0
0
0
s2sdefault

Motoristas de diversas categorias de transporte de Salvador ganharão um evento especial em homenagem ao Dia do Motorista, celebrado em todo o Brasil nesta terça-feira (25). A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), promove nesta quinta-feira (27) um ciclo de palestras com temáticas que envolvem assuntos relacionados ao trânsito. A atividade acontecerá de 8h às 11h30, no auditório do Sest Senat Salvador, na Avenida Manoel Dias da Silva, Pituba.

Empresas de ônibus foram mobilizadas a convidarem seus funcionários para participarem do encontro. A primeira palestra terá o tema “Empregabilidade e valorização do motorista profissional”, que será ministrada pelo instrutor Eduardo Menezes. Com o intuito de reforçar a conscientização dos condutores na hora de pegar no volante, a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, fará apresentação de estatísticas de acidentes de trânsito na cidade e de ações para redução dessas ocorrências.

Miriam adianta que nos últimos cinco anos, Salvador conseguiu reduzir em 45% o índice de mortes no trânsito. O resultado positivo se dá por uma série de medidas preventivas executadas pelo município, a exemplo de investimentos na área de educação para o trânsito com formação e cursos para motoristas; campanhas em empresas e em escolas públicas e particulares; tratamento de pontos críticos de engenharia de tráfego; e investimento de fiscalização eletrônica.

A última palestra ficará a cargo do diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira, que abordará o tema “A saúde do condutor”. “Acidente de trânsito é a segunda causa de morte não natural evitável na população. Mais de 90% dos acidentes têm o envolvimento do fator humano. Por isso vou citar estresse, sono ao volante, importância do uso do cinto de segurança e de redução de velocidade”, explica o médico. Para Meira, ações da Prefeitura nos últimos anos foram cruciais para diminuir acidentes e mortes nas vias. “Várias ações tomadas pela Transalvador são louváveis, como exemplos o aumento da fiscalização por meio da Lei Seca e de implantação de radares nas vias. A requalificação da Barra, onde carros, motos e pedestres compartilham o mesmo espaço de forma segura é a realização de uma perspectiva da Medicina de Tráfego”, elogia. 

Ao final do ciclo de palestras, os motoristas terão a oportunidade de participar de sorteios de brindes. 

Programação - Homenagem ao Motorista

8h – Abertura

8:30h – Palestra: “Empregabilidade e valorização do motorista profissional” – Palestrante: Eduardo Menezes – Instrutor do Sest Senat

9:30h – Apresentação da Estatística de Acidentes de Trânsito em Salvador e Ações para sua Redução – Palestrante: Mirian Bastos - Gerente de Educação Para o Trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador - Transalvador

10h – Palestra: “A Saúde do Condutor” – Palestrante: Dr. Antônio Meira – Diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet

11h – Encerramento – distribuição de brindes

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...