O engenheiro civil Sidclei Teixeira, 42 anos, finalmente vai poder realizar o desejo de participar pela primeira vez da Maratona Cidade de Salvador, que acontecerá neste domingo (23). Por ter tido um compromisso inadiável bem no dia do evento que ocorreu no ano passado, prometeu se planejar para esta segunda edição. Nesta quinta (20), ele foi um dos primeiros a pegar o kit de acessórios para a corrida, que começou a ser distribuído numa loja personalizada montada no Shopping Barra.

A unidade está instalada no piso L3, próximo à Zara, e funcionará até sábado (22), das 9h às 22h. Para a entrega do kit, é necessário apresentar uma identificação oficial com foto. Em caso da entrega do material a terceiros, este precisará estar com uma cópia da identificação oficial com foto do corredor e procuração em mãos.

O kit é composto pela camisa oficial da competição e o número de peito, com chip para cronometragem confeccionado em material à prova d'água e resistente ao manuseio. Além disso, sacola, garrafa de água e viseira compõem os itens que serão entregues aos inscritos.

Ansiedade – Após pegar o conjunto, Sidclei disse estar ansioso para correr os 21k da Maratona Salvador. “Imaginava percorrer os 42k, só que em janeiro acabei quebrando o pé no treino. Quando decidi participar do evento, restavam dois meses apenas. Como achei o tempo curto para preparação, preferi pela meia maratona”, disse ele, que tem o hábito de correr três vezes na semana. “Minha motivação não é chegar primeiro, mas completar e melhorar no tempo.”

O casal Thiago Seixas, 35 anos, e Mainara Souza, 28 anos, também compareceu pela manhã para garantir o kit. “Decidi participar da Maratona Salvador porque amo esporte. Faz bem para saúde e para mente”, disse ele, que correu 21k na edição de 2017. Para acompanhar a noiva que vai estrear no evento, desta vez, se preparou para ir os 10k. “A expectativa é concluir a prova e chegar bem. A preparação foi intensa”, disse Mainara.

Percursos – Cinco mil atletas, da capital e de várias partes do Brasil, participam da competição. Aqueles que vão correr na Maratona e a Meia Maratona largam às 5h30, do Farol da Barra. Os percursos para ambas as modalidades foram modificados, em relação ao ano anterior.

Para a Meia Maratona, após a largada do Farol, os atletas seguirão pela Avenida Centenário, passando pela Avenida Anita Garibaldi, pela Avenida ACM, retornando no Jardim dos Namorados e seguindo pela orla em direção ao Farol da Barra. O percurso da Maratona seguirá também pelas Avenidas Centenário, Anita Garibaldi e ACM, porém com retorno em Piatã, que seguirá também em direção ao Farol da Barra através da orla.

Já os atletas que competem nas modalidades 5k e 10k mantêm os percursos. Com saída do Farol da Barra, os corredores seguem pela orla com retornos na Praça Eliana Kertész, em Ondina, e no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, respectivamente.

Premiação – Os maratonistas que ficarem em primeiro lugar na categoria geral masculina e feminina levam para casa R$22 mil; a segunda colocação fica com R$11 mil; a terceira, R$9 mil; e a quarta e quinta posições, R$7 mil e R$5 mil, respectivamente. Para os que competem na Meia Maratona, os prêmios são de R$8,5 mil para o 1° lugar; R$5,5 mil para o 2°; R$3,5 mil para o 3°; R$2,5 mil para 4°; e R$1,5 mil para o 5°. Para o 1° lugar feminino e masculino dos 5k e 10k, o prêmio em dinheiro será de R$1 mil.

A Maratona Cidade de Salvador é uma realização da Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e da Federação Baiana de Atletismo (FBA). O evento conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Shopping Barra.