0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), deu início a um amplo programa de recuperação de passarelas, contemplando 18 equipamentos que demandavam intervenções imediatas.

A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), deu início a um amplo programa de recuperação de passarelas, contemplando 18 equipamentos que demandavam intervenções imediatas pelo acentuado estado de deterioração. O diagnóstico da situação desses equipamentos foi feito ainda no ano passado, quando foram elencadas as prioridades. Durante o estudo, foi identificado ainda que das 32 passarelas que atendiam aos pedestres no ano passado nenhuma havia sido contemplada por manutenção preventiva desde sua implantação. O investimento nesse programa de recuperação será de R$ 6,4 milhões.

Como prioritárias foram identificadas as passarelas da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), na altura da concessionária Revisa, da Avenida ACM, nas imediações do Detran-BA, e a do Chame-Chame. Por esse motivo, o prefeito ACM Neto assinou em julho ordem de serviço para início imediato para recuperação desses equipamentos. As intervenções na passarela do Iguatemi tiveram de ser antecipadas devido à ação de vândalos, que provocaram problemas na estrutura dos pisos, comprometendo a segurança de pedestres. Para afastar riscos, foram implantadas placas de metal provisórias até que a substituição do piso seja concluída.

Nas passarelas das avenidas Bonocô e ACM, as intervenções começaram internamente, no pátio da Desal, sendo que na primeira as ações já estão sendo executadas in loco, com benefícios sentidos desde então pelos moradores da região. No caso da passarela do Iguatemi, todos os pisos que serão substituídos estão prontos e serão implantados quando for fechado um plano operacional com a Transalvador, já que o procedimento só pode ser viabilizado com a interdição parcial do tráfego de veículos. Nessa semana começa também a implantação de câmeras de segurança na passarela do Iguatemi com o objetivo de evitar novos casos de vandalismo.

Entre as melhorias nos equipamentos estão substituição total dos pisos desgastados e recuperação das estruturas metálicas. Os pisos que são retirados não são reaproveitados. Grande parte das estruturas é feita no pátio da Desal, o que diminui os transtornos, ficando para realização no local apenas rejuntamento, solda e acabamentos finais. E, à medida que as obras forem executadas, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação, fará a substituição das luminárias de vapor de sódio por metálicas – de tom branco –, aumentando a sensação de segurança.

De acordo com Marcílio Bastos, presidente da Desal, antes de iniciar a recuperação in loco, as partes comprometidas passam por encamisamento, um processo de reforço do material, aumentando sua vida útil, preparando-os para recolocação. “Nosso objetivo é estabelecer, de uma vez por todas, a prática da manutenção preventiva nos equipamentos para evitar danos aos pedestres e promover economia na recuperação das passarelas. É importante também que todos saibam que não podemos colocar em campo várias frentes simultâneas de trabalho porque as obras implicam em interdição parcial do trânsito”, explica Bastos.

Também estão previstas no programa de recuperação outras passarelas da Avenida ACM (Hospital Teresa de Lisieux e Centro Empresarial Iguatemi), Avenida Bonocô (na altura das concessionárias Cresauto, Novo Tempo e da loja Casa Eloy), Chame-Chame, Imbuí, Avenida Vasco da Gama (na altura da Perini e do Posto São Jorge), Vale dos Barris, CAB, Avenida Carybé, Avenida Luis Viana Filho (nas imediações do Extra Paralela e Estação Mussurunga). A passarela próxima ao Hospital Sarah também estava prevista no conjunto de intervenções, mas as ações foram executadas através de uma parceria com o Salvador Shopping.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...