0
0
0
s2sdefault

Salvador já está preparada para a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será iniciada nesta terça-feira (18). A ação será realizada nas 126 salas de vacinação das unidades básicas e saúde da família espalhadas em todas as regiões da cidade, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h. A meta é proteger pelo menos 90% das mais de 673 mil pessoas que são público-alvo da ação.

Até quinta-feira (20), a estratégia atenderá exclusivamente aos trabalhadores de saúde de qualquer área ou setor público ou privado. "Nesse primeiro momento, a campanha imunizará os trabalhadores de saúde – essa classe precisa estar protegida para o atendimento ao público nas unidades hospitalares. Para serem vacinados, esses indivíduos devem apresentar, além da caderneta de vacinação, algum documento que comprove o vínculo laboral como carteira do conselho de classe, contracheque ou crachá, além do documento de identificação oficial com foto", explicou Doiane Lemos, subcoordenadora do Setor de Imunização do município.

Entre a próxima segunda-feira (24) até o dia 26 de maio, a estratégia de vacinação contemplará os demais grupos que compõem o público alvo da campanha. São eles: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade que residem em Salvador.

A novidade desse ano é a inclusão dos professores na mobilização. "Esse ano o Ministério da Saúde incluiu os professores no grupo prioritário de imunização contra a influenza. Assim como os profissionais de saúde, essa classe também terá que comprovar no momento da aplicação da dose a relação de trabalho", salientou Doiane.

Importância - A imunização é a principal medida preventiva da enfermidade que interfere no desenvolvimento das atividades rotineiras das pessoas, garantindo-lhes qualidade de vida, bem-estar e inclusão social. A medida pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.

Em 2016, foram registrados 505 casos de doenças causadas por vírus respiratórios em Salvador. Até o momento, a Vigilância Epidemiológica do município contabilizou 71 ocorrências desta natureza.

Lista dos portadores de doenças crônicas com indicação para vacinação

 Categoria de risco clínico

Indicações

Doença respiratória crônica

Asma em uso de corticóides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);

DPOC;

Bronquioectasia;

Fibrose cística;

Doenças intersticiais do pulmão;

Displasia broncopulmonar;

Hipertensão arterial pulmonar;

Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica

Doença cardíaca congênita;

Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;

Doença cardíaca isquêmica;

Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica

Doença renal nos estágios 3, 4 e 5;

Síndrome nefrótica;

Paciente em diálise.

Categoria de risco clínico

Indicações

Doença hepática crônica

Atresia biliar;

Hepatites crônicas;

Cirrose.

Doença neurológica crônica

Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;

Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;

Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;

Deficiência neurológica grave.

Diabetes

Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão

Imunodeficiência congênita ou adquirida;

Imunossupressão por doenças ou medicamentos;

Anemia falciforme.

Obesos

Obesidade grau III.

Transplantados

Órgãos sólidos;

Medula óssea.

Portadores de trissomias

Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias.

 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...