A população de Salvador ganhou mais um centro de referência na área de saúde bucal, nesta quarta-feira (8), com a nova Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó. O local passou por uma ampla requalificação, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e a cerimônia de entrega contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, dentre outras autoridades e técnicos da unidade.

Após três meses de reforma estrutural, que conferiu mais conforto e segurança aos usuários, a UAO volta a atender à população com consultas de urgência 24h e tratamentos diversos. A média mensal de atendimento é de aproximadamente 2.100 pacientes. A reforma foi a primeira grande intervenção realizada no local em 18 anos. Foram promovidas melhorias na infraestrutura e nos equipamentos utilizados.

O equipamento fica localizado na Avenida Vasco da Gama, 224, nas proximidades do restaurante Pimenta Calabresa. O serviço funciona como um ponto de apoio às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Existente desde a década de 1960, oferece serviço de urgência odontológica para casos como fratura, hemorragia e qualquer quadro que necessite de atendimento imediato. O corpo técnico conta com 20 odontólogos, trabalhando em turnos de domingo a domingo, 24 horas por dia.

O prefeito declarou que, com a recuperação do UAO, os cidadãos voltam a contar com a principal unidade de atendimento odontológico 24h de Salvador. “Esta unidade está preparada para atender toda a população da cidade, com foco nas ocorrências emergenciais, sendo uma das unidades de saúde mais frequentadas da capital baiana. Neste local, além do atendimento de qualidade, os usuários terão direito a conforto e segurança para quem trabalha e para quem é assistido”, pontuou.

ACM Neto lembrou ainda que, nos últimos quatro anos, 200 profissionais foram contratados pela Prefeitura especificamente para a área de saúde bucal. “Com isso, foi proporcionada a maior expansão do serviço de odontologia pública que Salvador já viu.”

A comunidade celebrou a entrega da nova unidade de urgência odontológica. "Sou nascida e criada nesta região e extraí todos os meus dentes gratuitamente neste centro de saúde. Sempre fui bem cuidada aqui neste posto, e acredito que essa reforma só tem a contribuir com a comunidade", declarou a lavadeira Itajaci Ribeiro, de 54 anos.