Parceria com CDL possibilitará atrações culturais gratuitas, iluminação e impulso ao comércio de rua e ao turismo.

No próximo dia 3, quando será ligada a iluminação decorativa na cidade, Salvador dará o pontapé para uma programação especial de Natal que envolverá também atrações culturais e incentivo ao comércio de rua e ao turismo, principalmente nesse período de crise que afeta todo o país. Com o tema “Salvador, Cidade Natal do Brasil”, a série de ações foi divulgada pelo prefeito ACM Neto na manhã desta segunda-feira (23), em coletiva no Palácio Thomé de Souza. A programação foi desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

Para o prefeito ACM Neto, este é o maior investimento que a Prefeitura realiza no Natal em Salvador. “Por um lado, estamos praticamente triplicando a iluminação natalina, de 825 peças no ano passado para 2,3 mil em 2015, levando também a ação a diversos bairros da cidade. Por outro, com essa parceria com a CDL, estamos procurando estimular o comércio exatamente em um momento de crise. Consideramos fundamental a Prefeitura estar do lado do comércio, principalmente o de rua, garantindo assim mais empregos que devem ser criados nesse período. Vamos ter as promoções promovidas pela CDL, as apresentações culturais, as atrações artísticas, enfim, uma série de agendas para fazer com que Salvador seja a capital do Natal no Brasil”, avaliou.

De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, a iluminação em LED de Natal conta com aproximadamente 2.300 lâmpadas e investimento de R$ 3,5 milhões. As instalações já começaram e vão contemplar 38 pontos da cidade, numa ação da Semop. As áreas que receberão a iluminação especial são o Campo Grande; Avenida 7 de Setembro; Rua Forte de São Pedro; Sulacap; Casa de  Itália; Praça Castro Alves; Rua da Misericórdia; Rua Chile; Câmara Municipal; Prefeitura; Praça da Piedade; Relógio de São Pedro; Lapinha; Baixa dos Sapateiros, Barra; Avenida Centenário; Dique do Tororó; Praça Orugan; Avenida Garibaldi; Bonfim; Rua Direta do Uruguai; Largo de Roma; Largo da Boa Viagem; Praça Dodô e Osmar; Praça Irmã Dulce; Orla da Ribeira e Caminho de Areia, Cajazeiras; Mussurunga; Baixa do Fiscal; Lobato; Plataforma; Terezinha; Periperi; Paripe; Ilha de Maré (Botelho, Santana e Praia Grande) e Paramana (Bom Jesus).

Programação cultural – O presidente da Saltur, Isaac Edington, detalhou a programação que inclui toda uma ornamentação especial para fazer referência ao período natalino. Ainda no dia 3, a Praça da Sé receberá um grande presépio, que ficará em exposição no local até 5 de janeiro. Além do presépio na Praça da Sé, um cenário natalino será montado e ficará na Praça Municipal entre 12 e 23 de dezembro. No local, serão realizadas inúmeras apresentações musicais ao longo desse período.

Além disso, vão ser montados uma Casa de Papai Noel, um presépio e uma árvore natalina, com cerca de 15 metros de altura. O Papai Noel estará na praça durante este período das 14h às 20h. A inauguração dessas atividades e a chegada do Papai Noel irá acontecer no dia 11 de dezembro, às 19h. No mesmo dia 11 de dezembro, uma parada de Natal será realizada com um lindo desfile, que contará com dez alas e 400 participantes, além de um coral itinerante. Os participantes serão alunos de escolas públicas e de diversas associações da cidade. A parada acontece às 18h, com saída da Praça da Sé e finalização na Praça Municipal.

Ainda no dia 11, às 19h, no Largo do Terreiro de Jesus, será realizado o “Show Natalino de Salvador”. Será um grande concerto vocal e instrumental realizado pelo Madrigal e Camareta da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O Madrigal da Ufba é reconhecido como um dos melhores grupos vocais do Brasil. O espetáculo contará ainda com a participação do Grupo Sygnum Magnum, dedicado ao canto gregoriano. Todo o repertório da apresentação será com foco na temática sacro-natalina.

Estão programados ainda concertos de natal em algumas praças da cidade, do dia 17 a 23 de dezembro. A Praça Irmã Dulce, em Roma, terá apresentação no dia 23. E no Largo do Farol da Barra a magia do natal vai acontecer através da música nos dias 19 e 20. Serão realizados concertos também na Praça Municipal entre os dias 12 e 23 de dezembro. Todas as apresentações irão começar por volta das 18h. A missa de celebração do Natal será comandada por D. Murilo Kriger no dia 25 de dezembro, a partir das 18h, também no Largo do Terreiro de Jesus.

Estímulo - Na coletiva, a CDL apresentou a campanha "Salvador Natal de Luz e Prêmios 2015", que vai movimentar os mais de seis mil pontos do comércio soteropolitano nesse importante período do ano. A iniciativa será realizada entre os dias 12 e 31 de dezembro e, a cada R$50 em compras por meio das máquinas de cartão de crédito da empresa Rede, o consumidor deverá se dirigir a um dos postos de troca para receber o cupom e concorrer a prêmios. O sorteio acontecerá no dia 6 de janeiro, na Praça da Piedade.

“Estamos com uma expectativa de movimentação em torno de R$700 milhões que, nos dias de hoje, representa um volume muito importante. Agradeço a parceria com a Prefeitura na realização dessa campanha de estímulo ao comércio e ao entretenimento na cidade. Acredito que este seja o embrião de mais um evento de promoção turística que poderá entrar para o calendário de eventos na cidade”, salientou o presidente da CDL, Frutos Dias Filho.