0
0
0
s2sdefault

Com uma rotina agitada, a estudante Elizabeth dos Santos, de 17 anos encontrou, nesta segunda-feira (28), um local aprazível para descansar, fazer um lanche rápido e até mesmo recarregar o celular, durante o intervalo entre a escola e o curso de idiomas que frequenta no bairro da Graça, em Salvador. Trata-se do novo parklet instalado pela Prefeitura - por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), na Rua da Graça, bem em frente ao Palacete das Artes. O equipamento ocupa espaço menor que dois automóveis estacionados ao longo da avenida.

Esse parklet é diferente do anterior, instalado em março na Avenida Tancredo Neves, por conta da fonte de energia utilizada, oriunda de uma placa de metal instalada no alto da estrutura. Com isso, é possível captar energia solar, que é direcionada para o equipamento público. "Gostei bastante da iniciativa. É algo que geralmente vemos em reportagens sobre cidades importantes da Europa e agora temos isso aqui. Espero que mais espaços da cidade possam dispor desse tipo de estrutura", disse a estudante.

A novidade, instalada na sexta-feira (25), como parte da programação da Virada Sustentável que movimentou o último final de semana na cidade, atraiu diversos curiosos na manhã desta segunda-feira, como o empresário Cláudio Cardozo, que gerencia uma lanchonete nas imediações. "Achei a proposta interessante. Além de ser algo que utiliza energia limpa, é uma boa pedida para as pessoas que passam por aqui descansarem um pouco, assim como quem faz exercícios na região e precisa de um local para relaxar após as atividades, comer algo ou beber uma água de coco", observou.

Como funciona - Valendo-se de um espaço semelhante a uma pequena praça, o parklet contém bancos em madeira, paraciclo, iluminação em LED, paisagismo e diversas tomadas para carregadores de celulares ou notebooks, abastecidas por energia solar, captada no próprio local. O equipamento atua como a extensão da calçada, e busca promover a interação e a boa convivência entre os cidadãos. A estrutura possui também um painel fotovoltaico, que absolve a energia solar durante o dia e distribui por diversos pontos do parklet, podendo ser utilizada por até 24 horas necessitando, a partir daí, de nova recarga.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...