Além de muita música e animação, o público do Festival Virada Salvador, que acontece de hoje (28) a 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, também contará com um canal de comunicação à disposição 24 horas durante todos os cinco dias do evento. A Ouvidoria Geral do Município (OGM), através do canal Fala Salvador, no telefone 156 ou site www. fala. salvador. ba. gov. br, funcionará atendendo os cidadãos prestando informações e orientações, além de registrar qualquer tipo de demanda referente ao evento.

E mais: equipes da Ouvidoria circularão pelo festival durante todos os dias de festa. Mesmo com as demandas especiais do evento, os demais atendimentos para serviços em outros pontos da cidade serão feitos pelas equipes operacionais normalmente.

“Nosso principal objetivo é dar suporte ao cidadão no processo de orientação dos serviços voltados ao festival, além de apoio aos órgãos municipais nas possíveis demandas que possam ocorrer como limpeza e mobilidade, por exemplo. É mais uma forma de ampliar e fortalecer o relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura”, afirma o ouvidor-geral do município, Humberto Viana.

Os registros serão computados através de um sistema informatizado, que organiza e repassa em tempo real as demandas para os órgãos existentes no evento. Esse tipo de ação possibilita que a resposta seja mais rápida e facilita o conhecimento e controle por parte dos órgãos sobre o que ocorre no período da festa. Através da opinião do público, poderão ser identificados pontos na organização do evento e de situações operacionais para que melhorias possam ser feitas nos serviços municipais no festival, a exemplo do trânsito, ambulantes e limpeza urbana.

Balanço – Somente durante o Festival Virada Salvador do ano passado, a Ouvidoria registrou 687 solicitações. A central recebeu 67 solicitações, enquanto a equipe itinerante prestou 620 atendimentos. A demanda mais solicitada foi a de informação/ orientação totalizando 50% dos registros. Sugestão e elogios somaram 29,99% e foram a segunda maior demanda, seguidos de reclamações, com 19,67%