Ao todo, 868.364 pessoas foram transportadas pelos ônibus, táxis e mototáxis credenciados junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2020. As 32 linhas e os 85.903 ônibus que estavam atendendo exclusivamente ao evento transportaram 850.889 passageiros de diversos bairros de Salvador com destino à Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, do dia 28 de dezembro a 1º de janeiro.

Os ônibus tiveram o horário prolongado e a Semob também disponibilizou veículos da frota reguladora. Em complemento aos ônibus, também atuaram 1.450 táxis e 807 mototáxis levando 17.475 passageiros.

Saúde – No mesmo período, o módulo de saúde montado dentro da estrutura da festa realizou quase 600 atendimentos. Casos de natureza clínica, como náuseas, dor de cabeça e intoxicação alcoólica foram responsáveis por 87% das admissões no posto (514), seguido dos traumas ortopédicos com 38 ocorrências e dos procedimentos cirúrgicos (33).

Durante toda a festa, apenas 11 pessoas necessitaram de transferência para unidades de retaguarda para realização de exames complementares. A rede municipal absorveu 65% dos pacientes regulados da arena.

“Tivemos uma das festas mais tranquilas dos últimos anos, sem registros relevantes de episódios de violência e os casos mais comuns contabilizamos no módulo da saúde foram os de natureza clínica. Outro ponto importante é que a estrutura montada para o festejo atingiu resolutividade de quase 100%, ou seja, o grande volume de público que participou dos cinco dias do festival não gerou impactos na rotina da rede hospitalar da nossa cidade”, esclareceu Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) abordou 495 condutores dos quais 52 foram autuados por dirigir sob efeito de álcool ou se recusar a passar pelo teste de alcoolemia. Além disso, 12 veículos foram removidos e 42 carteiras de habilitação foram recolhidas.

Internet – Nos cinco dias de festa, 43.131 pessoas utilizaram a internet gratuita disponibilizada pela Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), por meio da rede Conecta Salvador. Foram 3.457 GigaBytes trafegados para acessar às redes sociais, enviar fotos, baixar músicas e navegar na internet.

A rede social com maior quantidade de dados trafegados foi o Instagram com 1.024 GigaBytes, seguida pelo Whatsapp com 746 Gigas e pelo Facebook com 166 Gigas. A rede #CONECTA_SALVADOR contou com 60 antenas espalhadas tanto dentro da Arena Daniela Mercury quanto no entorno.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) disponibilizou 1.424 agentes, 42 compactadores, sete carretas-pipas e 18 caminhões-pipas para a limpeza nos espaços de evento e queima de fogos em Salvador, incluindo a Arena Daniela Mercury. Também foram utilizados 3.645 litros de detergente aromatizado e 1.8 milhão de litros de água para a operação de limpeza. Ao todo, 18,34 toneladas de resíduos recicláveis e 459,12 toneladas de resíduos úmidos foram coletadas.

Apenas na Arena Daniela Mercury, 275 agentes atuaram na promoção da limpeza com o auxílio de oito compactadores, quatro carretas-pipas e oito caminhões-pipas. Foram utilizados 2.820 litros de detergente aromatizado e 1,5 milhão de litros de água. Além disso, foram coletados cerca de 196 toneladas de resíduo úmido e aproximadamente 18 toneladas de resíduos recicláveis.

Ouvidoria – A equipe itinerante da Ouvidoria Geral do Município registrou 587 solicitações e informações referentes ao Festival Virada Salvador até a última quarta (1º). Deste total, 53,8% das demandas foram referentes à informação e orientação, a exemplo de localização dos banheiros, principalmente o feminino, localização das saídas da Arena, acesso aos camarotes e acesso à entrega de preservativos.

Os elogios foram o segundo tipo de demanda mais recorrente, representando 23,7% do total. A organização geral do evento foi um dos pontos mais elogiados, principalmente com os equipamentos de diversão e a praça de alimentação. Além disso, citaram a qualidade da iluminação, a atuação da Guarda Civil Municipal e a localização das lixeiras, pleito atendido após solicitação através da equipe da ouvidoria.

As sugestões representaram 9,5% de todos os chamados e as mais frequentes foram referentes a melhorias na organização com relação à sinalização e acessos à Arena. Também foi sugerida a colocação de mais lixeiras na praça de alimentação e ordenamento dos ambulantes. Houve também solicitação de serviço somando 3,1% - Foram solicitadas principalmente demandas de iluminação e fiscalização de poluição sonora.

Esse ano o número de reclamação baixou para 9,9%, comparado ao mesmo período do ano passado onde totalizou 16,4%. Grande parte das reclamações ocorreram no primeiro dia do evento. Todas as demandas foram atendidas pelas equipes responsáveis, que realizaram os ajustes necessários.