Celebrando o início da homenagem ao Dia do Samba (2 de dezembro), será realizada a 14ª Caminhada do Samba neste domingo (1º). Com um percurso que vai da Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) até o Elevador Lacerda, no Comércio, o evento começará a partir das 13h e terá um esquema especial de serviços oferecidos pela Prefeitura.

As Unidades de Pronto Atendimento de Brotas e do Vale dos Barris estarão prontas para atuarem como referência para possíveis ocorrências advindas da realização do desfile. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará de sobreaviso para chamados que possam ocorrer durante o festejo.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) terá agentes no circuito da festa para estabelecer o ordenamento do espaço público e coibir os excessos. Rondas serão realizadas pelos fiscais em todo o percurso, organizando os espaços ocupados pelos ambulantes e todos os comerciantes do evento. Além disso, a Semop disponibilizará equipes para o controle e combate à poluição sonora, auferindo os decibéis e observando os limites de volume dos trios elétricos, seguindo o que rege a Lei do Silêncio.

Também vinculada à estrutura da Semop, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar no suporte da segurança dos trios e nas barreiras de trânsito da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). Além disso, os guardas vão garantir a segurança em equipamentos públicos como o Elevador Lacerda e promover um trabalho preventivo na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

Trânsito – Para o ordenamento do trânsito, o tráfego será proibido em todo o percurso entre as 12h até às 20h do domingo (1º). O trecho interditado da Avenida Contorno será desde o Viaduto Menininha do Gantois até em frente ao Elevador Lacerda.

Dois tipos de barreiras serão montadas pela Transalvador a partir das 12h de domingo: as fixas e as móveis. Dentre as barreiras fixas instaladas estão a da Ladeira da Montanha com a Ladeira da Conceição da Praia; a da Rua Forte de São Pedro com a Rua Gamboa de Cima; a do Viaduto Menininha do Gantois, na alça de ligação do Campo Grande para a Avenida Contorno; a da Ladeira da Preguiça com a Rua Visconde de Mauá; da Rua da Bélgica com a Rua Portugal; e a da Rua do Corpo Santo com a Rua Visconde do Rosário.

Já as barreiras móveis serão colocadas em sete locais. São eles: a Avenida Reitor Miguel Calmon na região do Viaduto Menininha do Gantois (acesso ao Campo Grande); o cruzamento da Avenida Reitor Miguel Calmon com a Avenida Contorno (retorno sob o viaduto Menininha do Gantois); o cruzamento da Rua Gamboa de Cima com a Rua Banco dos Ingleses; na Ladeira do Gabriel com a Ladeira dos Aflitos; a Rua da Bélgica com a Avenida Estados Unidos; a confluência da Praça da Inglaterra com a Avenida Estados Unidos e a Rua Miguel Calmon; e a região do galpão 3, na Avenida da França.

Devido ao intenso movimento de trios elétricos desde o dia anterior ao desfile, a faixa da direita da Avenida Reitor Miguel Calmon, sentido Centenário, a partir do Colégio Estadual Odorico Tavares, será reservada para o estacionamento dos caminhões a partir das 22h do sábado (30).

Tradição e homenagem – A edição deste ano da Caminhada do Samba vai reunir tradicionais blocos presentes no carnaval baiano, a exemplo do Alerta Geral (Miudinho), Alvorada (Bambeia), Pagode Total (É o Tchan), Amor & Paixão (Fora da Mídia), Reduto do Samba (Katulê), Vem Sambar (Grupo Mocidade), Samba Popular (A Grande Família), Proibido Proibir (Fuzukda e participação especial Terra Samba) e Q Felicidade (Patrulha do Samba). O evento é realizado pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) e vai homenagear Merina Aragão, atual gerente de Carnaval da Empresa Salvador Turismo (Saltur).