Como parte das ações que celebram o Novembro Negro, a Prefeitura promove na próxima terça (21) e quarta-feira (22) uma programação especial que inclui diálogos e orientações para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As discussões ocorrem no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores do SUS (Cefort), no Complexo Municipal de Saúde Dr. Clementino Fraga, próximo ao Dique do Tororó.

Na terça, após abertura às 13h30, haverá uma mesa redonda sobre "Os Novos Olhares para a Saúde da Comunidade Quilombola de Ilha de Maré". O evento segue até as 17h, com outras discussões sobre as comunidades quilombolas e a atenção primária à saúde. Na quarta-feira, a promotora do Ministério Público da Bahia Lívia Vaz apresenta uma palestra sobre as "Estratégias para Denúncias de Racismo". O evento se encerra às 17h com uma apresentação de capoeira da Associação de Cultura Negra Luta Camará Capoeira.

As ações promovidas pela SMS seguem os princípios da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que tem como premissa fazer com que os profissionais de saúde entendam que o racismo, a desigualdade étnico-racial e o racismo institucional influenciam nas condições de saúde da população negra. Um dos resultados positivos destas ações é o aumento do preenchimento do quesito raça/cor na ficha de notificação do Ministério da Saúde. Esse preenchimento é importante para melhorar o planejamento da saúde e adoção de intervenções nestas comunidades.