0
0
0
s2sdefault

O Plano inclinado Gonçalves, na Praça da Sé, volta a funcionar na próxima segunda-feira (22), após três meses paralisado para manutenção e reforma completas. O ascensor, que é um dos principais meios de transporte entre a Praça da Sé e o bairro do Comércio, irá operar de forma assistida durante 30 dias para fase de teste dos novos motores, num investimento total de R$1,4 milhão. O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, estará à disposição da imprensa no local a partir das 9h.

Em fevereiro de 2014, o equipamento foi reaberto após a recuperação total dos dois bondes, serviço de contenção do talude da encosta e reforma do 18º Batalhão da Polícia Militar, instalado no local. Além disso, houve remodelamento de peças como motores e caixas de comando. Na reforma deste ano, para garantir mais conforto e segurança aos usuários, bem como prestar um serviço de mais qualidade, o ascensor foi modernizado, e agora conta com dois novos motores, e não mais os antigos, e parte elétrica renovada.

A reforma do equipamento contemplou ainda a substituição dos quadros de máquinas, de comando e dois novos painéis de operação de controle. Toda a fiação elétrica foi substituída por cabos de potência. Os geradores foram trocados, além da modernização dos bondes, com troca de sistema de portas. O sistema de linhas aéreas foi trocado por cabos de manobras e a subestação foi totalmente requalificada. Outras novidades são os novos sistemas de luz de emergência e de intercomunicação entre bondes e casa de máquinas.

A segurança dos usuários foi outro ponto reforçado com a instalação de um sistema abaixo dos bondes e freios nos chassis, além da instalação de delimitador de velocidade, que ativará o freio em caso de excesso. O sistema anti-capotagem vai alinhar as cabines em movimento. Houve ainda a implantação de equipamentos de acessibilidade, como revestimentos, comunicação visual adaptada e piso tátil.

O plano, que atualmente tem capacidade para atender até dez mil pessoas por dia, vai voltar a operar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...