Em comemoração aos 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Bonocô realizou um aulão de boxe com o ex-pugilista Reginaldo Holyfield. Cerca de 100 crianças de escolas municipais do bairro de Brotas e adjacências, algumas acompanhadas dos pais, participaram do esporte e de aulas de música e dança. O público também contou com serviços de saúde e empregabilidade.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). “Estamos sempre atentos e desenvolvemos projetos de inclusão social voltados para a criança e adolescente de Salvador, como forma de levar oportunidades, qualidade de vida e um novo futuro, combatendo também o trabalho infantil”, afirmou o titular da Semtel, Geraldo Júnior.

Para Holyfield, foi um privilégio levar ensinamentos do esporte para crianças e adolescentes como atividade complementar ao ensino formal. “Eu fiz esporte a minha vida toda e nunca tive essa oportunidade de estar em um ambiente escolar para falar sobre o boxe. O esporte faz do homem um grande atleta. Melhora a saúde, reduz a violência, por isso é muito importante trazer para a sala de aula. Eu que já representei o Brasil e a Bahia com a primeira medalha de ouro, me sinto feliz”, disse.

A ação também contou com o apoio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Adolescentes presentes receberam orientação sobre como se comportar numa entrevista de emprego, como preparar currículo e como ser um bom profissional. Além disso, interessados em uma vaga de estágio ou emprego, puderam consultar ofertas, de acordo com o perfil, e se candidatar.

Profissionais de saúde prestaram orientação sexual, nutricional e de cuidados bucais. Para a coordenadora do Creas, Dorane Bezerra, as ações fortalecem a região, com informações e atividades úteis para o dia a dia. “O mote dessa campanha é Criança Presente, que nos leva a refletir sobre o que estamos fazendo para as crianças agora. Aqui é um circuito. O público passa por diversos serviços, e em cada um deles, o Estatuto da Criança e Adolescente é discutido. A ação é importante, pois também inclui a família”, ressaltou.