A programação de lazer neste final de semana está repleta de atividades gratuitas para quem deseja se divertir com familiares e amigos em Salvador. O Parque da Cidade, no Itaigara, recebe a caminhada interativa sobre Implante Coclear de Salvador, das 7h às 13h, neste sábado (16). O evento marca a primeira caminhada dos deficientes auditivos da capital baiana, contemplando o meio ambiente.

No domingo (17), das 8h às 11h, o Gramadão do Parque terá aula de zumba. Para participar do evento, os interessados podem levar uma fralda geriátrica ou leite em pó. Os materiais serão entregues para o Abrigo São Miguel, instituição que atende cerca de 80 idosos no bairro da Boa Viagem. No mesmo dia, a entrada do Parque recebe, das 8h às 13h, a Feirinha de Adoção, para quem deseja adotar filhotes de cães e gatos. Desde 2015, a Feirinha possibilita que animaizinhos abandonados recebam um lar amigo. No entorno do local, a ONG Canto Vivo reunirá cerca de 200 pessoas para caminhar no domingo, a partir das 8h.

Pelourinho Dia e Noite - O Pelourinho Dia e Noite, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), segue com a sua missão de levar uma programação cultural de qualidade às ruas do Centro Histórico. No sábado (16), das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) faz ensaio de portas abertas gratuitos, sob a regência do maestro Ângelo Rafael.

No dia seguinte, o bairro volta a ser palco do Concerto aos Domingos. O evento ocorrerá às 11h no Largo do São Francisco. Esta edição conta a Sanbone Pagode Orquestra, sob a direção do M° Hugo Sanbone, que executará um repertório autoral, tendo como ponto de partida os padrões rítmicos do pagode baiano, utilizando técnicas contemporâneas de composição e também o conceito da criação espontânea do jazz, abrindo espaço para a improvisação musical.

Ruas de Lazer - O Ruas de Lazer, coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), leva gratuitamente equipamentos esportivos e desenvolve atividades planejadas por profissionais de educação física qualificados às comunidades de Salvador. Nos locais, são disponibilizados cama elástica, jogos de tabuleiro, futebol, vôlei, basquete para realização de gincanas e torneios.

A programação começa no sábado das 8h às 12h, na Rua da Glória, próximo à Academia Energia Bahia, no bairro da Saúde. O mesmo projeto acontece simultaneamente na Rua 25 de Maio, em Narandiba. No mesmo dia, das 14h às 17h, o Ruas de Lazer alcança moradores do Setor B, em Mussurunga. Já no domingo, das 8h às 12h, a iniciativa acontece em três localidades: Avenida Luís Viana Filho, em Itapuã; Rua Clóvis Almeida Maia, na Ribeira; e Rua Paz e Vida, no Jardim Santo Inácio.