A Ouvidoria Geral do Município de Salvador (OGM), em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs), promove o encontro “Ouvidoria: Instrumento de Gestão Pública” nesta terça-feira (25), a partir das 8h. O encontro terá entrada gratuita e acontecerá na Unicas, na Avenida Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores. O objetivo do evento é integrar a nova rede de ouvidores do município com novos parceiros de outras cidades, fortalecendo o canal de comunicação com o cidadão. O evento que será destinado a ouvidores, gestores públicos em geral e estudantes, terá como palestrantes o ouvidor-geral de Salvador, Humberto Viana; o ex-ouvidor da Unifacs, Eliezer Cruz e o Professor Doutor Carlos Costa Gomes, coordenador do mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas da Unifacs.

Para Humberto Viana, a atuação do órgão consolida a importância da Ouvidoria no auxílio à gestão para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, além de garantir ao cidadão a defesa dos próprios direitos. Ele ainda ressalta o perfil do órgão como empreendedor no desenvolvimento de novos programas e ações, sendo uma importante ferramenta de aproximação da Prefeitura com os cidadãos. “Entretanto, nada disso funcionaria se não tivéssemos uma equipe comprometida, o apoio dos gestores municipais e a valorização do seu trabalho pelo prefeito e a prefeitura”, afirma o gestor.

O encontro faz parte da primeira edição de um programa chamado “Encontros” criado pela OGM, e tem como objetivo fortalecer o trabalho e a importância da ouvidoria, sendo também uma forma de comemorar o Dia do Ouvidor, celebrado no dia 16 de março. O ouvidor-geral de Salvador, Humberto Viana diz ainda que pretende expandir a parceria desse evento com outras faculdades de Salvador. “Discutiremos assuntos como o papel das ouvidorias como importante mecanismo de escuta do cidadão, assim como no engajamento da esfera pública quanto à facilitação, eficácia na solicitação e encaminhamento de informações, documentos e resoluções, obtendo os melhores resultados possíveis das ações”.