Dentre os destaques promovidos ou apoiados pela Prefeitura estão Ruas de Lazer, Música no Parque e Setembro Lilás

Diversas atrações voltadas para a música, teatro, poesia, saúde e práticas de esporte e lazer animam moradores e turistas em Salvador neste fim de semana, promovidas ou apoiadas pela Prefeitura. No Pelourinho, dentro do Projeto Pelourinho Dia e Noite, a movimentação começa às 19h desta sexta-feira (9), quando acontece mais um encontro entre os coletivos poéticos Pé de Poesia e Poesia em Trânsito. Os grupos farão um cortejo pelas ruas, bares e restaurantes do bairro.

No sábado (10), às 19h, a Orquestra de Berimbau tocará no projeto Música nas Esquinas, promovendo um cortejo musical que começa no Terreiro de Jesus e segue pelas ruas do Pelô. A partir das 11h deste domingo (11), o Museu da Misericórdia recebe mais uma edição do Concerto nas Igrejas com o músico alagoano Marcio Dhiniz Trio, que apresentará repertório do seu DVD Raiz Brasileira. A programação cultural é organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Parque da Cidade – No Parque da Cidade, administrado pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis) no Itaigara, o domingo (11) será de muita música com o carisma e voz da cantora, atriz e compositora baiana Larissa Luz, dentro do projeto Música do Parque. Representando a musicalidade negra contemporânea e divulgando o seu mais recente trabalho, “Território Conquistado”, a cantora traz o feminismo negro à tona em seu show. O evento, que também conta com a participação do cantor e compositor Russo Passapusso, acontecerá às 11h, no Anfiteatro Dorival Caymmi.

No mesmo dia, quem quiser exercitar o corpo com treinos funcionais basta ir até a Alameda dos Ipês e participar do projeto Ação, Saúde e Bem Estar, que acontece das 7h às 8h. A partir do término desta atividade, será promovida uma caminhada pelos espaços do Parque da Cidade com integrantes do Centro Espiritualista Portos das Amizades. Com o tema “O planeta é sagrado e quer paz”, a caminhada será feita da portaria do parque até o Gramadão. A partir de 12h, os participantes poderão relaxar com massoterapia e terapia Reiki, técnicas de massagem que buscam reestabelecer o equilíbrio energético vital do corpo.

No sábado (10), o Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático vai promover a ação Setembro Lilás, das 8h às 16h, na Praça Confúcio. As atividades realizadas têm o intuito de chamar a atenção para as doenças reumáticas e de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que possuem essas patologias. Dentro da programação, professores da academia R1 Sport vão ministrar um alongamento e, em seguida, os participantes poderão fazer caminhadas e atividades esportivas pelos espaços do parque. O evento é uma idealização da Clínica Nuclear.

Ruas de Lazer - O Ruas de Lazer, que tem levado diversão a centenas de famílias residentes em bairros mais carentes de Salvador, chega este final de semana ao Jardim Cajazeiras e Resgate. No sábado (10), das 8h às 12h, as crianças e adultos da Rua da Alegria, no Jardim Cajazeiras, vão poder contar com as atividades do projeto que inclui cama elástica, pintura em rosto, jogos de tabuleiro, aula de ginástica, jogos de basquete, vôlei e futebol.

No domingo (11), no mesmo horário, o projeto estará em dois locais, na Rua Andaraí, no bairro do Resgate, e no Dique do Tororó, sendo que este último é uma parceria com o Shopping Piedade, que ocorre todos os domingos. No Dique, haverá também torneio de futsal infantil, espaço baby, castelo inflável, oficina de artes e mini parque, além de aulas de tai chi chuan, das 8h30 às 9h30. Das 10h às 12h, haverá um aulão de dança. Todas as atividades são orientadas por profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps).

Teatro - Dentro da programação da 9ª edição do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia 2016 (FilteBahia), o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e Espaço Cultural Barroquinha receberão espetáculos nacional e internacional. No TGM acontecerá nesta sexta-feira (9), às 19h, a peça de produção argentina “La Wagner”. A narrativa conta a história de quatro mulheres, como quatro valquírias, que galopam sobre a música de Richard Wagner e se arriscam com a tarefa de desativar estereótipos e preconceitos.

Quem for ao Espaço Cultural da Barroquinha, tanto nesta sexta quanto no sábado (10), sempre às 19h, poderá conferir o espetáculo baiano “O Bobo”. A trama tem como forte inspiração o personagem Yorick, do clássico texto “Hamlet”, e do personagem do bobo em “Rei Lear”, ambos clássicos do dramaturgo inglês William Shakespeare. Os ingressos para as duas apresentações custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e a classificação é de 16 anos.