As crianças poderão ter um contato ainda mais próximo com um dos elementos culturais mais fortes de Salvador: a capoeira. A cartilha “Brincadeira de Capoeira” será lançada nesta quinta-feira (30), a partir das 18h30, na Casa do Benin, na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, com entrada franca. Na ocasião, acontecerá também uma roda de conversa com o tema “Patrimônio Cultural e Ludicidade”, além da distribuição das cartilhas aos mestres e lideres dos grupos de capoeira.

A publicação faz parte do projeto de Educação Patrimonial e conta com apoio da Prefeitura através do edital Capoeira Viva Salvador, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Já na segunda edição, a cartilha trata do universo da capoeira e proporciona atividades de natureza educativa de preservação e resgate das tradições. Através da compreensão sócio-histórica das referências culturais desse universo, pretende colaborar para a valorização e salvaguarda do bem cultural, voltada para o público infantil.

Ao todo, devem ser distribuídas 5 mil exemplares a grupos, associações, ONGs de capoeira e escolas municipais de Salvador. A pesquisa para elaboração da cartilha foi realizada por Franciane Simplicio (Bizonha), capoeirista e mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Dayse Simplício (Formiga), capoeirista e socióloga pela Unifacs.