Sessenta projetos voltados para a área de sustentabilidade foram inscritos na chamada temática Cidade Sustentável, a terceira dos editais de inovação da Prefeitura, promovidos por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Senai Cimatec. O resultado da chamada, que também tem o apoio da Construtora Civil, será divulgado no dia 31 de agosto. Podem ser escolhidas dez equipes, que receberão aporte de até R$ 150 mil, que serão divididos entre a capacitação dos profissionais e a execução dos projetos.

Micro e pequenas empresas, startups e microempreendedores individuais (MEIs) tiveram até o último domingo (12) para apresentação das propostas. As soluções inscritas têm como foco os desafios urbanos de Salvador na área da sustentabilidade em seis eixos: construções sustentáveis, urbanismo integrado, saneamento ambiental, monitoramento e licenciamento ambiental, energias renováveis e mobilidade urbana. O objetivo do edital é tornar a cidade uma referência em ações sustentáveis.

Os projetos aprovados passarão pelas etapas de validação das ideias, prototipação e fase de testes. Na primeira, é verificada a relevância da proposta para o desafio que ela se propõe a solucionar. No estágio seguinte, uma versão mais simples do produto ou serviço a ser desenvolvido é feita. Por último, as medidas são submetidas a testes em ambientes relevantes. Durante esse período de aceleração das propostas, que terá duração de 12 meses, as equipes irão passar por avaliações para acompanhar os resultados alcançados e o andamento dos projetos.

Chamadas temáticas - Outras duas chamadas temáticas já foram lançadas pela Prefeitura, como parte das ações previstas no eixo cidade inteligente do Programa Salvador 360. Juntas, as duas tiveram 95 propostas inscritas. Nove ideias estão na fase de prototipação do primeiro desafio, Cidade Inteligente, que tem o objetivo de tornar os serviços na capital baiana mais tecnológicos, inovadores e eficientes. Outras cinco startups estão sendo apoiadas por meio da chamada Cidade Resiliente, que visa promover a resiliência urbana na cidade.