Orientações sobre o consumo dos alimentos; apresentação com o tema "Como o mundo pode alcançar a meta de eliminar a fome até 2030"; "Cantinho da Criatividade" para exposição de desenhos feitos por crianças e adolescentes; e música com o Dj Kairo San. Estas foram algumas das atividades realizadas na manhã dessa terça-feira (16), no Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O evento foi promovido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan).

Como boa parte da população desperdiça muito alimento, o evento chamou atenção para o problema da fome no Brasil, promovendo uma conscientização dos presentes. "Sensibilizar a comunidade e fazer com que ela seja mais empoderada com mais informações e serviços, fazendo uma reflexão sobre o desperdício de alimentos que podem saciar a fome de outras pessoas, cria um vínculo onde conseguimos interagir e fortalecer a comunidade", conta o coordenador da Cosan, Gabriel Falceta.

Mesmo muito camuflada, a fome atinge mais de 815 milhões de pessoas no mundo, contribuindo para o aumento do número da população que vive em situação de vulnerabilidade. “Esse trabalho de conscientização sobre alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos é muito relevante. Hoje, estamos explorando a alimentação como base fundamental para uma boa nutrição da sociedade e como o Restaurante Cuidar pode contribuir provendo alimentação e orientando a população”, declara a assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Luzidete Gomes.

Estrutura – Localizado na Rua Santa Filomena, s/n, o Restaurante Popular Cuidar é administrado pela Prefeitura através da Semps. Funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30 (exceto feriados), em instalações adequadas de higiene e fornece alimentação balanceada a preço acessível de R$1. Diariamente, são servidas 350 refeições para moradores do bairro de São Tomé de Paripe e comunidades vizinhas. Para crianças até 10 anos, não é cobrada taxa.