Defender, passar, tocar, cortar ou sacar bem a bola de couro, sempre acima da rede e dentro das linhas adversárias, na quadra de voleibol, são conceitos que serão ensinados a crianças com idades entre 8 e 12 anos que integram o complexo educacional Subúrbio 360, no bairro de Coutos, neste fim de semana. Cerca de 200 crianças serão apresentadas à modalidade neste sábado (5), quando, entre 8h e 12h, acontece o 1º Festival de Minivôlei, que tem, entre outras missões, introduzir o aprendizado das regras e fundamentos básicos do esporte para estes jovens.

"Nossa principal missão é despertar o interesse destes jovens pelo esporte, que já é o segundo mais praticado no país. Apesar desta colocação no ranking nacional, a prática do voleibol ainda é pouco praticada nos espaços públicos da capital baiana, que é praticamente dominado pelo futebol e pelo futsal. Além disso, para o corpo docente do Subúrbio 360, existe também o desafio de apresentar um novo esporte a crianças de comunidades carentes, que tem poucas opções de lazer e passarão a contar com mais esta possibilidade", destaca Celma Vitória, gestora da unidade de ensino.

Festival - O festival será voltado para crianças da comunidade. Das 8h às 10h, serão atendidas crianças com idades entre 10 anos. Já das 8h às 12h, será a vez de acompanhar meninos e meninas que tenham entre 11 e 12 anos de idade.
Quatro professores e 20 voluntários auxiliarão no andamento do festival. Doze quadras serão armadas dentro dos dois ginásios esportivos do Subúrbio 360.

"Qualquer criança pode participar do festival, mesmo que nunca tenha tido qualquer contato com o vôlei ou outra atividade física. Pode vir de tênis, sandália ou até descalço. O que vai contar aqui é a vontade de jogar”, enfatiza o professor Carlos Paranhos, que ministra aulas de educação física e de vôlei no Subúrbio 360 e coordena a ação.

Subúrbio 360 - O Subúrbio 360 é um complexo educacional multiuso inaugurado no final de janeiro pela Prefeitura de Salvador. O espaço fica localizado na Rua da Paz, no bairro de Coutos, Subúrbio Ferroviário, e comporta, num mesmo espaço, acesso à iniciação esportiva, desenvolvimento e apreciação cultural, educação regular, artes, dança e até cursos profissionalizantes para os familiares.