O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv), Lauro Alves da Matta Júnior, se posicionou nesta segunda-feira (20) a favor da requalificação promovida pela Prefeitura no bairro, que será a maior intervenção urbanística já feita na região. Segundo Matta Júnior, as vozes contrárias às reformas possuem motivação política e não refletem o desejo da maioria.

"Estamos a um ano das eleições municipais e essas pessoas tentam de qualquer forma desestabilizar a atual gestão. Os verdadeiros moradores do Rio Vermelho já abraçaram o projeto de requalificação. É algo que vem sendo discutido há três anos. Não há novidades. Agora que a Prefeitura está tocando o projeto, iniciando as obras, este pessoal chega para contestar? Isto não é bom para o bairro, que não tinha suas demandas atendidas há mais de 20 anos, sendo sempre negligenciado pelos gestores municipais. Quem realmente ama o Rio Vermelho é a favor da requalificação", diz o presidente da Amarv.

De acordo com Lauro Alves, toda a reforma foi discutida em diversas reuniões entre moradores, comerciantes e representantes do poder municipal. "Pedimos à Prefeitura que nos desse essa oportunidade de fazer sugestões ao projeto. Reunimos dois arquitetos residentes no bairro e trabalhamos em cima da sugestão apresentada. O projeto original foi analisado e, após meses de estudo, o devolvemos à Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) acrescido de nossa proposta, que foi plenamente aceita pelo poder público".

Ontem (19), a Amarv divulgou uma carta aberta na qual reafirma o apoio ao projeto de requalificação do bairro e critica as manifestações de um pequeno grupo de pessoas que quer impedir o andamento das obras. Assinada pelo presidente Lauro Alves, a carta lembra as inúmeras reuniões promovidas pela Prefeitura para debater o projeto, que é de amplo conhecimento da comunidade. "Em virtude do exposto, não podemos chegar a outra conclusão, que não o cunho político de movimentos contrários ao projeto de requalificação alegando desconhecer algo que foi amplamente discutido e divulgado, com o projeto detalhado entregue às diversas entidades e distorcendo a verdade", diz trecho do texto.

Alterações - Parte do projeto de requalificação das orlas de Salvador, que vem ocorrendo desde o início desta gestão, a reforma do Rio Vermelho prevê melhorias em toda a região, sendo que a Prefeitura se comprometeu a manter e respeitar as características que fazem deste um dos bairros mais tradicionais e boêmios da capital baiana. Os trechos da orla que integram a requalificação partem da Praia da Paciência, passando pelo Largo da Mariquita até a entrada da Fonte do Boi. As intervenções serão percebidas ainda nas ruas João Gomes, Almerinda Dutra, Borges dos Reis, Guedes Cabral, além das praças Brigadeiro Faria e Colombo, trecho da Avenida Oceânica e do Largo de Santana.