0
0
0
s2sdefault

Além do plantio das mudas de árvores, as ações do projeto Suburbana Verde na Avenida Afrânio Peixoto avançam também na campanha de educação socioambiental, realizada junto à população. Uma equipe da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), liderada por um engenheiro ambiental, visitou o bairro do Lobato, segundo dos 12 trechos da iniciativa, na segunda-feira (16). A iniciativa visa agregar o apoio dos moradores à ação, assim como informar sobre os benefícios da arborização a ser realizada nos próximos oito meses. 

Ao longo dos 14 km da avenida e com investimento municipal de R$589 mil, serão plantadas 1,4 mil mudas nativas da Mata Atlântica, seguindo padrões técnicos descritos no Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador. O documento indica desde a escolha adequada da espécie e o porte de árvore até a abertura de canteiros onde as mudas serão plantadas e a composição dos insumos utilizados.

Para o coordenador da campanha, Fernando Barreto, o processo de arborização da via traz diversos benefícios para a cidade. “O processo de plantio das mudas na Avenida Suburbana é extremamente benéfico para a população, porque embeleza a via e ajuda a controlar a temperatura da região. Essa iniciativa é muito importante para a cidade”, explicou. 

Barreto reforça ainda a importância da educação socioambiental na região da Suburbana. “Durante a campanha, verificamos que muitas pessoas plantaram mudas de árvores que não se adequam a vias urbanas, como a amendoeira, que prejudica a limpeza do local, além de não ser a espécie adequada para a arborização de rua. Estamos alertando a população sobre a necessidade de plantar espécies nativas da Mata Atlântica”, destacou. 

De acordo com o titular da Secis, André Fraga, a participação popular no processo de arborização da Avenida Suburbana é decisiva. “Podemos dizer que o sucesso do plantio de árvores em áreas urbanas depende muito também da ajuda do cidadão. A Prefeitura faz a sua parte dando a condição para que o plantio ocorra. No entanto, no dia a dia, a atenção de quem mora perto de árvores recém-plantadas conta muito para que a muda se desenvolva e não seja vandalizada. Por isso, esse trabalho de conscientização com os moradores e comerciantes é fundamental para que eles entendam os benefícios de cada árvore plantada, além da importância do projeto para vida de cada um que mora e trabalha ao longo da avenida.” 

Adoção – Durante o processo do plantio, quem vive na região da Suburbana pode adotar árvores e colaborar para manter a cidade sustentável. A vendedora e moradora da região do Lobato, Divanil Santos, 64 anos, adotou as plantas e todos os dias colabora com a manutenção das mudas. “É algo muito importante, porque ajuda a preservar a natureza. Com essa plantação, a Suburbana vai ficar mais bonita. Toda manhã eu molho as plantas que eu adotei. Já estou fazendo a minha parte”, contou.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...