Para facilitar que os eleitores soteropolitanos possam exercer seu dever cívico neste domingo (07) com maior tranquilidade, a Prefeitura montou uma operação especial com serviços essenciais.

Colégios eleitorais – Precisamente, 143 escolas da Rede Municipal de Ensino serão entregues ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) nesta sexta-feira (5) para que as unidades sejam preparadas para o primeiro turno de eleições. As escolas selecionadas fazem parte das regionais do Cabula, Cajazeiras, Centro, Cidade Baixa, Itapuã, Liberdade, Orla, Pirajá, São Caetano e Subúrbio II. Assim, as aulas dos estudantes municipais seguem até esta quinta-feira (04) e serão retomadas na próxima segunda-feira (08), no turno vespertino.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação para o transporte público. Das 6h às 18h, irá operar com a frota máxima dos dias úteis, ou seja, mais de 2,5 mil ônibus estarão à disposição para melhor atender à população. Para acompanhar o andamento da operação de transporte, 65 agentes de fiscalização estarão nas ruas da cidade. Além da equipe, será efetuado o monitoramento de todas as linhas em tempo real através do Centro de Controle Operacional (CCO).

Ascensores – Para facilitar o deslocamento dos eleitores, excepcionalmente neste domingo (07), o Plano Inclinado Liberdade/Calçada irá operar das 7h às 18h com tarifa gratuita. Já o Elevador Lacerda terá a operação antecipada em 1 hora, com funcionamento das 6h às 22h, com tarifa no valor de R$ 0,15.

Trânsito – Já a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação de trânsito dedicando atenção especial aos maiores colégios eleitorais da capital baiana. Equipes estarão voltadas para o monitoramento de tráfego acompanhando os principais corredores, a fim de solucionar com brevidade qualquer situação que possa causar transtorno à fluidez.

O órgão direcionará o foco de trabalho nos locais de maior demanda de eleitores e que consequentemente tendem a causar retenções no fluxo, a exemplo da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBa), no Vale do Canela; o Colégio Iceia, no Barbalho; a Fundação Politécnica, na Federação; entre outros locais que registram grande movimento, como a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Rua Silveira Martins e os bairros de Pernambués, Cajazeiras e Itapuã.

Além do monitoramento, nenhum evento que cause alterações no tráfego está liberado pelo órgão, que suspendeu ainda o projeto Ruas de Lazer, realizado aos domingos e feriados no Dique do Tororó, no condomínio Greenville e na Avenida Magalhães Neto.