A programação cultural da capital baiana está repleta de opções para quem vai passar o fim de semana na cidade. Gastronomia, teatro, música e esporte são algumas das atividades que a Prefeitura oferece para os soteropolitanos e turistas. Confira as opções.

Ajeum - A volta do Ajeum, programa que une cultura e arte, inclusive gastronomia com o sabor e axé da África na Bahia, é uma opção para os soteropolitanos e turistas. Até fevereiro, todas as sextas, sábados e domingos, no horário de almoço, das 11 às 16h, a Casa do Benin recebe esse projeto, que tem sido bem recebido pelos frequentadores.

Nesta edição, o público vai poder contar com oficinas gratuitas a cada sexta-feira. Para participar, basta enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A seleção será através da ordem de inscrição. Os oito primeiros inscritos receberão a confirmação.

Circuito Skol – Neste fim de semana, o Circuito Skol, projeto apoiado pela Prefeitura, traz o grupo Atooxxá, nesta sexta-feira (13), a partir das 22h, na Commons Studio Bar. O projeto do produtor musical Rafa Dias mistura ritmos baianos do arrocha e pagode. Artistas como Russo Passapusso (Baiana System), Bobby, Mahal Pita e Jef (O Quadro) serão os convidados especiais da noite. Os ingressos custam R$ 15.

No domingo, a programação começa a partir das 16h, com o pôr do sol do Rio Vermelho ao som percussivo do projeto Bahia Experimental. Idealizado pelo músico Thiago Trad, ex-baterista da banda Cascadura e integrante do Bailinho de Quinta, o projeto une diferentes linguagens musicais. O Bahia Experimental é formado por músicos de ritmos distintos como Japa System, da Baiana System, Gabi Guedes, da Orkestra Rumpilezz, Mário Pam, do Ilê Aiyê, Gil Santiago, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Jorge Dubman, baterista do IFÁ Afrobeat, e o músico Hendrix, que estará à frente do tradicional som dos atabaques. O evento é gratuito.

Teatro – Para quem prefere curtir as artes cênicas, a opção pode ser a peça “Valadão muda o mundo”, do Grupo Estado Dramático. A obra de humor, que utiliza a máscara teatral para revelar o grande mistério da vida, está em cartaz no Espaço Cultural da Barroquinha, nesta sexta-feira (13), e segue sábado (14) e domingo (15), sempre às 18h.

Quem também entra em cena é o espetáculo “Gbagbe”, no Teatro Gregório de Matos (TGM). O espetáculo está programado para esta sexta-feira (13), a partir das 19h; no sábado (14), às 17h e 19h; e no domingo (15), às 17h. O espetáculo é realizado pelo grupo baiano Nata - Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, e estabelece ligações com o ritual da "árvore do esquecimento", trazendo à cena questionamentos acerca da vida cotidiana, produzindo provocações e reflexões sobre o tempo, memória, ancestralidade, afirmação e afro-brasilidade.

Dentro da mostra Retrô-Verão, também no TGM, será realizada a peça "Obsessiva dantesca", na sexta-feira (13), às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha. Os ingressos para as apresentações custam R$ 20 e podem ser adquiridos nos próprios espaços.

Programação no parque - No próximo domingo (15), o Grupo Basquete na Praça vai promover um momento de diversão e inclusão esportiva para os amantes do basquetebol, no Parque da Cidade. A apresentação é destinada não só para quem já pratica a modalidade, mas para aqueles que desejam aprender. Para participar, basta ir até a Praça da Capoeira, das 7h às 15h. É gratuito.

Ainda no domingo (15), o Anfiteatro Dorival Caymmi será palco para o Dance, Reggae Verão. O evento, comandado pelo cantor Jeremias Gomes, pretende, através do reggae, promover um ambiente musical e familiar, levando o público do parque a refletir sobres questões sociais, raciais e políticas, além de levar a mensagem da paz. Nesta edição, o show do cantor, filho de Edson Gomes, vai contar com as participações especiais de Rodrigo Picollo (da banda Mato Seco), Duda (Diamba), Carlinhos Nação (Nação Regueira) e Val Caetano (Dissidência). O evento começa às 11h e vai até 14h. A entrada é franca.

O clima de solidariedade também fará parte da programação do Parque da Cidade, no mesmo dia. Será realizado, na Alameda dos Ipês, das 9h às 17h, um bazar para angariar recursos para a obra da sede da Creche Mãe Nildete. O bazar terá itens como roupas de crianças e adultos, brinquedos e pequenos acessórios para decoração doméstica. A creche, que fica localizada no bairro de Coutos, é uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes carentes com uma faixa etária de 1 a 14 anos.