Uma das maiores competições esportivas do mundo, a Global Challenge Family, realiza a sua mais nova edição em Salvador. Com data marcada, as provas acontecem nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, no bairro de Itapuã. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel) e da Federação Baiana de Triathlon (FebaTri), foi lançado nesta terça-feira (19), em evento realizado na sede da Semtel. O lançamento contou com a presença de atletas, imprensa e do coordenador do Challenge no Brasil, Fernando Café, além do presidente da Febatri, Walter Kraus, e os representantes do poder público municipal, Isaac Edington e Adriano Motta Gallo.

A rede global de provas de Triathlon, Challenge Family, realiza competições nos quatro continentes, somando 22 países e participação de mais de 75 mil atletas. No Brasil, a marca atua há três anos e chega a Salvador trazendo suas tradicionais provas de triatlon e de corrida de rua. A expectativa é que a prova soteropolitana some cerca de mil atletas, com participantes de pelo menos dez diferentes países, entre eles atletas da Itália, EUA, Alemanha e Argentina, com uma série de competições que englobam provas para todas as idades.

A principal prova da competição, a Half, tem percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k corrida. Para envolver toda a família a marca mundial traz outras provas para a cidade: a Challenge Sprint Distance - com 750m de natação, 10k de ciclismo e 5k de corrida, que podem ser feitas por homens e mulheres acima de 18 anos; além do Challenge Júnior, que tem três categorias com distâncias variáveis conforme a idade da criança; e ainda o Challenge ForAll, com corridas de rua, nas modalidades 5k e 10k.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a atração de eventos esportivos do porte da Challenge é essencial para o fortalecimento de Salvador como referência em realizações de grandes competições. “Temos, internamente, um grande potencial de consumidor quando o assunto é esporte. Temos um ambiente propício para a prática de diversas modalidades, que vão desde os esportes de rua, passando pelos náuticos e até os mais radicais. O evento chega em um ótimo momento”, ressalta o gestor.

“O Challenge é uma das competições mais tradicionais do mundo, e agora Salvador entra no calendário global da marca. Receber esse evento faz parte da nossa estratégia de fortalecer nosso posicionamento de importante destino de turismo esportivo do país”, completa o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Para o presidente da Febatri, Walter Kraus, essa é uma grande conquista e um sonho realizado para os centenas de triatletas da cidade. “O Challenge é um verdadeiro Festival, muito mais do que uma competição. O evento é uma contemplação ao esporte que pode ser acompanhada por toda família”, destaca o presidente da Federação.

Segundo o secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Adriano Motta Gallo, associar os eventos esportivos à atração de turismo e ao desenvolvimento econômico e social da cidade é um dos grandes objetivos da gestão. “Sabemos que Salvador é uma cidade sem igual no quesito natural e cultural, mas ainda temos uma grande capacidade de realização de grandes competições esportivas com potencial de ampliar ainda mais a movimentação turística da cidade”, argumenta.

De acordo com o coordenador do Challenge Brasil, Fernando Café, o evento chega a Salvador para mostrar que esporte e carnaval são irmãos gêmeos. “Quem aguenta a maratona do carnaval, certeza que tem o gene do triatlo”, ressalta Fernando. O Challenge tem mais de quarenta provas em todo o mundo. No Brasil, são quatro: Cerrado (Brasília - Abril), Florianópolis (Jurerê Internacional – 2/12), Itaipu (Foz do Iguaçu 1/9) e a mais nova delas, a ForAll, em Salvador (outubro).

A organização e planejamento para o evento já começou e promete agradar ao público que vier participar da competição. “Salvador tem plenas condições de receber o evento com toda competência e organização que exige uma competição como essa. Temos expertise em realizações dessa magnitude e somos reconhecidos mundialmente por isso, a exemplo do Carnaval, da Copa do Mundo, entre outros. Tenho certeza que será um dos mais bem organizados Challenges do Mundo”, afirma o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

As inscrições para o Challenge Salvador são limitadas e devem ser realizadas no site www.blueticket.com.br, a partir desta quarta-feira (20), às 17h.