A orla da Barra está oficialmente aberta para ser desfrutada, inaugurando um novo momento na ocupação dos espaços públicos em toda a cidade. Agora, após amplo processo de requalificação, cidadãos poderão ter uma nova experiência visual e de comportamento, em um ambiente que promove interação entre veículos e pedestres, tudo de maneira harmônica e priorizando quem está a pé ou sobre duas rodas. O prefeito ACM Neto inaugurou o espaço nesta sexta-feira, com uma caminhada do Porto ao Farol, onde aconteceu um ato solene. Uma extensa programação cultural, com o show Todos Cantam Salvador, acontece nesse momento. A programação se estende até o domingo (24).

"Salvador nasceu na Barra e, agora, uma nova Barra nasce para Salvador. É o primeiro passo de uma revitalização extraordinária que estamos fazendo em vários trechos. E é claro que hoje me sinto orgulhoso porque esse é o grande símbolo da transformação que Salvador está vivendo. Quem viu a Barra do passado e vê a Barra do presente tem noção do esforço que foi feito. Estamos dando um importante passo para o futuro. Salvador vai deixar de ser lembrada como uma cidade de beleza extraordinária que tinha uma das orlas mais feias. Hoje, com orgulho, Salvador tem uma das mais belas orlas do Brasil. Estamos ajudando a devolver a cidade aos seus cidadãos, e ver essas transformações é o que nos deixa motivado para que até 2016 tenhamos um litoral completamente requalificada", afirmou o prefeito, que fez questão de ativar a roda-gigante que fica no bairro por dez dias.

O destaque da nova Barra fica por conta das obras realizadas no piso, que deixou de ser asfalto para ser compartilhado, em estrutura intertravada. A balaustrada também foi completamente recuperada devido ao seu acentuado estado de deterioração. Agora, a estrutura de 1,3 km deixa de ter aço para não haver corrosão e passa a ser de microfibra plástica, que aumenta a resistência. Foram criadas duas rampas para acesso à praia na altura do Farol e do Porto da Barra e recuperadas 12 escadas com total adequação às normas de acessibilidade, como uniformização dos degraus e corrimãos.

Só de cimento, foram utilizadas 15,2 toneladas. São 23 mil m² de piso intertravado, 5,7 mil m² de granito e 16,9 mil m² de calçada. Tudo isso soma 45 mil m² de pavimento totalmente novo. Foram renovadas as redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, implantada nova rede de gás, além da infraestrutura para cabeamento de fios. As intervenções foram executadas pela construtora Norberto Odebrecht, vencedora da licitação para elaboração do projeto básico e executivo, com investimento de cerca de R$60 milhões.

Inovações - A moderna iluminação da Barra conta com luminárias em LED, com monitoramento por telegestão. Isso permitirá o acompanhamento, em tempo real, do funcionamento dos equipamentos e do consumo de energia na região. Em caso de qualquer eventualidade, a Prefeitura poderá agir imediatamente. Os refletores voltados para a praia terão a mesma tecnologia, que proporciona economia de 50% no consumo. São 239 postes novos na região requalificada, com design arrojado e estrutura de ferro galvanizado, material mais resistente à corrosão.

Contêineres de lixo subterrâneos também estão entre as novidades da nova Barra. O cidadão poderá descartar o resíduo através de uma lixeira aparentemente comum, mas que não tem fundo. Ou seja, o lixo segue direto para o contêiner subterrâneo. O que tem três compartimentos pode armazenar até três toneladas. O lixo ficará, portanto, isolado para evitar mau-cheiro e presença de animais. Um dispositivo informará a empresa sobre a necessidade de retirada do resíduo quando alcançar 80% da capacidade. Até 2015, serão 20 contêineres espalhados em diversos pontos, a exemplo do Mercado Modelo, Subúrbio, Lagoa do Abaeté e Cajazeiras.

Outros trechos – A orla da Barra é apenas parte de um programa de requalificação que está sendo levado a diversos outros trechos do litoral soteropolitano, a exemplo de São Thomé de Paripe e Tubarão, ambas em andamento e perto da finalização, como anunciou o prefeito hoje, no discurso de inauguração da Barra. As obras também seguem aceleradas na Ribeira e já tiveram início em Itapuã. Também serão requalificadas as orlas do Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio e Piatã.