Por trás de cada pessoa em situação de rua há um motivo diferente para a condição de vulnerabilidade em que se encontra. Um desses motivos pode ser a falta de dinheiro para retornar para a sua cidade e estado de origem. Para ajudar essas pessoas, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) disponibiliza o auxílio viagem, uma modalidade de provisão de caráter temporário, de modo a garantir ao cidadão e às famílias condições dignas de retorno aos seus lares.

Esse ano, 15 auxílios viagem já foram concedidos, com um montante investido de quase R$8 mil. No ano passado foram concedidos 31 auxílios do tipo, resultando em um investimento de R$9,2 mil. O acesso ao auxílio se dá por meio dos serviços e atendimentos prestados pela Sempre, a exemplo da abordagem social, do atendimento nos Centros POP e no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar).

Benefício social – Uma das pessoas beneficiadas pelo auxílio viagem esse ano foi Reginaldo Marco Lorenzetti, de 46 anos, acolhido no mês de fevereiro na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Aspec Pituaçu. Ele contou que é paulista e que vem à Bahia desde a adolescência, para trabalhar de forma sazonal em colheitas de cacau, em Ilhéus. De lá, veio a Salvador de carona após não conseguir arcar com a passagem para a cidade de origem.

A partir dos atendimentos psicossociais realizados na UAI de Pituaçu, Reginaldo conseguiu regularizar alguns documentos civis, como CPF e Carteira de Trabalho Digital, e foi incluído em programas socioassistenciais, além de ter recebido o auxílio viagem, que possibilitou a ida dele para Brasília, onde tinha uma previsão de oportunidade de emprego.

“O auxílio viagem é mais um benefício social prestado pela Sempre para aquelas pessoas ou famílias oriundas do interior ou de outros estados, que vêm aqui em busca de uma nova oportunidade e que, no entanto, ficam frustradas. Pensando nisso, através desse auxílio, a Prefeitura disponibiliza passagem em dinheiro ou em bilhete para que possam retornar à origem do seu seio familiar, evitando assim que fiquem em situação de rua”, afirma Kiki Bispo, titular da Sempre.