Para garantir que soteropolitanos e visitantes curtam o feriadão de Natal na maior tranquilidade possível, os serviços da Prefeitura funcionarão em um esquema especial nesses dias de festa. Nos dias que antecedem o Natal, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) irá intensificar o monitoramento em torno dos principais centros comerciais da capital baiana, a fim de evitar os impactos que possam causar ao trânsito.

Durante o feriadão de Natal, a Transalvador vai redobrar a atenção em locais de grande movimento, como a Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), Rodoviária (que contará com um efetivo maior nestes dias devido ao impacto que causa no trânsito da região), além do Ferry Boat. Equipes do órgão também estarão monitorando as principais vias da cidade, tanto com viaturas em ronda quanto através das câmeras de videomonitoramento, no Núcleo de Operações Assistidas (NOA).

A Operação Lei Seca também será realizada durante todo o feriado, para coibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Denúncias de irregularidades no trânsito poderão ser feitas através do número 156, o Fala Salvador, ou também pelo aplicativo Noa Cidadão.

Abordagem social garantida - Alguns serviços da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) estarão disponíveis no período de Natal para garantir assistência nesta data. Estarão em funcionamento o auxílio funeral, destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal – CadÚnico; serviço especializado de abordagem social, oferta de oportunidades de vida com dignidade, aproveitando as alternativas oferecidas pelo município; e ainda as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), incluindo o Abrigo D. Pedro II.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) empregará um total de 59 fiscais, sendo 12 no sábado (22), das 8h às 20h, e mais 20 agentes das 18h às 2h do dia seguinte, orientando e ordenando os comerciantes informais, sobretudo em áreas como o Campo Grande, onde há movimentação em função da decoração e iluminação natalinas tem sido grande. No domingo (23), serão 12 agentes, das 8h às 17h, e 15 das 18h às 2h. Na terça-feira (25), serão 12 fiscais. Serão 30 agentes de fiscalização que trabalharão no combate à poluição sonora e irão atuar no próximo fim de semana até o feriado do dia 25, com o monitoramento de uso de som por estabelecimentos comerciais e veículos.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) irá dispor de 70 salva-vidas, 30 postos fixos e quatro volantes no perímetro entre o Jardim de Alah à Praia de Ipitanga, área de responsabilidade do órgão. A Salvamar lembra que é importante buscar praias com a presença de um salva-vidas e que, ao chegar, é importante verificar informações com o profissional sobre as condições da maré.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) irá manter o plantão de fiscais para a fiscalização de construção, atividade e publicidade irregulares. Denúncias podem ser feitas pelo Fala Salvador 156.

Segurança - A Guarda Civil Municipal (GCM) atua diariamente em sistema de escala. Os serviços diários de patrulhamento preventivo, proteção dos prédios públicos, apoio aos órgão públicos funcionarão normalmente.

O cidadão também poderá entrar em contato com a Guarda através do telefone 3202-5312. Esse contato, além de servir para denúncias de depredação do patrimônio público, atende também para questões de resgate de animais silvestres

Serão cerca de 220 agentes trabalhando por dia nas atividades de serviços diários de patrulhamento preventivo, proteção dos prédios e espaços públicos, apoio aos órgão públicos, bem como atividades de resgate de animais silvestres, atividades da Banda de Música, entre outros.

Saúde - As unidades de saúde da família funcionarão até esta sexta-feira (21), às 17h. Os postos voltam a abrir na quarta-feira (26), após o feriadão, às 8h. Funcionarão de forma ininterrupta os serviços de urgência e emergência das nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos bairros de Paripe, Valéria, Pirajá/Jardim Santo Inácio, Brotas, Barris, San Martin, Itapuã, Parque São Cristóvão e Periperi, além de cinco Pronto-Atendimentos (PAs) localizados em Pau Miúdo, Pernambués, Marback/Imbuí, São Marcos e Tancredo Neves. A emergência do Hospital Municipal também segue com funcionamento normal.

Limpeza - A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) informa que o órgão manterá a cota regular durante o feriadão de Natal em Salvador.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará em regime de plantão 24h, atendendo à solicitações através do canal de atendimento 199.