de crianças e adolescentes. Falar e fomentar leitura nessa era tão tecnológica é fundamental. A Bienal é espaço para esse debate”, frisa.

Além do Stand Casa das Histórias, a programação com dinâmicas, ações socioculturais e educativas acontece em mais dois espaços dentro da Bienal: o Espaço Infantil e o Café Literário.

Confira a programação dos próximos dias:

Stand Casa das Histórias

Terça-feira (30)
9h às 11h - Produções de Editoras Independentes com professoras da Unifacs, Editora Usina de Textos – Paulinas e Futuca Cuca Editora Escritório de Histórias.

19h – Imagem dos livros – Encontro dos ilustradores da Casa das Editoras Baianas para falar sobre a profissão, com participação de Aline Terranova, ilustradora que cedeu os direitos autorais para uso da imagem do Boca de Brasa, Gregório de Mattos.

Quarta-feira (1º)
10h – Lançamento do Programa Turismo Inclusivo da Diretoria de Turismo (Ditur - Secult) e apresentação do guia turístico em braile.

Espaço Infantil

Terça-feira (30)
13h – Palhaço Tiziu faz apresentação com brincadeiras e histórias animadas, baseadas no livro “As Aventuras e Travessuras no 2 de Julho”.

Quarta-feira (1°)
12h – Biblioterapia com dinâmica de história e montagem de mosaico (colagem em papel ofício), alinhada com os temas transversais contemporâneos, com curadoria literária de Francineide Souza e Deborah Miranda.

Café Literário

Terça-feira (30)
14h – Roda de Conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo - Ano IV.

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A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (29) duas contenções de encosta, na Rua Pedro Ivo e na Avenida Teles, nas no bairro da Caixa D’Água, proporcionando mais segurança e tranquilidade para os cerca de 100 moradores que vivem nesta região. O prefeito Bruno Reis esteve no local para inaugurar as intervenções, que visam evitar que ocorram deslizamentos de terra na região, sobretudo nos períodos mais chuvosos.

Construída pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a contenção da Pedro Ivo possui 776 metros quadrados de área em solo grampeado, sarjeta e drenagem. Já a proteção feita na Avenida Teles, também em solo grampeado e pela mesma autarquia, possui 401 metros quadrados e incluiu construção de passeio, mureta e recuperação de escadaria. O investimento total foi de R$ 2,2 milhões.

Bruno Reis disse que a Prefeitura já realizou em 10 anos 507 obras de proteção de encostas, entre contenções e geomantas, num investimento de mais de R$ 400 milhões. “São essas obras que estão fazendo com que a nossa cidade fique mais segura para enfrentar o período das chuvas. Neste mês de abril já choveu 804 milímetros em Salvador. É a maior chuva dos últimos 40 anos, e a cidade resistiu graças a obras como essa”, disse.

“Essas obras estão trazendo segurança e tranquilidade para as pessoas que moram tanto na parte de cima da encosta como na parte de baixo. Agora, elas podem ter noites de sono tranquilas. É um fato, Salvador está muito mais resiliente. Sim, ainda temos pontos de alagamentos em algumas áreas, principalmente em locais abaixo de barragens ou que foram aterrados, mas avançamos muito, resolvendo alagamentos em vias históricas da cidade. Mas a nossa prioridade sempre foi essa aqui: obras de contenção. Salvar vidas, evitar mortes”, completou o prefeito.

A vendedora Joesilda Pereira Santos, 49 anos, mora sob a encosta da Pedro Ivo há 38 anos. No passado, ela foi vítima de um deslizamento, quando o barro invadiu o fundo da sua casa, o que a fez perder móveis e eletrodomésticos. “Minha situação aqui era feia demais. Eu digo a você que não dormia, não tinha paz, na verdade ninguém na minha casa tinha paz. Meu filho de 10 anos, Enzo, ficava preocupado, dizendo ‘minha mãe, vá olhar o fundo pra ver como é que tá’. Encharcava tudo a casa inverno”, contou.

Sua casa foi diretamente beneficiada pela encosta, criando até um espaço seguro de lazer nos fundos. “Pense aí numa tranquilidade, num sono de paz agora meu. Pode cair toró, trovoada, não vou ter a menor preocupação. Só agradecimento, primeiro a Deus, que iluminou a cabeça do povo da Prefeitura. E é só alegria agora, só felicidade. Todo mundo tá me cobrando fazer um churrasco aí no fundo, vou ter que fazer aqui para a inauguração”, comemorou Joesilda.

Preparação - Bruno Reis disse que a Prefeitura antecipou uma série de ações em preparação às chuvas, sabendo que neste ano o inverno seria mais intenso, já que no verão fez muito calor. “Desde a poda de árvores, em parceria com a Coelba, daquelas que estão entre os fios de alta atenção, à limpeza dos canais e das redes de drenagem. Aceleramos as obras de encostas que estavam em curso e iniciamos outras. Além disso, já passamos da casa de 1,5 mil escadas drenantes que construímos e reconstruímos em Salvador nos últimos três anos”, disse.

“Então, esse conjunto de ações faz com que a cidade esteja mais forte e mais resistente. Ah, prefeito, você está assegurando que a cidade está imune aos fenômenos da natureza? Não, não se brinca com os fenômenos da natureza, nós estamos vendo eles cada vez mais intensos por conta das mudanças climáticas. Porém é um fato, uma constatação, Salvador está mais resiliente, mais preparada”, completou Bruno Reis.

Antes de iniciar uma obra de contenção de encostas, como a que ocorreu na Rua Pedro Ivo, o terreno do talude passa por um processo de limpeza, que envolve remoção de lixo e entulhos, além de corte, caso haja necessidade.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) faz a avaliação completa da área de risco, e a Sucop também realiza vistoria cautelar antes da contratação do projeto, efetuando estudo de topografia para averiguar inclinação, tipo de solo do talude, assim como sondagem sobre qual a contenção será executada.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas nesse tipo de intervenção, tais como alvenaria de pedra, muro de arrimo, cortina atirantada e solo grampeado. Nesta última, como sugere o nome, há grampos de aço colocados no terreno, e o concreto é projetado numa espécie de tela de ferragens.

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

 

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O Escritório Público de Engenharia e Arquitetura já atendeu mais de 6 mil famílias de baixa renda de Salvador. Situada na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), no Comércio, a estrutura oferece assistência técnica gratuita para elaboração de projetos arquitetônicos de construção, ampliação e reforma de imóveis. O local conta com equipe formada por engenheiro, arquitetos, urbanistas, assistente social e técnicos-administrativos.

Em tempos chuvosos, a Prefeitura alerta para os riscos das construções irregulares, e destaca o importante trabalho do Escritório Público para a diminuição da informalidade das construções na cidade. Moradora da Rua São Salvador, no bairro da Liberdade, Iara Silva, 42 anos, é uma das beneficiadas pelos serviços disponibilizados. Com seu imóvel em fase de construção, ela resolveu buscar orientação quando deu início a uma obra para erguer a laje.

“Quando fui construí-la, recebi a dica de um vizinho para procurar o órgão público. Com certeza foi a melhor coisa que fiz. Fui muito bem acolhida e orientada para dar continuidade a minha obra. Abriram meu processo e estão me ajudando a resolver tudo”, afirma a funcionária de serviços gerais.

Além de atuar na preparação do projeto de engenharia e arquitetura juntamente com os beneficiários, os atendimentos prestados também envolvem cadastro para regularização de edificações construídas, análise de documentação pertinente a trâmites burocráticos, atendimento social com triagem e encaminhamento a outros órgãos públicos.

Funcionamento - A unidade funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. No local, é necessário apresentar RG, CPF, documento de propriedade (escritura registrada em cartório de imóveis, contrato de compra e venda ou IPTU cadastrado há mais de cinco anos), comprovantes de residência e de renda.

De acordo com o secretário da Seinfra, Francisco Torreão, o programa é de fundamental importância na preservação de vidas. “Com assistência técnica adequada, podemos contribuir na redução do número de imóveis construídos de forma irregular e que podem ocasionar tragédias. Além desse alcance que objetiva a preservação de vidas, o programa é referência para outras ações semelhantes em outras cidades do país”, pontuou.

Lei e critérios – O Escritório Público de Engenharia e Arquitetura atende às recomendações da Lei Federal nº 10. 257/2001 - Estatuto da Cidade, antes mesmo da oferta de assistência técnica se tornar obrigatória através da pela Lei Federal nº 11.888/08 - Lei de Assistência Técnica, que “assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia previsto na Constituição Federal”.

O público-alvo do escritório é a população de baixa renda de Salvador, cujo ganho familiar mensal é de até três salários mínimos. Os atendimentos funcionam sob alguns critérios. Por exemplo, a edificação do requerente deve ter limite de área construída total de até 70 m², enquanto o terreno deve abranger área de até 125 m².

O imóvel também deve possuir gabarito - isto é, altura máxima entre o pavimento térreo e o nível da cobertura - de até nove metros. O escritório não atende a imóveis inseridos em Zona de Proteção Ambiental (ZPAM) ou aqueles inseridos em áreas de risco cadastradas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A execução da obra é de responsabilidade do requerente, que precisa ter um responsável técnico pela sua intervenção.

 

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