A Prefeitura montou uma programação especial para quem quer aproveitar atividades culturais pela cidade neste fim de semana. Já nesta quinta-feira (19), começa o 21º PercPan, maior festival brasileiro de música percussiva. O festival segue até o sábado (21), ocupando o palco do tradicional Teatro Castro Alves (TCA) nos dois primeiros dias, e o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico, onde acontece a terceira e última noite de shows. O festival conta com o patrocínio da Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Nesta quinta-feira (19), três grupos internacionais compõem a noite de abertura. O primeiro deles é o polonês GlassDuo. A segunda atração é a cantora, compositora e multi-instrumentista Sona Jobarteh. Fechando a primeira noite, o sexteto Khusugtun, da Mongólia. O evento começa a partir das 20h, com ingressos a R$ 40 (inteira).

A segunda noite do PercPan, também no TCA, terá show de abertura do Trio MultiFaces, formado pelos percussionistas David Martins, Aquim Sacramento e Fábio Santos. Na sequência, o Grupo de Referência de Ourinhos, formado por 11 jovens percussionistas que transitam entre o universo erudito e popular. Para encerrar, o Coletivo Rumpilezzinho apresenta um repertório composto por músicas da Orkestra Rumpilezz, sob a regência do maestro Letieres Leite. O evento começa a partir das 20h, com ingressos a R$ 40 (inteira).

No sábado (21), o PercPan segue para o Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. A última noite será aberta o show de Roberto Mendes, “O samba antes do samba”. A apresentação começa às 20h, e a entrada é franca.

Viver Barra – Outra atividade que promete agitar o fim de semana será o projeto Viver Barra, que volta com uma programação musical de qualidade para famílias e turistas que estiverem na cidade. Nesta sexta-feira (20), no Deck do Forte de Santa Maria, a apresentação começa com a banda Marana que vai fazer a alegria do público trazendo no seu som as influências de nomes como Morais Moreira e Alceu Valença, a partir das 18h.

Em seguida, é a vez do show do Bago de Jazz, grupo formado por amigos amantes da música, trazendo um repertório autoral influenciado por matrizes como a africana, europeia, americana, cubana e brasileira. O projeto é uma realização da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Rio Vermelho – O bairro mais boêmio da cidade recebe mais uma edição do Circuito Skol Rio Vermelho no domingo (22). A partir das 16h, a banda Djalma se apresenta gratuitamente no Mirante do Rio Vermelho, na Praia da Paciência. O evento conta com apoio da Prefeitura, por meio da Saltur.

Parque da Cidade – No próximo sábado (21), o público do Parque da Cidade vai ter a oportunidade de bater um papo sobre Economia Criativa, setor que vem se expandindo no Brasil mesmo em tempos de recessão. As pessoas que passarem pelo Cantinho da Leitura, das 10h às 12h, vão poder curtir o som do projeto sociomusical DM de Boa, além de ouvir poesias e histórias e ver exemplos da produção de equipamentos recicláveis.

Também no sábado (21), diversas atividades como dança, boxe, treinos funcionais e alongamentos fazem parte da programação do Ginástica para Todos. O professor Jaguar é o responsável por comandar este momento, sempre com novidades. As atividades vão acontecer das 6h às 7h, no Anfiteatro. Neste domingo (22), os contadores de histórias vão estar das 10h às 12h, no Cantinho da Leitura, apresentando o Sarau de Histórias e Brincadeiras, com contos, fábulas e muita diversão para os baixinhos. Serão distribuídos brindes e brinquedos.

Ruas de Lazer – As atividades recreativas do projeto Ruas de Lazer vão animar, neste sábado (21), as famílias da Rua Presidente Vargas, no bairro de Nova Brasília de Itapuã, das 8h às 12h. Já no domingo (22), a diversão estará garantida na Praça do Arraial do Retiro. No local, crianças e adultos vão participar de jogos esportivos, como futebol, vôlei e basquete, e de tabuleiro como dominó.

Além disso, são disponibilizadas cama elástica e pintura de rosto. Todas as atividades são desenvolvidas e monitoradas por profissionais de educação física e técnicos. Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), o evento acontece aos fins de semana em bairros mais carentes de equipamentos esportivos.