0
0
0
s2sdefault

Após dois meses em Salvador, a exposição itinerante do Itaú Cultural "A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira" se despede da cidade, deixando saudade e boas lembranças. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra, de cunho poético, trata da saudade, personificada na obra de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros ou que desenvolveram o seu trabalho no país. São 123 obras produzidas da década de 1930 a 2014, de autoria de 36 artistas, como os emblemáticos Alcir Lacerda e Gilvan Barreto e os baianos Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade e Voltaire Fraga.

Para quem ainda não conseguiu prestigiar, a mostra fica em cartaz até 11 de dezembro, de quarta a domingo, das 14h às 19h. A montagem da exposição em Salvador foi resultado da parceria com a Fundação Gregório de Mattos. O Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha abriram as portas da Galeria da Cidade e da Juarez Paraíso para o público prestigiar a exposição. Reunidos na Galeria da Cidade estão 110 trabalhos de artistas contemporâneos e de outros representativos na produção fotográfica do país, como Alcir Lacerda, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e Márcio Távora. Na Galeria Juarez Paraíso, há 13 obras pertencentes ao acervo do Itaú Cultural e outras fotos selecionadas pelo curador durante a pesquisa para a exposição, exibidas em formato de vídeo-projeção.

“A Arte da Lembrança convida o espectador a iniciar um percurso singular em um espaço de associação de ideias onde se juntam as experiências sensíveis que detemos do mundo”, observa o curador. Pernambucano, poeta, fotógrafo e ex-curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, ele ganhou, em 2014, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela exposição "Retumbante Natureza Humanizada", realizada no Sesc Pinheiros com fotos de Luiz Braga, um dos participantes de "A Arte da Lembrança".

SERVIÇO

A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira
Visitação: de 12 de outubro a 11 de dezembro
De quarta-feira a domingo, das 14h às 19h
Entrada gratuita
Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos
Praça Castro Alves, s/n, Centro – Salvador, BA
Tel.: 71 3202-7888
Galeria Juarez Paraíso – Espaço Cultural da Barroquinha
Rua do Couro, s/n, Barroquinha – Salvador, BA
Tel.: 71 3202-7880

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...