Como planejar a criação de uma horta, os cuidados que se deve ter com o local destinado ao plantio de hortaliças e de que maneira plantar cada espécie. Essas e uma série de outras questões estão no Guia para a Implantação e Gestão de Hortas Urbanas e Escolares desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), lançado nesta sexta-feira (17) em versão digital.

Criado com uma linguagem técnica simples e com imagens de ações realizadas em hortas já implantadas na cidade, o guia é uma espécie de passo a passo para quem deseja ter bons resultados ao fazer o mesmo. O documento possuí desde dicas dos cuidados que se deve ter com a escolha do local, como, por exemplo, a drenagem do terreno e da disponibilidade de água para a rega das plantas, até instruções acerca das dimensões dos canteiros onde as mudas serão fixadas, as condições ideais do solo e medidas que ajudam no controle de insetos-praga, ácaros e doenças.

Além disso, o tutorial ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e dá dicas da época ideal para se plantar em Salvador. Traz ainda um fichário ilustrativo para consulta rápida das caraterísticas de 30 hortaliças, como cebolinha, berinjela, abobora e diversos tipos de alfaces.

Cidade orgânica - Desde 2016, quando Salvador ganhou a primeira horta em espaço público – esta localizada no bairro da Pituba –, a Prefeitura tem apoiado iniciativas desse tipo por cidadãos que buscam ocupar áreas inutilizadas da cidade de modo sustentável em diversos bairros. Atualmente, já são 13 hortas distribuídas pela cidade, sendo nove urbanas e quatro em escolas do município.

A participação da Prefeitura nesse processo envolve o recebimento dos pedidos de implantação das hortas (através do telefone 3611-3802), a avaliação técnicas da área onde os futuros canteiros serão instalados e reuniões com moradores para apresentação do projeto. Além disso, limpeza e roçagem do terreno, suporte para estruturação das leiras e doações das primeiras mudas também fazem parte da assistência prestada pela prefeitura.

De acordo com André Fraga, secretário da Secis, toda semana há pedidos para a criação de horta em algum bairro de Salvador. “Já temos cerca de 85 solicitações para serem avaliadas. Nem todas, infelizmente, são possíveis de serem atendidas por diversos motivos, seja técnico ou por falta de engajamento dos próprios moradores que fizeram a solicitação”.

Ainda segundo o secretário, o compromisso de cuidar diariamente da horta depois de entregue pela prefeitura é dos moradores solicitantes. “Essa é uma atividade que necessita de um grupo de pessoas comprometidas, todos os dias, com a manutenção da área plantada, senão o projeto não vinga. Foi nesse sentido também que criamos o guia, para mostrar o quanto é importante o envolvimento das pessoas e instruí-las tecnicamente na gestão da horta”.

Capelinha - A primeira horta comunitária do bairro de Capelinha de São Caetano será inaugurada neste sábado (18), às 10h, na Rua Padre Antônio Vieira. O pequeno espaço para cultivo de hortaliças terá três leiras de um metro e meio, além de três canteiros e três prateleiras suspensas. No local, serão plantadas verduras, legumes e temperos como rúcula, coentro, salsa, cebolinha, alface, pimenta e tomate cereja. Todos os alimentos colhidos serão destinados ao lar Fonte da Fraternidade, instituição localizada no próprio bairro onde a horta será implementada. A organização não tem fins lucrativos e, desde 2003, abriga pessoas com necessidades especiais.